Mostrar mensagens com a etiqueta Momentos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Momentos. Mostrar todas as mensagens

sábado, junho 07, 2008

A UniPiaget homenagea João Manuel Varela, mente brilhante da história cabo-verdiana do século XX

Um mês após comemorarmos o nosso 7º aniversário, no dia 7 de Maio, eis que a 7 de Junho comemoramos o 71º aniversário do nascimento de João Manuel Varela, aquele que pode ser considerado a mais brilhante mente cabo-verdiana do século XX. (veja currículo aqui)

João Manuel Varela, João Vário, G.T. Didial ou Timóteo Tio Tiofe, tinha uma obsessão pelo nº sete, tendo falecido aos 70 anos no dia 7 de Agosto de 2007. Esta particularidade é devidamente salientada na EPÍSTOLA PÓSTUMA AO MEU IRMÃO JOÃO, publicada por António Neves no A Semana on-line.

Este cientista do cérebro e das biomédicas, é também um exímio e multifacetado escritor, poeta, contista e ensaísta. Usava para cada uma de suas brilhantes facetas, um heterónimo original mas pleno de simbolismo.

A nossa universidade quis homenagear este vulto da cultura e da ciência cabo-verdiana pelas seguintes sete razões:
  1. Varela foi o primeiro a fazer um projecto de uma universidade para Cabo Verde. Em 1977 apresentou-o às autoridades políticas de então. Ora, a UniPiaget é a todos os títulos, a 1ª universidade cabo-verdiana e em certa medida se pode dizer que realizou o sonho de Varela.
  2. A UniPiaget, pauta pela valorização dos homens de Ciência e de Cultura cabo-verdianos e não poderia deixar despercebido o primeiro aniversário de nascimento após a morte do ilustre personagem.
  3. As áreas de investigação e de excelência de João Varela, são desenvolvidas na UniPiaget, através das ciências biomédicas e da saúde (cinco cursos) e as das línguas, literatura e ciências da comunicação (três cursos e o Instituto Superior de Língua Portuguesa).
  4. A UniPiaget segue uma política de estímulo à juventude para a investigação e para o gosto ao saber e à cultura. João Varela é um exemplo paradigmático a seguir.
  5. A nossa universidade pretende também desenvolver linhas de investigação consentâneas com as de João Varela e é bom que a comunidade académica conheça melhor a vida e a obra deste cientista e escritor.
  6. O Instituto Piaget e a nossa Universidade, seguem uma visão transdisciplinar e Varela é um exemplo de personalidade transdisciplinar, como o foram Leonardo da Vinci e Pico della Mirandola (com as devidas proporções, épocas e contextos salvaguardados)
  7. Um dos nossos mais conceituados Professores é um grande estudioso de João Vário e por ocasião da sua entrada na UniPiaget, tropeçou em alguns constrangimentos que o tolheram de dar uma aula magna (para a qual tinha sido convidado) sobre a obra de Varela. Este Professor, Manuel Brito Semedo, sentiu-se em dívida com Varela e teve logo todo o apoio desta universidade para levar avante a sua pertinente ideia de homenagem.
Agora, tenham a bondade de ver a reportagem que a TCV fez deste evento, que fora igualmente anunciado pelo jornal A Semana on-line :



quarta-feira, maio 07, 2008

Dia da Universidade - o nosso 7º Aniversário

A Sessão Solene foi presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr Victor Borges que nos fez uma excelente comunicação sobre a graduação de Cabo Verde a país de desenvolvimento médio.

A Dr.ª Graça Guimarães, Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, nos brindou com uma alocução sobre a Parceria Especial de Cabo Verde com a união europeia.

Vejam a reportagem da TVRecord Cabo Verde sobre o evento:



Como é da praxe, o Reitor dirigiu algumas palavras aos convidados, aos funcionários e aos corpos discente e docente presentes. Ei-las:

  • Excelentíssimo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Excelência
  • Excelentíssima Senhora Embaixadora de Portugal em Cabo Verde · Excelentíssimos Senhores membros do Corpo Diplomático
  • Excelentíssimo Senhor Administrador Geral da UniPiaget
  • Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde
  • Prezado Pró-reitor desta universidade
  • Digníssimos Directores Gerais e dirigentes de instituições amigas
  • Senhores Directores da UniPiaget e demais dirigentes
  • Estimados docentes e caros estudantes
  • Prezados finalistas, seus amigos e familiares
  • Convidados da UniPiaget
  • Caros profissionais da comunicação social
  • Minhas Senhoras e meus Senhores
Sete de Maio, sete anos de existência da nossa Universidade ao serviço de Cabo Verde, sete anos de crescimento e amadurecimento académico, num propósito firme de consolidar a nossa marca como referência incontornável no panorama do ensino superior cabo-verdiano, como garante de uma formação sólida que emana a tranquilidade da confiança no exercício eficiente das competências e dos saberes adquiridos.

Há um ano, na sessão comemorativa do sexto aniversário, afirmámos com convicção perante o Senhor Primeiro-ministro, que a viragem que a sociedade cabo-verdiana se preparava para dar (PMA para PDM) não se compadecia com universidades acomodadas e de exercício rotineiro. Dissemos-lhe que a nossa universidade tem prestado um serviço valioso ao cidadão e às famílias cabo-verdianas, e que éramos igualmente um aliado incontornável à acção do Governo na prossecução da sua política em matéria de Ensino Superior.

Hoje, Senhor Ministro, a viragem está em curso e podemos afirmar que as palavras comodismo e exercício rotineiro não constam da análise SWOT da nossa instituição e que já não somos aliados do Governo apenas na prossecução da sua política em matéria de Ensino Superior. Somos e queremos sê‑lo em todos os eixos estratégicos que o Governo eleger para responder aos desafios da mencionada viragem. E é por atribuirmos a este propósito um valor inequívoco, que colocamos a presente Semana de Campo sob a égide do chamado “Grande Salto”, para que houvesse na comunidade académica a oportunidade de receber contributos valiosos a esse respeito.

Queiram Senhor Ministro e Senhora Embaixadora acreditar que é para nós altamente gratificante o terem aceitado o nosso convite e nos terem dado a honra de prestigiar o Dia da Universidade com as vossas esperadas comunicações sobre os temas da Graduação de Cabo Verde e da parceria especial com a União Europeia. Estamos certos que as sábias palavras e os pertinentes comentários com que nos brindarão dentro de momentos, constituirão nas nossas mentes marcos indeléveis de referência e de reflexão, que nos norteará, seguramente, na prossecução dos nobres propósitos de melhor servir o País e o cidadão que a estas ilhas estiver ligado.

Excelências, minhas Senhoras e meus Senhores,

É com bastante orgulho, que volvidos menos de dois anos após o traçar de novos rumos para esta universidade, começamos a ver alguns resultados do nosso esforço colectivo em direcção do granjear duma maior confiança dos cabo-verdianos nesta universidade, na qualidade da formação que ela ministra e no envolvimento e entrosamento da mesma com a sociedade cabo-verdiana e seus dirigentes. Não se trata de ganhar a credibilidade da aparência, mas sim a credibilidade da essência. Esta é apreendida e conhecida não pelo palavreado dócil que bem conhecem os profissionais do marketing, mas pelos resultados visíveis e palpáveis da nossa acção. E um dos resultados é sem dúvida o da competência dos diplomados da UniPiaget.

É agora, após dois anos da obtenção dos seus diplomas que os bacharéis e licenciados pela UniPiaget começam a ser nos seus postos de trabalho apreciados e referenciados como bons quadros; que começam a ver seus negócios florescer, que começam a ter melhores ofertas de trabalho. É notório e reconfortante:
  • Ver uma espécie de competição entre instituições para que lhes forneçamos estagiários
  • Saber da colocação dos nossos diplomados em lugares de chefia e de responsabilidade
  • Ter os nossos diplomados nos primeiros lugares de concursos para empregos importantes
  • Saber que candidatos a vagas para mestrados, com diplomas da UniPiaget, ficam apurados
  • Ouvir da Ministra da Educação palavras estimulantes e de incentivo, contando connosco para os grandes momentos de reflexão sobre o Ensino Superior em Cabo Verde
  • Ver autores de livros e publicações ostentarem nos resumos de seus curricula, que foram ou são docentes da UniPiaget
  • Saber que o nível de nossas intervenções académicas em diversos fora é bastante apreciado
  • Estar no seio de discussões académicas enriquecidas pelos contributos dos nossos cada vez mais numerosos Doutores e doutorandos
  • Enfim, ouvir que nenhum dos mais de 500 diplomados da UniPiaget está no desemprego
Poderia alongar-me na descrição das conquistas recentemente alcançadas pela UniPiaget, mas apenas irei singularizar alguns pontos e acontecimentos havidos após a cerimónia do ano passado:
  • Designação de um novo Administrador Geral que veio reforçar a dinâmica de cariz nacional imprimida à universidade
  • Colocação de um Professor Doutor à frente do nosso pólo do Mindelo
  • Abertura dos cursos de Direito e de Administração Pública e Autárquica
  • Abertura no Mindelo do curso de Arquitectura com um notável número de estudantes
  • Crescimento reconfortante do nº de matrículas
  • Conversão de todos os nossos cursos em cursos monoetápicos
  • Reforço do pessoal docente com novos Doutores em áreas diversificadas
  • Assinatura de diversos protocolos estratégicos
  • Visitas de altas individualidades nacionais e estrangeiras, Professores, delegações empresariais, Investigadores, Deputados, estudantes internacionais, etc
  • Consolidação das relações com as representações diplomáticas no país.
Caros estudantes,

Por tudo isso, é com redobrado prazer que iremos hoje mais uma vez entregar diplomas aos nossos licenciados e bacharéis. Sabemos que ostentarão estes diplomas com a segurança e consciência do seu prestígio cada vez mais sólido e crescente.

Senhor Ministro, Meu caro colega Reitor da UNICV,

No ano passado prometemos ao Senhor Primeiro-ministro que continuaríamos a trabalhar para o engrandecimento da Nação cabo-verdiana e para que todos pudessem ao falar do Ensino Superior de Cabo Verde mencionar automaticamente, com orgulho e sem hesitações “AS NOSSAS UNIVERSIDADES CABO-VERDIANAS, a UNICV e a UNIPIAGET…” Hoje, temos a certeza que já não há hesitações e que assim como o país saiu de PMA para entrar nos PDM nós também saímos de UMA para entrar nas UDM, ou seja, de Universidade Menos Avançada para Universidade de Desenvolvimento Médio.

Tenho dito e muito obrigado pela vossa atenção


terça-feira, maio 06, 2008

Semana de Campo - 2º Dia - Empreendedorismo

O segundo dia pautou-se pelo sucesso do Fórum sobre o Empreendedorismo, organizado pelo Ministério da Qualificação e Emprego. Este Fórum foi realizado em parceria com a nossa universidade e foi aberto pela Ministra Adjunta do Primeiro Ministro e da Qualificação e Emprego, Dra. Sara Maria Duarte Lopes

O Fórum contou com a presença de uma delegação de jovens empresários brasileiros, que apresentaram suas histórias de sucesso. Igualmente tivemos o ensejo de ouvir outras histórias de sucesso, desta feita por dois jovens cabo-verdianos. Tivemos igualmente outros brilhantes oradores, como o Dr. Eugénio Inocêncio. O fórum foi encerrado pelo Magnífico Reitor, Prof. Jorge Sousa Brito.

Ouçamos agora uma das entrevistas do Reitor a respeito da Semana de Campo e da importância este ano atribuída ao Dia da Universidade:

segunda-feira, maio 05, 2008

A Semana de Campo 2008 começou com o Workshop da GHT

Todos os anos, a semana onde cai o 7 de Maio, o Dia da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, é a Semana de Campo da UniPiaget.

Nesta Semana, toda a Universidade se congrega à volta do chamado espírito académico, sendo os estudantes os principais protagonistas das actividades. É assim que os alunos do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) organizaram o seu III Workshop, tendo convidado vários conferencistas e personalidades ligados ao Sector Hoteleiro e do Turismo.

As actividades tiveram um notório sucesso e diversos órgãos de comunicação social estiveram presentes.





Passamos a apresentar um excerto do noticiário da TCV


quarta-feira, abril 09, 2008

Programas dos últimos "Dias Abertos"

A Ministra da Educação visita a UniPiaget

No quadro de um programa de visitas a estabelecimentos de ensino, a Ministra da Educação e do Ensino Superior, Drª Filomena Martins, deu-nos a subida honra, de a recebermos mais uma vez na nossa Universidade e teve connosco uma agradável reunião de trabalho, onde quis saber do desenrolar do ano lectivo e das nossas perspectivas vindouras.

Foi com muito agrado que ouvimos a Ministra falar do desenvolvimento do Ensino Superior, no qual conta com a nossa participação e colaboração. Considera que temos todas as condições para requerer o reconhecimento oficial definitivo, à luz da nova lei e incita-nos a fazê-lo.

Em pleno "Dias Abertos", convidámo-la a dirigir algumas palavras aos alunos do secundário que assistiam a uma palestra sobre Economia, no auditório da UniPiaget. Foi bom ouvir a Ministra incentivar os alunos a estudar em Cabo Verde em instituições do ensino superior com qualidade como a que tem a UniPiaget.

A Ministra ainda visitou os laboratórios de Arquitectura e de Fisioterapia. Neste decorria a campanha de doação de sangue, que a UniPiaget tem organizado por ocasião dos Dias Abertos.

Vejamos agora uma reportagem feita pela TiVer:

terça-feira, abril 08, 2008

Começam os Dias Abertos edição 2008, com saúde e pela área da Saúde



À semelhança dos anos anteriores, organizámos os chamados "Dias Abertos" da UniPiaget.

Nesta 3ª edição, fizemos uma melhor distribuição dos eventos ao longo dos dias e houve uma melhor organização no tocante à comunicação com as escolas secundárias. Tivemos neste primeiro dia a casa cheia de alunos liceais que muito interessados escutaram as palestras sobre as saídas profissionais da Fisioterapia e sobre a investigação numa universidade. Puderam igualmente assistir a experiências de química nos laboratórios, bem como observar máquinas de fabrico de medicamentos, exposição organizada pela Inpharma.



A televisão esteve presente e fez uma reportagem sobre este primeiro dia:

terça-feira, abril 01, 2008

Newsletter de novo e mais democrático

Após um interregno necessário de alguns meses , eis que ressurge no seio da nossa comunidade académica o Newsletter da UniPiaget, órgão de divulgação de eventos e da vida académica desta universidade. Faremos tudo para que esta nova série tenha maior popularidade, melhor divulgação e uma participação mais democrática de todos. O novo Newsletter é agora tutelado pela Reitoria e tem à frente uma equipa em que o Reitor confia plenamente, com reconhecido perfil de seriedade e idoneidade e com uma vontade férrea de bem servir aos interesses da nossa comunidade.

É com orgulho que vos apresentamos o primeiro número desta 2ª série (clique nas imagens para as ver ampliadas):
1ª imagem
2ª imagem

terça-feira, março 25, 2008

Embaixada da China e UniPiaget de Cabo Verde fortalecem cooperação


Este é o título, e a seguir as primeiras palavras, com que a Inforpress nos brinda no seu artigo sobre a matéria:

Praia, 25 Mar. (Inforpress) – O embaixador da República Popular da China , acreditado na cidade da Praia, Wu Yuan Shan, efectuou na manhã desta terça-feira uma visita guiada à Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, durante a qual prometeu reforçar a cooperação na área de educação entre o seu país e esta instituição privada de ensino superior.

A visita do diplomata chinês iniciou com um encontro com todo o corpo directivo desta universidade, ocasião aproveitada pelo reitor Jorge Sousa Brito para apresentar um retrato falado desta universidade de foro cooperativo virada para a “formação do homem cabo-verdiano”.

Com efeito, esta visita enquadra-se perfeitamente no nosso firme propósito de laborar para a melhor e completa inserção do cidadão que formamos, no mundo contemporâneo e na sociedade em que vivemos. Esta sociedade não pode de modo algum descurar a importância e o impacto da contribuição chinesa na construção do Cabo Verde desenvolvido que todos almejamos.

Assim, a UniPiaget, sempre em sintonia com o palpitar da sociedade e com os desígnios traçados pelos Governantes cabo-verdianos, sente que a oportunidade de se poder aliar às sinergias Sino-Caboverdianas é no mínimo, incontornável .


Eis agora um diaporama da visita efectuada:



segunda-feira, março 17, 2008

ANET & OETCV visitam a UniPiaget

Como prometido, a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (de Portugal) e a nossa Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, deram-nos a honra de sua visita, através de uma delegação chefiada pelos
  • Engº António Eduardo Lousada, Vice-Presidente da ANET
  • Engº Orlando José Barbosa, Presidente da Secção Regional Sul da ANET
  • Engº António Nascimento, Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde
Eis então a seguir um diaporama a ilustrar alguns momentos da reunião de boa-vindas:




Após as boas-vindas e a troca de informações, procedeu-se a uma visita guiada pela Universidade. Os visitantes ficaram satisfeitos com o que viram e ouviram e reafirmaram a sua disponibilidade em colaborar connosco em projectos atinentes à formação e à investigação no âmbito da engenharia. Para a UniPiaget a visita revestiu-se de um significado singular, tanto mais que nos encontramos num processo de consolidação dos cursos que formam cidadãos aptos ao desempenho de profissões liberais, bem como no do estreitamento de relações com as Ordens Profissionais.

sábado, março 15, 2008

Engenheiros Técnicos CV organizam conferência e dirigentes prometem visitar a UniPiaget


A Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos de Portugal - ANET, organizou em conjunção com a Comissão Instaladora da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, uma interessante conferência sobre temas ligados ao exercício da profissão de Engenheiro Técnico e às obras de construção civil.


Tivemos o privilégio de sermos convidados a este encontro, o que foi muito interessante uma vez que a nossa universidade ministra cursos mono e bietápicos da área da engenharia. Isto nos proporcionou momentos de diálogo com os representantes das associações presentes, tendo-nos sido apresentado a oportunidade de convidar os principais representantes da Ordem e a delegação portuguesa da ANET a visitar a Universidade Jean Piaget. O convite foi simpaticamente aceite, ficando agendado o momento para a 2ª-feira dia 17 de Março.

quinta-feira, março 13, 2008

A problemática do património em Cabo Verde

A nossa universidade esteve na manhã de 13 envolvida em várias actividades culturais de capital importância para a afirmação da identidade cultural do cabo-verdiano e para a preservação do património nacional.

Teve início no Centro Cultural Português pelas 9h, um importante ciclo de conferências promovido pela Fundação Luso Africana para a Cultura sob o tema "Fim do Império, Princípio das Nações", com um programa recheado de interessantes comunicações, proferidas por conferencistas bastante conhecidos, como por exemplo o Professor Jaime Nogueira Pinto. O Reitor e académicos da UniPiaget marcaram a sua presença no certame.

O segundo evento com notável relevância, foi a aula/conferência proferida pelo reputado Professor João Lopes Filho (do Instituto Superior de Educação) num dos nossos anfiteatros que esteve a abarrotar de alunos e docentes altamente interessados em ouvir Lopes Filho discorrer sobre a questão do Património.

A iniciativa partiu do não menos conhecido Professor Manuel Brito-Semedo, docente da UniPiaget que rege a cadeira de Etnografia e Património artístico e cultural do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) da nossa universidade. O Professor Brito-Semedo enriqueceu a cadeira que ministra com uma série de conferências pertinentes, sendo esta a primeira, tendo o imediato patrocínio da Reitoria que apoiou o alargamento da iniciativa a toda a comunidade académica.

Lopes Filho revelou-se o exímio Professor com que a audiência contava e foi alvo de um gesto de carinho pela parte dos alunos de GHT que lhe ofereceram um livro das edições Piaget e a nossa revista Contacto. O Reitor cumprimentou o académico e o amigo Lopes Filho, salientando a importância que a Universidade Jean Piaget atribui a iniciativas deste género, sobretudo quando nela participam docentes da universidade pública UNICV, como o ilustre convidado e outros colegas que o acompanharam. O nosso Administrador Geral cumprimentou igualmente o Professor e em nome do Instituto Piaget ofereceu-lhe uma Agenda poética da autoria do Dr. Oliveira Cruz, presidente do citado Instituto.



terça-feira, fevereiro 26, 2008

Académica & UniPiaget - um acordo histórico e de impacto retumbante!



Como é bom ver a Associação Académica da Praia associada a uma Universidade! E melhor ainda quando esta associação é feita com a Primeira universidade do país, a UniPiaget!

A assinatura deste protocolo é de tamanha importância não só para a UniPiaget como para o Desporto nacional. Isto foi sobejamente realçado pelos diferentes interlocutores e teve o eco devido e necessário na imprensa escrita (Inforpress, Liberal-Online, etc), falada e visual (do país e internacional).

Esta assinatura nos deixa bastante agradados e encorajados pois este projecto, cuja ideia nasceu há já alguns anos (das mentes do então presidente da AAP, Júlio Fortes e do então vice-reitor Jorge Brito) e que não tendo recebido na altura a devida atenção, se vê agora concretizado no presente protocolo.


A seguir vai o artigo publicado no Expresso das ilhas a respeito do evento. Clique na imagem para tê-la ampliada e poder ler o artigo:


Como se pode aperceber neste recorte de jornal, o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol nos honrou com a sua presença e esteve visivelmente satisfeito com o que presenciou, ficando até apalavrado a necessidade de um acordo de parceria e amizade entre a UniPiaget e a citada federação.

As "fotos de família" ilustram bem a importância atribuída por todos ao acto da assinatura deste protocolo:



Em virtude da presença de altos dirigentes do Desporto cabo-verdiano, bem como da comunicação social, o Reitor achou que seria interessante fazer-se uma visita às mencionadas facilidades da UniPiaget, passíveis de prestar serviço em matéria de saúde desportiva e dar apoio ao sector. Aliás, a saúde desportiva é um dos pratos fortes do Instituto Piaget, que promove e desenvolve cursos de Motricidade Humana, tendo como seu principal mentor e perito mundial nesta matéria, o Professor Manuel Sérgio, membro do corpo directivo do Piaget de Almada. O Professor Manuel Sérgio, diga-se de passagem, é considerado por José Mourinho (que foi seu aluno) uma das pessoas que mais o tinham marcado. Manuel Sérgio é um admirador da Académica de Coimbra: "É notório o fascínio que a Briosa desperta no Professor" diz uma nota a uma entrevista feita em tempos ao Professor.

Vejamos agora fotos da visita guiada feita ao centro de Fisioterapia da UniPiaget, a convite do Reitor:


quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Nossos futuros Doutores recebem da USC, diplomas de DEA

A nossa universidade tem ao longo destes anos se pautado por uma acertada política de formação de seus próprios quadros, estabelecendo relações de cooperação e amizade com universidades de renome como o é a de Santiago de Compostela, com o fito de através delas poder propiciar aos nossos docentes e à sociedade no geral, a oportunidade de fazerem um doutoramento.

É deste modo que docentes da Universidade de Santiago de Compostela estiveram recentemente entre nós para constituirem com alguns dos nossos Professores, os júris de avaliação das etapas intermédias (Diplomas de Estudos Avançados) de estudantes inscritos na 2ª edição do doutoramento em Educação e Desenvolvimento Humano dessa universidade amiga.

Nossos docentes/doutorandos Isaías Barreto Rosa e Maria Adriana Carvalho, ostentando seus diplomas

Os Professores da universidade galega, trouxeram igualmente os diplomas de DEA dos matriculados na 1ª edição, que ainda não o tinham. Como é agradável partilhar a satisfação com que os nossos doutorandos, docentes da UniPiaget, nos brindavam ao segurar nos diplomas com que posavam para a fotografia.

Pensamos reforçar a cooperação com a Universidade de Santiago de Compostela. Foi com bastante satisfação que em Maio de 2006, o nosso Reitor teve a chance de conhecer pessoalmente o Reitor da USC, Prof. Senén Barro Ameneiro. Isto passou-se em Barcelona aquando de uma formação para dirigentes de instituições do Ensino Superior, a que ambos acederam. Este conhecimento é certamente prelúdio de uma mais sólida e solidária relação, pois pudemos constatar a qualidade e o bom senso das intervenções do Professor Barro e gostamos de ter com ele privado nos "coffe-breaks".

sábado, fevereiro 02, 2008

Chave de ouro com "O Jornalismo cabo-verdiano hoje"



As comemorações dos 130 anos do surgimento do primeiro jornal não oficial em Cabo Verde terminaram com uma competente e sábia palestra intitulada "O Jornalismo cabo-verdiano hoje" proferida por um dos nossos mais conceituados Doutores: o Professor Wlodzimierz Szymaniak. A palestra foi completada pelos comentários não menos autorizados dos Mestres Daniel Medina (Director do Jornal de Cabo Verde) e Paulo Lima (Presidente da AJOC, Associação dos Jornalistas de Cabo Verde). Seguiu-se um vivo debate onde questões pertinentes e talvez incómodas foram trazidas à tona.

Vários alunos do nosso curso das ciências da comunicação intervieram bem como muitos dos nossos docentes (estiveram presentes alguns dos nossos mais conhecidos investigadores).

Eis agora a reportagem feita pela TCV onde poderemos apreciar a entrevista concedida pelo Professor Szymaniak:


quinta-feira, janeiro 31, 2008

Os pioneiros do curso de Ciências da Comunicação em Cabo Verde, comemoram os 130 anos do jornal pioneiro

"A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências de Comunicação, variante Jornalismo, pretende comemorar nos dias 31 de Janeiro e 01 e 02 de Fevereiro (quinta, sexta e sábado), o 130.º Aniversário da Publicação do Primeiro Jornal Cabo-verdiano, Independente (Praia, 1877-1889), conforme o programa que juntamos. Nessa celebração a UniPiaget conta com a parceria da Associação de Jornalistas Cabo-verdianos (AJOC) e o Instituto do Arquivo Histórico Nacional e, dada a importância desse jornal, enquanto marco inaugural do jornalismo cabo-verdiano, temos a honra de convidar V. Exa., a fazer a Inauguração da Exposição de Jornais Antigos e a participar nas actividades programadas."
Foi assim que tivemos a honra de contar com a presença do Ministro da Cultura, Doutor Manuel Veiga neste acto inaugural de grande valor e na palestra que teve lugar em seguida. Poderão apreciar algumas imagens na reportagem da TCV que se segue:

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Importante tese de mestrado é defendida na UniPiaget



Chuva Braba de Manuel Lopes:
Arquitectura e Tecido Social da Obra
Uma abordagem didáctica


Tal é o título da tese de mestrado defendida por Camilo Barbosa Levy Medina, docente da UniPiaget e estudante do nosso Mestrado em Ensino do Português. Este Mestrado tem um plano curricular judiciosamente concebido para responder às necessidades sentidas no ensino da língua portuguesa em países da CPLP, nomeadamente para:
"Suscitar uma correcta perspectivação e entendimento da Língua Portuguesa como “técnica histórica” da realização da faculdade humana da linguagem verbal, como “objecto”, em si, de análise, estudo e aprendizagem, como imprescindível “meio” e “instrumento” não só para a consecução desses fins mas também para as demais aprendizagens curriculares e transcurriculares de qualquer cidadão da CPLP ao longo da vida, como insubstituível mecanismo de acesso aos bens da cultura e de exercício livre e responsável dos direitos e deveres de cidadania, como “matéria-prima” com que opera a criação poético-literária e a fruição estética, enfim, como irrevogável memória e thesaurus da Portugalidade e da Lusofonia."
Camilo Medina elaborou um interessante trabalho que irá certamente constituir um valioso instrumento no ensino da língua portuguesa aos nossos alunos do secundário, numa perspectiva própria a uma didáctica de língua segunda. E a escolha de Manuel Lopes e de Chuva Braba, quis parecer ao ilustre júri constituído, uma escolha feliz. E aqui, queremos evidenciar com particular realce, a qualidade deste júri e a sua natureza plural (diferentes sensibilidades, áreas científicas, pertença institucional, género, etc) e a diversos títulos equilibrada, tão próprios e necessários à análise de uma tese desta natureza.

Eis a composição do Júri:
  • Presidente: Professor Doutor Jorge Sousa Brito - Prof. Catedrático da UniPiaget.
  • Arguente: Professor Doutor Manuel Brito Semedo - Prof. Auxiliar da UniPiaget.
  • Arguente: Mestre Fátima Fernandes - Professora da Universidade de Cabo Verde.
  • Vogal: Professor Doutor Wlodzimierz Josef Szymaniak - Prof. Associado da UniPiaget.
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, no âmbito da sua firme política de defesa da edificação da Academia cabo-verdiana e de sua acção sinergética e unida em prol do desenvolvimento intelectual, cívico, prenhe de consciência ecológica e profissional do cidadão, se congratula com a presença neste júri de um elemento da Universidade de Cabo Verde, cuja experiência e autoridade na matéria desta tese é notória. Fica o nosso profundo reconhecimento à ilustre académica e ao contributo havido da UniCV.

A defesa decorreu com o nível que se quer para uma defesa de tese de mestrado, tendo os arguentes tecido comentários e colocado questões à altura das exigências do grau e com o nível a que a sociedade cabo-verdiana já conhece destes prestigiados académicos que são Brito Semedo e Fátima Fernandes. Vejamos então no clip a seguir um pouco da referida defesa, que lamentavelmente, pouca audiência teve.

sexta-feira, dezembro 21, 2007

O tradicional almoço de Natal da UniPiaget contou este ano com a presença do Administrador Geral

Inédito!

