sábado, junho 07, 2008

A UniPiaget homenagea João Manuel Varela, mente brilhante da história cabo-verdiana do século XX

Um mês após comemorarmos o nosso 7º aniversário, no dia 7 de Maio, eis que a 7 de Junho comemoramos o 71º aniversário do nascimento de João Manuel Varela, aquele que pode ser considerado a mais brilhante mente cabo-verdiana do século XX. (veja currículo aqui)

João Manuel Varela, João Vário, G.T. Didial ou Timóteo Tio Tiofe, tinha uma obsessão pelo nº sete, tendo falecido aos 70 anos no dia 7 de Agosto de 2007. Esta particularidade é devidamente salientada na EPÍSTOLA PÓSTUMA AO MEU IRMÃO JOÃO, publicada por António Neves no A Semana on-line.

Este cientista do cérebro e das biomédicas, é também um exímio e multifacetado escritor, poeta, contista e ensaísta. Usava para cada uma de suas brilhantes facetas, um heterónimo original mas pleno de simbolismo.

A nossa universidade quis homenagear este vulto da cultura e da ciência cabo-verdiana pelas seguintes sete razões:
  1. Varela foi o primeiro a fazer um projecto de uma universidade para Cabo Verde. Em 1977 apresentou-o às autoridades políticas de então. Ora, a UniPiaget é a todos os títulos, a 1ª universidade cabo-verdiana e em certa medida se pode dizer que realizou o sonho de Varela.
  2. A UniPiaget, pauta pela valorização dos homens de Ciência e de Cultura cabo-verdianos e não poderia deixar despercebido o primeiro aniversário de nascimento após a morte do ilustre personagem.
  3. As áreas de investigação e de excelência de João Varela, são desenvolvidas na UniPiaget, através das ciências biomédicas e da saúde (cinco cursos) e as das línguas, literatura e ciências da comunicação (três cursos e o Instituto Superior de Língua Portuguesa).
  4. A UniPiaget segue uma política de estímulo à juventude para a investigação e para o gosto ao saber e à cultura. João Varela é um exemplo paradigmático a seguir.
  5. A nossa universidade pretende também desenvolver linhas de investigação consentâneas com as de João Varela e é bom que a comunidade académica conheça melhor a vida e a obra deste cientista e escritor.
  6. O Instituto Piaget e a nossa Universidade, seguem uma visão transdisciplinar e Varela é um exemplo de personalidade transdisciplinar, como o foram Leonardo da Vinci e Pico della Mirandola (com as devidas proporções, épocas e contextos salvaguardados)
  7. Um dos nossos mais conceituados Professores é um grande estudioso de João Vário e por ocasião da sua entrada na UniPiaget, tropeçou em alguns constrangimentos que o tolheram de dar uma aula magna (para a qual tinha sido convidado) sobre a obra de Varela. Este Professor, Manuel Brito Semedo, sentiu-se em dívida com Varela e teve logo todo o apoio desta universidade para levar avante a sua pertinente ideia de homenagem.
Agora, tenham a bondade de ver a reportagem que a TCV fez deste evento, que fora igualmente anunciado pelo jornal A Semana on-line :



1 comentário:

Edilson Pantoja disse...

Sr. Jorge, somente agora vi sua resposta sobre o Moisés. Também fiquei contentíssimo e vou ligar ainda hoje para ele. Muito obrigado!
Forte abraço!