sexta-feira, outubro 26, 2007

Empreendedorismo brasileiro de mãos dadas com o CDE



Tivemos o prazer de ter entre nós a gerente da Incubadora Afro Brasileira, a Dr.ª Ariléa Duarte ( na foto, a contar da esquerda ) e a gerente da Incubadora de Empreendimentos Populares, Drª Márcia Ferreira (na foto, a contar da direita), para apresentarem comunicações sobre o tema em apreço.

Esta iniciativa foi do nosso Centro de Desenvolvimento Empresarial. A Incubadora Afro Brasileira é uma incubadora de negócios focada no desenvolvimento de iniciativas de profissionais e empreendedores afro-brasileiros. Recentemente o modelo por eles adoptado, chamou a atenção de outros países, entre os quais Cabo Verde. É assim que foram estabelecidos contactos e as relações vão muito avançadas com o nosso Governo e com vários parceiros nacionais, públicos e privados (como a UniPiaget). A IAB lançou recentemente a revista "bons negócios" tendo seu primeiro número eleito Cabo Verde como temática principal.

sexta-feira, outubro 19, 2007

Eis que estamos na rede das universidades da Macaronésia



Três dias após a citada mesa-redonda "das" universidades (públicas) da Macaronésia, eis que assinamos um importante protocolo com a Universidade da Madeira, que ir-nos-á permitir um intercâmbio de experiências, docentes e discentes propulsor de uma real política de internacionalização do saber e do funcionamento articulado de instituições que pautam por valores elevados de dignidade, cidadania e espírito empreendedor.

O protocolo foi assinado em ambiente de grande carga simbólica, onde se reuniram à volta da mesa, não só os signatários, como também os directores das Unidades Académicas e as Directoras de serviços ligados à Administração. Para este ambiente de união foram igualmente convidados os membros do Conselho Científico e docentes envolvidos em programas de investigação de interesse para ambas as universidades.

O Reitor da Universidade da Madeira, Professor Pedro T. Pereira, delegou poderes na figura do Doutor Rui Carita, Professor Catedrático e Vice-reitor dessa prestigiada Universidade, para assinar o referido protocolo. Este catedrático, na habitual alocução proferida por ocasiões desta natureza, fez uma autêntica oração de sapiência que nos deleitou a todos. Recomendo a consulta do site Arquipélagos, que é gerido pela Universidade da Madeira e versa sobre assuntos da especialidade do nosso ilustre convidado.

terça-feira, outubro 16, 2007

Mesa-redonda dos Reitores "das" Universidades da Macaronésia

A Universidade (Pública) de Cabo Verde inaugura as suas actividades lectivas neste ano de 2007/2008. Para tal, põe de pé um notável programa de actividades bastante interessante, rico de eventos, aulas-magnas, mesas redondas, assinatura de protocolos, discursos de eminentes personalidades, etc. Muitos foram os convidados a participar nesses actos.

Nós fomos convidados a assistir a alguns deles e é assim que tive o ensejo de estar presente no Acto central de Abertura do Ano Lectivo, que se desenrolou no dia 15 de Outubro no auditório da reitoria da UniCV.

Embora sejamos também uma universidade da Macaronésia, apenas recebemos um convite para assistir à "Abertura da Mesa-Redonda dos Reitores das Universidades da Macaronésia". Naturalmente a nossa participação não estava no intuito dos organizadores da tal mesa-redonda, pois o meu homólogo António Leão, Reitor da UniCV, prudentemente me chamou à parte antes do início da "mesa-redonda", para elucidar que a sessão era em dois tempos: um público e outro a portas fechadas, devendo eu me retirar aquando da saída da Ministra.

Tranquilizei-o, pois eu estava consciente que o convite era para a "Abertura" e não para a mesa-redonda que erradamente foi anunciada como sendo "das" universidades da Macaronésia e não "de" universidades da Macaronésia. Realmente a tal "mesa-redonda" era, como me esclareceu o Reitor, uma sessão de trabalhos para a redacção de um comunicado conjunto.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Dinamizadores do Desenvolvimento Empresarial


A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde em parceria com a Mba Business School das Canárias e com o Centro Internacional de Formação da OIT, organizam e ministram de 15 a 19 de Outubro, um curso de 25 horas destinado a formar Dinamizadores do Desenvolvimento Empresarial.

Este curso conta ainda com a participação da Associação das Mulheres Empresárias de Cabo Verde, do Governo das Canárias e da Cooperação Canária.

Foi pois com muito agrado que, na qualidade de Reitor da Unipiaget, fui chamado a presidir o acto de abertura deste tão importante curso que visa nomeadamente contribuir para o estabelecimento de um sistema de dinamizadores em Desenvolvimento Empresarial, para Micro e Pequenas empresas, que responda, eficazmente às necessidades, requisitos e procura desse importante sector empresarial, no contexto dos actuais mercados nacionais e internacionais.

Cativante palestra a do Professor Nilton Rocha



Como se tinha previsto, foi extraordinária a palestra do Professor Nilton Rocha. Para os estudantes do nosso curso de Ciências da Comunicação foi de veras uma experiência inesquecível. A audiência não se cansou de fazer pertinentes perguntas, tendo obtido respostas galvanizadoras de novas intervenções. Era notória a satisfação dos presentes que após duas horas do início da palestra ainda queriam saber mais sobre a matéria.

Devemos saudar a Rádio Comunitária Voz de Santa Cruz, por querer partilhar connosco a experiência deste Professor, em missão de expertise no nosso país. No dia 20 de Outubro esta rádio terá as suas emissões ouvidas em todo o Mundo via Web.

Não podemos deixar de igualmente salientar o empenho colocado pelo nosso Pró-reitor para o Desenvolvimento Científico e Académico, bem como pelo Presidente do Conselho Científico, para que este evento pudesse ter lugar com o brilho que teve.

sábado, outubro 13, 2007

O futuro risonho da cooperação com o Brasil

Foi com muito gosto que recebemos Maria Dulce Silva Barros, Embaixadora do Brasil em Cabo Verde, para uma reunião de trabalho perspectivando o incremento da cooperação brasileira com a nossa universidade.

Em breve iremos em conjunto por de pé um seminário de capital importância no domínio das TIC e de oportunidades de negócio com o Brasil. Serão oradores conhecidas personalidades cabo-verdianas, Professores e empresários brasileiros. Voltaremos em breve com mais pormenores.

Entretanto, no dia 15 de Outubro, o Professor Doutor Nilton Rocha da Universidade Federal de Goiás, irá apresentar no auditório da UniPiaget, uma comunicação seguida de debate subordinada ao tema: "Rádios Comunitárias e Cidadania Planetária".

O evento é promovido conjuntamente pela Reitoria da UniPiaget e pela rádio comunitária
"Voz de Santa Cruz".

segunda-feira, outubro 08, 2007

Moita Flores na UniPiaget logo no início de seu programa de visita a Cabo Verde

Mais uma vez nos sentimos honrados com a inclusão da nossa Universidade no programa de visitas de ilustres personalidades ao nosso país. Isto deveu-se ao empenho do Dr. Laurentino Neves, director do Centro Cultural Português.

Desta vez tivemos o privilégio de receber Francisco Moita Flores cujo anúncio de sua estadia foi apresentado pelo líder da informação em Cabo Verde, o Liberal Online, nestes termos:
"Francisco Moita Flores vai estar em Cabo Verde, entre os dias 8 e 12 de Outubro. Vem a convite do Centro Cultural Português – Instituto Camões para a realização de um programa a ter lugar na Praia e no Mindelo. Presidente da Câmara Municipal de Santarém, investigador e escritor, Moita Flores é presença habitual nos ecrãs das televisões portuguesas: esteve ligado à investigação criminal em Portugal, área na qual é especialista e docente universitário. Nos últimos anos, associou esta actividade à escrita nos domínios da ficção literária e da escrita de argumentos para televisão e cinema, sendo considerado um dos melhores argumentistas portugueses da actualidade, sobretudo na área da ficção histórica, de que é exemplo a série “A Ferreirinha”, recentemente exibida."
Às 16h, o Professor Moita Flores fez, no auditório da UniPiaget, uma brilhante comunicação aos docentes e alunos, sobre "A ficção e a realidade na Televisão". Isto teve lugar logo após a sessão de boas-vindas aos alunos do 1º ano (tratava-se do nosso 1º dia de aulas em 2007/2008).

Moita Flores deu-nos a honra de assinar o Livro de Ouro da Universidade e ainda encontrou uns minutos na sua pesada agenda para fazer uma visita guiada pela UniPiaget, a qual segundo as suas amáveis palavras, lhe surpreendeu pela positiva, tendo nos felicitado e encorajado várias vezes.

sexta-feira, outubro 05, 2007

A NIVERSA que não versa

Aquando do V aniversário da nossa universidade, devia sair o volume zero de uma nova colecção das Edições Piaget dedicada a obras e trabalhos de investigação produzidos em Cabo Verde e em particular na UniPiaget.

Eis dois extractos da nota prévia esboçada pela então reitora da UniPiaget, que apresentavam a tal colecção intitulada NIVERSA:
"A Colecção Niversa vai buscar o seu nome ao termo niversitis derivado de niversum que, na Idade Média, no mundo da Educação, foi aplicado às corporações de professores e estudantes que se constituíram nos antepassados das universidades hodiernas."
"... os órgãos directivos da Universidade Jean Piaget, no final do seu quinto ano de actividade, sentem que chegou o momento de patentear o que se tem vindo a fazer no âmbito do Ensino, da Investigação e da Extensão, as três dimensões em que a sua actuação se exerce. Importa, pois, dar a conhecer o que se faz, porque se faz, como se faz e com que propósito se faz."
Foi assim que: David Lamas, Estela Lamas e Marco Lamas, bem como Jorge Brito, Adriana Carvalho e Luís Filipe Tavares, contribuíram com artigos que iriam dar uma visão do passado e do futuro da Unipiaget pois:
"O volume 0 da Colecção Niversa reunirá diversas visões da UniPiaget – a primeira será a do Presidente da Direcção do IP e as restantes dos diversos membros dos órgãos directivos – a Administração e a Reitoria, tendo em conta a sua implicação na instituição e a sua visão do que é a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde"
Porém, por razões várias, a colecção ainda não viu o seu nº zero publicado.

Devido às recentes mudanças na UniPiaget, penso que a probabilidade de vermos esse nº zero se torna cada vez mais próxima do zero! Outro nº zero, certamente vê-lo-emos!

Além disso e na minha opinião, as águas cristalinas em que navegamos tornam alguns dos artigos propostos para o Niversa, descabidos, inoportunos e de credibilidade contestável.

Sendo assim, sinto-me com legitimidade suficiente para divulgar o artigo que escrevi para o Niversa.

Acho que é importante fazê-lo, pois o mesmo descreve o papel que tive a felicidade de desempenhar para que pudéssemos ter hoje uma universidade transdisciplinar em Cabo Verde: a UniPiaget-CV. Julgo que esse artigo é igualmente um contributo importante para a História do Ensino Superior em Cabo Verde.

O título desse artigo é :

A TRANSDISCIPLINARIDADE CABO-VERDIANA, CAUSA E SEQUÊNCIA DA UNIPIAGET CV - Como pude de uma pulga enveredar por um grandioso desígnio

Fazendo um "clique" no citado título, acharão o resumo do mesmo e um link para fazer baixar o documento completo.