quarta-feira, janeiro 09, 2008

Importante tese de mestrado é defendida na UniPiaget



Chuva Braba de Manuel Lopes:
Arquitectura e Tecido Social da Obra
Uma abordagem didáctica


Tal é o título da tese de mestrado defendida por Camilo Barbosa Levy Medina, docente da UniPiaget e estudante do nosso Mestrado em Ensino do Português. Este Mestrado tem um plano curricular judiciosamente concebido para responder às necessidades sentidas no ensino da língua portuguesa em países da CPLP, nomeadamente para:
"Suscitar uma correcta perspectivação e entendimento da Língua Portuguesa como “técnica histórica” da realização da faculdade humana da linguagem verbal, como “objecto”, em si, de análise, estudo e aprendizagem, como imprescindível “meio” e “instrumento” não só para a consecução desses fins mas também para as demais aprendizagens curriculares e transcurriculares de qualquer cidadão da CPLP ao longo da vida, como insubstituível mecanismo de acesso aos bens da cultura e de exercício livre e responsável dos direitos e deveres de cidadania, como “matéria-prima” com que opera a criação poético-literária e a fruição estética, enfim, como irrevogável memória e thesaurus da Portugalidade e da Lusofonia."
Camilo Medina elaborou um interessante trabalho que irá certamente constituir um valioso instrumento no ensino da língua portuguesa aos nossos alunos do secundário, numa perspectiva própria a uma didáctica de língua segunda. E a escolha de Manuel Lopes e de Chuva Braba, quis parecer ao ilustre júri constituído, uma escolha feliz. E aqui, queremos evidenciar com particular realce, a qualidade deste júri e a sua natureza plural (diferentes sensibilidades, áreas científicas, pertença institucional, género, etc) e a diversos títulos equilibrada, tão próprios e necessários à análise de uma tese desta natureza.

Eis a composição do Júri:
  • Presidente: Professor Doutor Jorge Sousa Brito - Prof. Catedrático da UniPiaget.
  • Arguente: Professor Doutor Manuel Brito Semedo - Prof. Auxiliar da UniPiaget.
  • Arguente: Mestre Fátima Fernandes - Professora da Universidade de Cabo Verde.
  • Vogal: Professor Doutor Wlodzimierz Josef Szymaniak - Prof. Associado da UniPiaget.
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, no âmbito da sua firme política de defesa da edificação da Academia cabo-verdiana e de sua acção sinergética e unida em prol do desenvolvimento intelectual, cívico, prenhe de consciência ecológica e profissional do cidadão, se congratula com a presença neste júri de um elemento da Universidade de Cabo Verde, cuja experiência e autoridade na matéria desta tese é notória. Fica o nosso profundo reconhecimento à ilustre académica e ao contributo havido da UniCV.

A defesa decorreu com o nível que se quer para uma defesa de tese de mestrado, tendo os arguentes tecido comentários e colocado questões à altura das exigências do grau e com o nível a que a sociedade cabo-verdiana já conhece destes prestigiados académicos que são Brito Semedo e Fátima Fernandes. Vejamos então no clip a seguir um pouco da referida defesa, que lamentavelmente, pouca audiência teve.

Sem comentários: