quinta-feira, janeiro 31, 2008

Os pioneiros do curso de Ciências da Comunicação em Cabo Verde, comemoram os 130 anos do jornal pioneiro

"A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências de Comunicação, variante Jornalismo, pretende comemorar nos dias 31 de Janeiro e 01 e 02 de Fevereiro (quinta, sexta e sábado), o 130.º Aniversário da Publicação do Primeiro Jornal Cabo-verdiano, Independente (Praia, 1877-1889), conforme o programa que juntamos. Nessa celebração a UniPiaget conta com a parceria da Associação de Jornalistas Cabo-verdianos (AJOC) e o Instituto do Arquivo Histórico Nacional e, dada a importância desse jornal, enquanto marco inaugural do jornalismo cabo-verdiano, temos a honra de convidar V. Exa., a fazer a Inauguração da Exposição de Jornais Antigos e a participar nas actividades programadas."
Foi assim que tivemos a honra de contar com a presença do Ministro da Cultura, Doutor Manuel Veiga neste acto inaugural de grande valor e na palestra que teve lugar em seguida. Poderão apreciar algumas imagens na reportagem da TCV que se segue:

O pulsar da Sociedade e dos trabalhadores trazido aos estudantes numa palestra sobre "O Sindicalismo em Cabo Verde"

Uma universidade que se preze é aquela que é capaz de brindar os seus estudantes com oportunidades de ouvirem especialistas nos mais diversos domínios do conhecimento e da experiência profissional, que sejam próximos do objecto central de seus respectivos planos curriculares.

Uma universidade que se preze, é aquela que é capaz de reunir no mesmo painel, sensibilidades diferentes, quiçá antagónicas, para um enriquecido debate académico e democrático à volta de assuntos da vida sócio-económica cabo-verdiana.

Uma universidade que se preze, é aquela que tem docentes interessados e competentes, capazes de promover e dinamizar estes preciosos momentos tão úteis e importantes para os seus alunos.

É pois com bastante orgulho que devemos nos regozijar de poder nos rever nas características apontadas, quando docentes como o Mestre Alfredo Pereira, trazem conhecidos dirigentes sindicalistas cabo-verdianos para apresentarem o tema citado aos alunos da universidade.

Tivemos então o ensejo de ouvir as brilhantes intervenções dos Drs. Júlio Ascenção Silva, Secretário Geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde Central Sindical e José Maria Vaz, Presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres, que suscitaram nos estudantes um vivo interesse e provocaram questões assaz pertinentes, cujas elucidativas respostas foram à altura dos interlocutores.

A UniPiaget agradece o valioso contributo destas personalidades e enaltece a iniciativa do citado docente.

terça-feira, janeiro 22, 2008

Avaliação Final do 1º Semestre

O Regulamento dos Cursos de Graduação para o corrente ano lectivo de 2007/2008 sofreu algumas modificações decorrentes de diversas melhorias havidas nos últimos 18 meses, na estrutura e no modelo de gestão científica, pedagógica e cultural da UniPiaget.

Uma das mais marcantes modificações do presente regulamento é o da supressão da prova oral obrigatória e com júri, a que eram submetidos os alunos que tivessem a infelicidade de ter uma nota entre 6 e 10 na avaliação final, mesmo se a média global da disciplina fosse positiva.

Respondendo a um pedido da Associação Académica da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, no sentido de clarificar melhor o novo sistema de avaliação e sabendo que os nossos docentes precisam também de um guião para, à semelhança dos anos anteriores, poderem melhor realizar esta tarefa de avaliar, vimos aqui trazer ao vosso conhecimento o referido guião: façam clique na imagem do documento para poderem baixá-lo.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

O Professor Antunes "mexeu" com a opinião pública cabo-verdiana

A conferência sobre "Campos electromagnéticos, Saúde e Ambiente" do Catedrático de Coimbra, teve uma audiência bastante interessada, que dirigiu ao mesmo cerca de vinte perguntas (im)pertinentes, a que o perito soube diplomática mas rigorosamente responder.

Porém, o mais marcante foi o interesse da televisão nacional TCV em recolher antes da conferência, o depoimento do investigador, pois, por coincidência, teria havido neste dia uma telespectadora que se queixara da montagem desenfreada e desrespeitosa de antenas emissoras de sinal telemóvel, nas redondezas de sua habitação. Deste modo, a TCV aproveitou-se do citado depoimento para enriquecer a "matéria" a ser difundida no Jornal da Noite, que preparou sobre a questão.

N.B.: Embora a TCV tivesse, no seu Jornal, omitido a menção da palestra proferida pelo Professor Carlos Antunes, foi importante para a Universidade o facto de termos contribuído através do nosso ilustre convidado, para a construção de uma mais esclarecida opinião pública a respeito de questões tão pertinentes como esta das radiações electromagnéticas.



No entanto, nunca é demais afirmar o nosso firme propósito de contribuir para a educação científica do cidadão. Aliás já tivemos a ocasião de publicar um artigo a este respeito, intitulado "Ciência & Cidadania - por um cidadão cabo-verdiano universal e transdisciplinar"

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Será o telemóvel, nocivo à saúde ?

Ficaremos elucidados quando ouvirmos a palestra do Professor Catedrático da Universidade de Coimbra Prof. Doutor Carlos Fernando Ramos Lemos Antunes, organizada pela nossa universidade e intitulada:

Campos Electromagnéticos, Saúde e Ambiente - Um novo paradigma de Saúde Ambiental

O Professor Lemos Antunes "tem mais de 150 publicações científicas em Revistas, Conferências Internacionais e Nacionais bem como em Conferências Proferidas a Convite de acordo com as suas Áreas de Investigação", como poderemos ler na página pessoal do eminente Professor. Do seu resumo biográfico (em português) podemos ainda ler que este cientista:

"... é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (U.C.), Portugal, desde 1992, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCTUC. É o responsável pela regência das Cadeiras de Compatibilidade Electromagnética, Electrotecnia Aplicada e Técnicas de Alta Tensão e Protecções.Tem cerca de 30 anos de experiência de vida Universitária e foi responsável pela regência de cerca de 20 Cadeiras diferentes da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica da FCTUC".

O Professor Antunes é ainda fundador e presidente da A.P.D.E.E. - Associação Portuguesa para a Promoção e Desenvolvimento da Engenharia Electrotécnica

Poderemos agora consultar o resumo actualizado de sua biografia (em Inglês) seguindo este link

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Importante tese de mestrado é defendida na UniPiaget



Chuva Braba de Manuel Lopes:
Arquitectura e Tecido Social da Obra
Uma abordagem didáctica


Tal é o título da tese de mestrado defendida por Camilo Barbosa Levy Medina, docente da UniPiaget e estudante do nosso Mestrado em Ensino do Português. Este Mestrado tem um plano curricular judiciosamente concebido para responder às necessidades sentidas no ensino da língua portuguesa em países da CPLP, nomeadamente para:
"Suscitar uma correcta perspectivação e entendimento da Língua Portuguesa como “técnica histórica” da realização da faculdade humana da linguagem verbal, como “objecto”, em si, de análise, estudo e aprendizagem, como imprescindível “meio” e “instrumento” não só para a consecução desses fins mas também para as demais aprendizagens curriculares e transcurriculares de qualquer cidadão da CPLP ao longo da vida, como insubstituível mecanismo de acesso aos bens da cultura e de exercício livre e responsável dos direitos e deveres de cidadania, como “matéria-prima” com que opera a criação poético-literária e a fruição estética, enfim, como irrevogável memória e thesaurus da Portugalidade e da Lusofonia."
Camilo Medina elaborou um interessante trabalho que irá certamente constituir um valioso instrumento no ensino da língua portuguesa aos nossos alunos do secundário, numa perspectiva própria a uma didáctica de língua segunda. E a escolha de Manuel Lopes e de Chuva Braba, quis parecer ao ilustre júri constituído, uma escolha feliz. E aqui, queremos evidenciar com particular realce, a qualidade deste júri e a sua natureza plural (diferentes sensibilidades, áreas científicas, pertença institucional, género, etc) e a diversos títulos equilibrada, tão próprios e necessários à análise de uma tese desta natureza.

Eis a composição do Júri:
  • Presidente: Professor Doutor Jorge Sousa Brito - Prof. Catedrático da UniPiaget.
  • Arguente: Professor Doutor Manuel Brito Semedo - Prof. Auxiliar da UniPiaget.
  • Arguente: Mestre Fátima Fernandes - Professora da Universidade de Cabo Verde.
  • Vogal: Professor Doutor Wlodzimierz Josef Szymaniak - Prof. Associado da UniPiaget.
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, no âmbito da sua firme política de defesa da edificação da Academia cabo-verdiana e de sua acção sinergética e unida em prol do desenvolvimento intelectual, cívico, prenhe de consciência ecológica e profissional do cidadão, se congratula com a presença neste júri de um elemento da Universidade de Cabo Verde, cuja experiência e autoridade na matéria desta tese é notória. Fica o nosso profundo reconhecimento à ilustre académica e ao contributo havido da UniCV.

A defesa decorreu com o nível que se quer para uma defesa de tese de mestrado, tendo os arguentes tecido comentários e colocado questões à altura das exigências do grau e com o nível a que a sociedade cabo-verdiana já conhece destes prestigiados académicos que são Brito Semedo e Fátima Fernandes. Vejamos então no clip a seguir um pouco da referida defesa, que lamentavelmente, pouca audiência teve video.

terça-feira, janeiro 08, 2008

Um novo abraço ao Reitor da Universidade Pública

O primeiro abraço foi dado aquando da tomada de posse de António Leão Correia e Silva como Reitor da UniCV (ver o artigo então publicado neste blog em 21 de Novembro 2006). Este abraço vem poucos dias após nos termos sentado em programa televisivo para defender a causa do Ensino Superior cabo-verdiano na perspectiva do chamado "Grande Salto".

E vem, porque Correia e Silva acaba de defender com o acostumado brilho que lhe é próprio e conhecido, sua tese de Doutoramento intitulada "História das cidades-porto em Cabo Verde". Esta defesa foi anunciada por O Liberal Online e relatada pelo Semana online com o resumo seguinte:
O historiador e reitor da Universidade de Cabo Verde apresentou, ontem, em Lisboa, a sua tese de doutoramento sobre “História das cidades-porto em Cabo Verde”, tendo obtido, por unanimidade, a qualificação de “Muito Bom, com distinção e louvor”.
É pois com imensa satisfação que em meu nome e no da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, damos os parabéns ao Magnífico Reitor da universidade irmã, Professor Doutor António Leão Correia e Silva.