sexta-feira, outubro 19, 2007

Eis que estamos na rede das universidades da Macaronésia



Três dias após a citada mesa-redonda "das" universidades (públicas) da Macaronésia, eis que assinamos um importante protocolo com a Universidade da Madeira, que ir-nos-á permitir um intercâmbio de experiências, docentes e discentes propulsor de uma real política de internacionalização do saber e do funcionamento articulado de instituições que pautam por valores elevados de dignidade, cidadania e espírito empreendedor.

O protocolo foi assinado em ambiente de grande carga simbólica, onde se reuniram à volta da mesa, não só os signatários, como também os directores das Unidades Académicas e as Directoras de serviços ligados à Administração. Para este ambiente de união foram igualmente convidados os membros do Conselho Científico e docentes envolvidos em programas de investigação de interesse para ambas as universidades.

O Reitor da Universidade da Madeira, Professor Pedro T. Pereira, delegou poderes na figura do Doutor Rui Carita, Professor Catedrático e Vice-reitor dessa prestigiada Universidade, para assinar o referido protocolo. Este catedrático, na habitual alocução proferida por ocasiões desta natureza, fez uma autêntica oração de sapiência que nos deleitou a todos. Recomendo a consulta do site Arquipélagos, que é gerido pela Universidade da Madeira e versa sobre assuntos da especialidade do nosso ilustre convidado.

Sem comentários: