Mostrar mensagens com a etiqueta conferências e palestras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta conferências e palestras. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, maio 05, 2008

A Semana de Campo 2008 começou com o Workshop da GHT

Todos os anos, a semana onde cai o 7 de Maio, o Dia da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, é a Semana de Campo da UniPiaget.

Nesta Semana, toda a Universidade se congrega à volta do chamado espírito académico, sendo os estudantes os principais protagonistas das actividades. É assim que os alunos do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) organizaram o seu III Workshop, tendo convidado vários conferencistas e personalidades ligados ao Sector Hoteleiro e do Turismo.

As actividades tiveram um notório sucesso e diversos órgãos de comunicação social estiveram presentes.





Passamos a apresentar um excerto do noticiário da TCV


terça-feira, abril 08, 2008

Começam os Dias Abertos edição 2008, com saúde e pela área da Saúde



À semelhança dos anos anteriores, organizámos os chamados "Dias Abertos" da UniPiaget.

Nesta 3ª edição, fizemos uma melhor distribuição dos eventos ao longo dos dias e houve uma melhor organização no tocante à comunicação com as escolas secundárias. Tivemos neste primeiro dia a casa cheia de alunos liceais que muito interessados escutaram as palestras sobre as saídas profissionais da Fisioterapia e sobre a investigação numa universidade. Puderam igualmente assistir a experiências de química nos laboratórios, bem como observar máquinas de fabrico de medicamentos, exposição organizada pela Inpharma.



A televisão esteve presente e fez uma reportagem sobre este primeiro dia:

quinta-feira, abril 03, 2008

Património subaquático de Cabo Verde


Eis mais uma interessante palestra, desta feita sobre o património subaquático de Cabo Verde. Esta conferência, proferida pelo Mestre Emanuel Charles D' Oliveira, foi proporcionada pela Reitoria em sintonia com o Professor Brito-Semedo, docente da UniPiaget que rege a cadeira de Etnografia e Património artístico e cultural do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) da nossa universidade. Como já o tínhamos anunciado, o Professor Brito-Semedo enriqueceu a cadeira que ministra com uma série de palestras pertinentes, sendo esta a segunda.

Mestre Emanuel Charles D'Oliveira foi fiscal do Governo no projecto de pesquisa arqueológica “Arqueonautas”, e é considerado hoje um especialista em matéria do património subaquático de Cabo Verde. Emanuel D'Oliveira escreveu um belíssimo e precioso livro, cujo título é CABO VERDE NA ROTA DOS NAUFRÁGIOS

Este livro é repleto de ilustrações dos tesouros encontrados nos nossos mares e tem informações preciosas sobre este assunto. Vem igualmente munido de um DVD que retrata a actividade subaquática.

A aula/palestra teve uma importante audiência constituída por alunos dos cursos de GHT e das Ciências da Comunicação, bem como de vários Profesores da Universidade. O evento foi noticiado pelo "A Semana online" e pelo "Liberal Online"


Vejamos em seguida alguns momentos desta palestra:


sábado, março 15, 2008

Engenheiros Técnicos CV organizam conferência e dirigentes prometem visitar a UniPiaget


A Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos de Portugal - ANET, organizou em conjunção com a Comissão Instaladora da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, uma interessante conferência sobre temas ligados ao exercício da profissão de Engenheiro Técnico e às obras de construção civil.


Tivemos o privilégio de sermos convidados a este encontro, o que foi muito interessante uma vez que a nossa universidade ministra cursos mono e bietápicos da área da engenharia. Isto nos proporcionou momentos de diálogo com os representantes das associações presentes, tendo-nos sido apresentado a oportunidade de convidar os principais representantes da Ordem e a delegação portuguesa da ANET a visitar a Universidade Jean Piaget. O convite foi simpaticamente aceite, ficando agendado o momento para a 2ª-feira dia 17 de Março.

quinta-feira, março 13, 2008

A problemática do património em Cabo Verde

A nossa universidade esteve na manhã de 13 envolvida em várias actividades culturais de capital importância para a afirmação da identidade cultural do cabo-verdiano e para a preservação do património nacional.

Teve início no Centro Cultural Português pelas 9h, um importante ciclo de conferências promovido pela Fundação Luso Africana para a Cultura sob o tema "Fim do Império, Princípio das Nações", com um programa recheado de interessantes comunicações, proferidas por conferencistas bastante conhecidos, como por exemplo o Professor Jaime Nogueira Pinto. O Reitor e académicos da UniPiaget marcaram a sua presença no certame.

O segundo evento com notável relevância, foi a aula/conferência proferida pelo reputado Professor João Lopes Filho (do Instituto Superior de Educação) num dos nossos anfiteatros que esteve a abarrotar de alunos e docentes altamente interessados em ouvir Lopes Filho discorrer sobre a questão do Património.

A iniciativa partiu do não menos conhecido Professor Manuel Brito-Semedo, docente da UniPiaget que rege a cadeira de Etnografia e Património artístico e cultural do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) da nossa universidade. O Professor Brito-Semedo enriqueceu a cadeira que ministra com uma série de conferências pertinentes, sendo esta a primeira, tendo o imediato patrocínio da Reitoria que apoiou o alargamento da iniciativa a toda a comunidade académica.

