terça-feira, março 25, 2008

Embaixada da China e UniPiaget de Cabo Verde fortalecem cooperação


Este é o título, e a seguir as primeiras palavras, com que a Inforpress nos brinda no seu artigo sobre a matéria:

Praia, 25 Mar. (Inforpress) – O embaixador da República Popular da China , acreditado na cidade da Praia, Wu Yuan Shan, efectuou na manhã desta terça-feira uma visita guiada à Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, durante a qual prometeu reforçar a cooperação na área de educação entre o seu país e esta instituição privada de ensino superior.

A visita do diplomata chinês iniciou com um encontro com todo o corpo directivo desta universidade, ocasião aproveitada pelo reitor Jorge Sousa Brito para apresentar um retrato falado desta universidade de foro cooperativo virada para a “formação do homem cabo-verdiano”.

Com efeito, esta visita enquadra-se perfeitamente no nosso firme propósito de laborar para a melhor e completa inserção do cidadão que formamos, no mundo contemporâneo e na sociedade em que vivemos. Esta sociedade não pode de modo algum descurar a importância e o impacto da contribuição chinesa na construção do Cabo Verde desenvolvido que todos almejamos.

Assim, a UniPiaget, sempre em sintonia com o palpitar da sociedade e com os desígnios traçados pelos Governantes cabo-verdianos, sente que a oportunidade de se poder aliar às sinergias Sino-Caboverdianas é no mínimo, incontornável .


Eis agora um diaporama da visita efectuada:



terça-feira, março 18, 2008

A Ordem dos Arquitectos e a UniPiaget visam a assinatura de um protocolo de cooperação e amizade

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, tem tido um cordial relacionamento com a Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde e recentemente o Reitor e o Bastonário tiveram a oportunidade de trocar várias informações e pontos de vista sobre a arquitectura cabo-verdiana e sobre o alegado desentendimento entre os nossos diplomados e a Ordem no que tange às suas inscrições na mesma. Prometemos servir de mediador nesta questão com repercussão negativa em ambas as instituições (OAC e UniPiaget) e na sequência deste entendimento ficou assente que a UniPiaget iria convidar o Bastonário para visitar a Universidade acompanhado de uma delegação e que se aproveitaria essa oportunidade para uma reunião de trabalho visando o estreitamento das já boas relações.

Foi assim, que a 18 de Março de 2008 pelas 15h30, teve início a primeira reunião de trabalho entre a Ordem e a UniPiaget. Após a apresentação dos pontos de vista das partes sobre alguns assuntos candentes e carentes de sintonia entre elas, procedeu-se à argumentação e aos esclarecimentos devidos. Chegamos a conclusões bastante positivas e a ideia de protocolo apresentada pela UniPiaget foi bem aceite, tendo a representação da Ordem se mostrado satisfeita com a nossa proposta, prometendo ir analisá-la no seio da mesma e enriquecer o protocolo com outras áreas e ideias.

A subsequente visita foi bastante apreciada pelos nossos convidados que se despediram com visível satisfação.

Eis um pequeno diaporama da sessão de trabalho:



segunda-feira, março 17, 2008

ANET & OETCV visitam a UniPiaget

Como prometido, a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (de Portugal) e a nossa Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, deram-nos a honra de sua visita, através de uma delegação chefiada pelos
  • Engº António Eduardo Lousada, Vice-Presidente da ANET
  • Engº Orlando José Barbosa, Presidente da Secção Regional Sul da ANET
  • Engº António Nascimento, Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde
Eis então a seguir um diaporama a ilustrar alguns momentos da reunião de boa-vindas:




Após as boas-vindas e a troca de informações, procedeu-se a uma visita guiada pela Universidade. Os visitantes ficaram satisfeitos com o que viram e ouviram e reafirmaram a sua disponibilidade em colaborar connosco em projectos atinentes à formação e à investigação no âmbito da engenharia. Para a UniPiaget a visita revestiu-se de um significado singular, tanto mais que nos encontramos num processo de consolidação dos cursos que formam cidadãos aptos ao desempenho de profissões liberais, bem como no do estreitamento de relações com as Ordens Profissionais.

sábado, março 15, 2008

Engenheiros Técnicos CV organizam conferência e dirigentes prometem visitar a UniPiaget


A Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos de Portugal - ANET, organizou em conjunção com a Comissão Instaladora da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, uma interessante conferência sobre temas ligados ao exercício da profissão de Engenheiro Técnico e às obras de construção civil.

video
Tivemos o privilégio de sermos convidados a este encontro, o que foi muito interessante uma vez que a nossa universidade ministra cursos mono e bietápicos da área da engenharia. Isto nos proporcionou momentos de diálogo com os representantes das associações presentes, tendo-nos sido apresentado a oportunidade de convidar os principais representantes da Ordem e a delegação portuguesa da ANET a visitar a Universidade Jean Piaget. O convite foi simpaticamente aceite, ficando agendado o momento para a 2ª-feira dia 17 de Março.

quinta-feira, março 13, 2008

A problemática do património em Cabo Verde

A nossa universidade esteve na manhã de 13 envolvida em várias actividades culturais de capital importância para a afirmação da identidade cultural do cabo-verdiano e para a preservação do património nacional.

Teve início no Centro Cultural Português pelas 9h, um importante ciclo de conferências promovido pela Fundação Luso Africana para a Cultura sob o tema "Fim do Império, Princípio das Nações", com um programa recheado de interessantes comunicações, proferidas por conferencistas bastante conhecidos, como por exemplo o Professor Jaime Nogueira Pinto. O Reitor e académicos da UniPiaget marcaram a sua presença no certame.

O segundo evento com notável relevância, foi a aula/conferência proferida pelo reputado Professor João Lopes Filho (do Instituto Superior de Educação) num dos nossos anfiteatros que esteve a abarrotar de alunos e docentes altamente interessados em ouvir Lopes Filho discorrer sobre a questão do Património.

A iniciativa partiu do não menos conhecido Professor Manuel Brito-Semedo, docente da UniPiaget que rege a cadeira de Etnografia e Património artístico e cultural do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) da nossa universidade. O Professor Brito-Semedo enriqueceu a cadeira que ministra com uma série de conferências pertinentes, sendo esta a primeira, tendo o imediato patrocínio da Reitoria que apoiou o alargamento da iniciativa a toda a comunidade académica.

Lopes Filho revelou-se o exímio Professor com que a audiência contava e foi alvo de um gesto de carinho pela parte dos alunos de GHT que lhe ofereceram um livro das edições Piaget e a nossa revista Contacto. O Reitor cumprimentou o académico e o amigo Lopes Filho, salientando a importância que a Universidade Jean Piaget atribui a iniciativas deste género, sobretudo quando nela participam docentes da universidade pública UNICV, como o ilustre convidado e outros colegas que o acompanharam. O nosso Administrador Geral cumprimentou igualmente o Professor e em nome do Instituto Piaget ofereceu-lhe uma Agenda poética da autoria do Dr. Oliveira Cruz, presidente do citado Instituto.