Pela primeira vez estiveram presentes, Administrador Geral e Reitor, no tradicional almoço de Natal dos funcionários e docentes (a tempo integral) da UniPiaget.

É caso para estes (Luís Filipe Tavares e Jorge Sousa Brito) posarem com manifesto ar triunfalista, pois a carga simbólica e o significado deste facto, merecem tal postura.

Foi igualmente retomada (pelo actual Administrador Geral), a oferta institucional de prendas aos filhos dos funcionários (pessoal administrativo) da Universidade, inexplicavelmente interrompida no Natal anterior. É pois com continuada alegria, que os dois responsáveis citados procederam à entrega destas prendas aos estimados funcionários da UniPiaget.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Abertura oficial dos cursos de Direito e de Administração Pública e Autárquica

Vale a pena viver momentos como este!

O Venerando Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Dr. Benfeito Mosso Ramos, deu-nos a honra de fazer a abertura dos cursos de Direito e de Administração Pública e Autárquica. A comunicação apresentada pela mais alta individualidade judicial da Nação foi tão profunda e significativa, que merece ser transformada em documento de reflexão e estudo para nossos estudantes e docentes da área do Direito.

A Inforpress noticia a intervenção de Mosso Ramos nestes termos:

"Ao proceder à abertura desses cursos, o presidente do STJ defendeu que “devemos olhar com satisfação e muito entusiasmo o surgimento das escolas de Direito” no país, sobretudo, quando são associadas às instituições académicas pelo rigor do seu ensino, como é o caso do “Jean Piaget”.

Mosso Ramos disse, igualmente, que eles surgem no momento em que se assiste na sociedade cabo-verdiana a um anseio colectivo de ascender ao ensino superior, enquanto busca legítima de melhores oportunidades para a realização pessoal."

O Reitor e o Administrador Geral, ladearam o Venerando Juiz na mesa do evento. Infelizmente o Secretário de Estado da Administração Pública, por razões de sua agenda, não pôde honrar o convite que lhe formulamos.

Eis agora um extracto da comunicação de boas-vindas que, na qualidade de Reitor, proferimos:


"Devo dizer-vos que este solene momento foi ansiosa mas tranquilamente esperado nos últimos três anos.

Abrir um curso de Direito e um de Administração Pública e Autárquica, é tudo que uma instituição com pendor cívico e defensora dos direitos do cidadão mais acarinha.

O Instituto Piaget e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, pautam-se, como amiúdas vezes tivemos a ocasião de salientar, pela sua acção social em prol do desenvolvimento humano integral e ecológico. Um gosto amargo de um sentimento de carência, de vazio, de deficiência por não termos um instrumento fundamental que nos ajudasse a melhor cumprir esta nobre função e vocação, nos apelava constantemente a lutar por poder disponibilizar aos cidadãos um Curso de Direito.

Nas primeiras horas da universidade, planeávamos a construção de um Mestrado em Ciências Jurídicas. Um estudo e o parecer de iminentes juristas indicou que o momento não era pertinente, pois a carreira académica que propiciava tal formação, parecia ainda pouco apelativa. Porém, o exercício da nossa actividade no ensino superior, demonstrou que a dinâmica nesse sector era possível, necessária e substancial, que rapidamente as alegações iniciais se tornaram obsoletas.

Foi assim que em 2003, decidimos levar avante o nosso projecto de disponibilizar à Nação, cursos nestas áreas e criámos duas comissões de trabalho para conceber os cursos que agora inauguramos.

Tive o privilégio de ter sido apontado para coordenador da equipa que iria por de pé o curso de Direito. O meu colega Luís Filipe ficou à frente da equipa que fez nascer o curso de Administração Pública e Autárquica. Na equipa que coordenava estavam iminentes peritos na matéria, como os doutores Carlos Veiga, Mário Silva e José Luís Andrade, a quem saúdo calorosamente e expresso aqui e agora, publicamente o quão fica a Universidade e o País reconhecidos pelo esforço abnegado e a dedicação consentidos para trazer aos cidadãos um curso de Direito moderno, inovador e valioso como é o nosso."