segunda-feira, abril 28, 2008

quarta-feira, abril 09, 2008

Programas dos últimos "Dias Abertos"

A Ministra da Educação visita a UniPiaget

No quadro de um programa de visitas a estabelecimentos de ensino, a Ministra da Educação e do Ensino Superior, Drª Filomena Martins, deu-nos a subida honra, de a recebermos mais uma vez na nossa Universidade e teve connosco uma agradável reunião de trabalho, onde quis saber do desenrolar do ano lectivo e das nossas perspectivas vindouras.

Foi com muito agrado que ouvimos a Ministra falar do desenvolvimento do Ensino Superior, no qual conta com a nossa participação e colaboração. Considera que temos todas as condições para requerer o reconhecimento oficial definitivo, à luz da nova lei e incita-nos a fazê-lo.

Em pleno "Dias Abertos", convidámo-la a dirigir algumas palavras aos alunos do secundário que assistiam a uma palestra sobre Economia, no auditório da UniPiaget. Foi bom ouvir a Ministra incentivar os alunos a estudar em Cabo Verde em instituições do ensino superior com qualidade como a que tem a UniPiaget.

A Ministra ainda visitou os laboratórios de Arquitectura e de Fisioterapia. Neste decorria a campanha de doação de sangue, que a UniPiaget tem organizado por ocasião dos Dias Abertos.

Vejamos agora uma reportagem feita pela TiVer:

terça-feira, abril 08, 2008

Começam os Dias Abertos edição 2008, com saúde e pela área da Saúde



À semelhança dos anos anteriores, organizámos os chamados "Dias Abertos" da UniPiaget.

Nesta 3ª edição, fizemos uma melhor distribuição dos eventos ao longo dos dias e houve uma melhor organização no tocante à comunicação com as escolas secundárias. Tivemos neste primeiro dia a casa cheia de alunos liceais que muito interessados escutaram as palestras sobre as saídas profissionais da Fisioterapia e sobre a investigação numa universidade. Puderam igualmente assistir a experiências de química nos laboratórios, bem como observar máquinas de fabrico de medicamentos, exposição organizada pela Inpharma.



A televisão esteve presente e fez uma reportagem sobre este primeiro dia:

quinta-feira, abril 03, 2008

Património subaquático de Cabo Verde


Eis mais uma interessante palestra, desta feita sobre o património subaquático de Cabo Verde. Esta conferência, proferida pelo Mestre Emanuel Charles D' Oliveira, foi proporcionada pela Reitoria em sintonia com o Professor Brito-Semedo, docente da UniPiaget que rege a cadeira de Etnografia e Património artístico e cultural do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) da nossa universidade. Como já o tínhamos anunciado, o Professor Brito-Semedo enriqueceu a cadeira que ministra com uma série de palestras pertinentes, sendo esta a segunda.

Mestre Emanuel Charles D'Oliveira foi fiscal do Governo no projecto de pesquisa arqueológica “Arqueonautas”, e é considerado hoje um especialista em matéria do património subaquático de Cabo Verde. Emanuel D'Oliveira escreveu um belíssimo e precioso livro, cujo título é CABO VERDE NA ROTA DOS NAUFRÁGIOS

Este livro é repleto de ilustrações dos tesouros encontrados nos nossos mares e tem informações preciosas sobre este assunto. Vem igualmente munido de um DVD que retrata a actividade subaquática.

A aula/palestra teve uma importante audiência constituída por alunos dos cursos de GHT e das Ciências da Comunicação, bem como de vários Profesores da Universidade. O evento foi noticiado pelo "A Semana online" e pelo "Liberal Online"


Vejamos em seguida alguns momentos desta palestra:


terça-feira, abril 01, 2008

Newsletter de novo e mais democrático

Após um interregno necessário de alguns meses , eis que ressurge no seio da nossa comunidade académica o Newsletter da UniPiaget, órgão de divulgação de eventos e da vida académica desta universidade. Faremos tudo para que esta nova série tenha maior popularidade, melhor divulgação e uma participação mais democrática de todos. O novo Newsletter é agora tutelado pela Reitoria e tem à frente uma equipa em que o Reitor confia plenamente, com reconhecido perfil de seriedade e idoneidade e com uma vontade férrea de bem servir aos interesses da nossa comunidade.

É com orgulho que vos apresentamos o primeiro número desta 2ª série (clique nas imagens para as ver ampliadas):
1ª imagem
2ª imagem