Lopes Filho revelou-se o exímio Professor com que a audiência contava e foi alvo de um gesto de carinho pela parte dos alunos de GHT que lhe ofereceram um livro das edições Piaget e a nossa revista Contacto. O Reitor cumprimentou o académico e o amigo Lopes Filho, salientando a importância que a Universidade Jean Piaget atribui a iniciativas deste género, sobretudo quando nela participam docentes da universidade pública UNICV, como o ilustre convidado e outros colegas que o acompanharam. O nosso Administrador Geral cumprimentou igualmente o Professor e em nome do Instituto Piaget ofereceu-lhe uma Agenda poética da autoria do Dr. Oliveira Cruz, presidente do citado Instituto.



sábado, fevereiro 02, 2008

Chave de ouro com "O Jornalismo cabo-verdiano hoje"



As comemorações dos 130 anos do surgimento do primeiro jornal não oficial em Cabo Verde terminaram com uma competente e sábia palestra intitulada "O Jornalismo cabo-verdiano hoje" proferida por um dos nossos mais conceituados Doutores: o Professor Wlodzimierz Szymaniak. A palestra foi completada pelos comentários não menos autorizados dos Mestres Daniel Medina (Director do Jornal de Cabo Verde) e Paulo Lima (Presidente da AJOC, Associação dos Jornalistas de Cabo Verde). Seguiu-se um vivo debate onde questões pertinentes e talvez incómodas foram trazidas à tona.

Vários alunos do nosso curso das ciências da comunicação intervieram bem como muitos dos nossos docentes (estiveram presentes alguns dos nossos mais conhecidos investigadores).

Eis agora a reportagem feita pela TCV onde poderemos apreciar a entrevista concedida pelo Professor Szymaniak:


quinta-feira, janeiro 31, 2008

Os pioneiros do curso de Ciências da Comunicação em Cabo Verde, comemoram os 130 anos do jornal pioneiro

"A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências de Comunicação, variante Jornalismo, pretende comemorar nos dias 31 de Janeiro e 01 e 02 de Fevereiro (quinta, sexta e sábado), o 130.º Aniversário da Publicação do Primeiro Jornal Cabo-verdiano, Independente (Praia, 1877-1889), conforme o programa que juntamos. Nessa celebração a UniPiaget conta com a parceria da Associação de Jornalistas Cabo-verdianos (AJOC) e o Instituto do Arquivo Histórico Nacional e, dada a importância desse jornal, enquanto marco inaugural do jornalismo cabo-verdiano, temos a honra de convidar V. Exa., a fazer a Inauguração da Exposição de Jornais Antigos e a participar nas actividades programadas."
Foi assim que tivemos a honra de contar com a presença do Ministro da Cultura, Doutor Manuel Veiga neste acto inaugural de grande valor e na palestra que teve lugar em seguida. Poderão apreciar algumas imagens na reportagem da TCV que se segue:

O pulsar da Sociedade e dos trabalhadores trazido aos estudantes numa palestra sobre "O Sindicalismo em Cabo Verde"

Uma universidade que se preze é aquela que é capaz de brindar os seus estudantes com oportunidades de ouvirem especialistas nos mais diversos domínios do conhecimento e da experiência profissional, que sejam próximos do objecto central de seus respectivos planos curriculares.

Uma universidade que se preze, é aquela que é capaz de reunir no mesmo painel, sensibilidades diferentes, quiçá antagónicas, para um enriquecido debate académico e democrático à volta de assuntos da vida sócio-económica cabo-verdiana.

Uma universidade que se preze, é aquela que tem docentes interessados e competentes, capazes de promover e dinamizar estes preciosos momentos tão úteis e importantes para os seus alunos.

É pois com bastante orgulho que devemos nos regozijar de poder nos rever nas características apontadas, quando docentes como o Mestre Alfredo Pereira, trazem conhecidos dirigentes sindicalistas cabo-verdianos para apresentarem o tema citado aos alunos da universidade.

Tivemos então o ensejo de ouvir as brilhantes intervenções dos Drs. Júlio Ascenção Silva, Secretário Geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde Central Sindical e José Maria Vaz, Presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres, que suscitaram nos estudantes um vivo interesse e provocaram questões assaz pertinentes, cujas elucidativas respostas foram à altura dos interlocutores.

A UniPiaget agradece o valioso contributo destas personalidades e enaltece a iniciativa do citado docente.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

O Professor Antunes "mexeu" com a opinião pública cabo-verdiana

A conferência sobre "Campos electromagnéticos, Saúde e Ambiente" do Catedrático de Coimbra, teve uma audiência bastante interessada, que dirigiu ao mesmo cerca de vinte perguntas (im)pertinentes, a que o perito soube diplomática mas rigorosamente responder.

Porém, o mais marcante foi o interesse da televisão nacional TCV em recolher antes da conferência, o depoimento do investigador, pois, por coincidência, teria havido neste dia uma telespectadora que se queixara da montagem desenfreada e desrespeitosa de antenas emissoras de sinal telemóvel, nas redondezas de sua habitação. Deste modo, a TCV aproveitou-se do citado depoimento para enriquecer a "matéria" a ser difundida no Jornal da Noite, que preparou sobre a questão.

N.B.: Embora a TCV tivesse, no seu Jornal, omitido a menção da palestra proferida pelo Professor Carlos Antunes, foi importante para a Universidade o facto de termos contribuído através do nosso ilustre convidado, para a construção de uma mais esclarecida opinião pública a respeito de questões tão pertinentes como esta das radiações electromagnéticas.



No entanto, nunca é demais afirmar o nosso firme propósito de contribuir para a educação científica do cidadão. