quarta-feira, maio 18, 2011

1º Debate das Presidenciais 2011, promovido pela UniPiaget

A nossa Universidade orgulha-se de ter equipas de docentes sintonizados com a sua postura de bem servir Cabo Verde!

É assim que, sob a iniciativa do Professor Doutor João Silvestre Alvarenga (Professor de Ciência Política), foi equacionado para ter lugar na UniPiaget, um debate público entre os três declarados candidatos ao Palácio do Plateau. Esta revelação foi feita em primeira mão (a 11 de maio de 2011)  pelo "Expressonline" que escrevia no resumo de sua notícia (notícia completa aqui):


" Os três candidatos às eleições presidenciais deste ano, Aristides Lima, Manuel Inocêncio Sousa e Jorge Carlos Fonseca, realizam no dia 17, o primeiro debate a três no auditório da Universidade Jean Piaget, no campus do Palmarejo Grande"


Segundo o desenvolvimento desta notícia, o evento "insere-se na programação da comemoração do 10º aniversário do curso de Sociologia e da inauguração da Universidade em Cabo Verde". Está, igualmente, prevista uma sessão de confrontação de ideias entre os homens que vão disputar a Presidência da República, cujo escrutínio deve acontecer em Agosto. João Silvestre Alvarenga afiançou que, com este debate, a Universidade Jean Piaget quer "aproximar a sociedade da classe política". "Pretendemos demonstrar o papel social da Universidade na promoção da cultura e prática democrática", assegurou.

Vários foram os artigos e referências que se sucederam nos média à medida do desenrolamento dos factos. Vejamos, a título de exemplo, o comentário radiodifundido na voz de  Odair Santos, correspondente  da rfi na cidade da Praia



O debate acabou por se desenrolar sem as presenças do Engº Manuel Inocêncio e do registo na íntegra pela TCV que, como previsto e combinado, iria participar na moderação do mesmo e difundi-lo nas suas emissoras de televisão. A TCV à última da hora, resolve romper o compromisso, alegando segundo constou entre a equipa coordenadora do evento, que "sem o candidato Inocêncio, a difusão do debate perdeu interesse pela parte da TCV".

O debate decorreu com um alto grau de dignidade e civismo, tendo sido bastante esclarecedoras as posições dos candidatos presentes, que em muito pouco divergiam. Pensamos que valeu a pena, que estão todos de parabéns e que a Universidade e sua comunidade académica ganhou em auto-estima, em prestígio e em orgulho do bem servir o cidadão cabo-verdiano. Vejam as caras satisfeitas dos dirigentes da UniPiaget e dos dois candidatos que se debateram, na foto ao lado tirada no fim do evento. Esta foto foi escolhida entre as da elucidativa fotoreportagem da sapo.cv que temos a alegria de reproduzir aqui:



Terminemos com o extracto do telejornal da TCV:

**

terça-feira, maio 17, 2011

10 anos a servir Cabo Verde

A UniPiaget comemora seus 10 anos de existência. Várias as actividades que constam do programa comemorativo. A sessão solene teve lugar no dia 16 de Maio de 2011 e foi presidida pelo nosso querido e estimado Dr. Cruz, Presidente Honorário do Instituto Piaget, seu fundador e o principal obreiro da nossa Universidade! 
Neste dia, tivemos a gratificante oportunidade de inaugurar a nova Mediateca da Universidade, com o nome de António Oliveira Cruz. Esta moderna e aprazivel biblioteca, foi inaugurada pelo Presidente da República de Cabo Verde,  Comandante Pedro Pires, sob o olhar sorridente do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Doutor António Correia e Silva:



Após a inauguração, seguiu-se a Sessão Solene, onde tivemos o prazer de anunciar o nascimento do Centro de Investigação para o Desenvolvimento, como atesta a reportagem seguinte:

video 


.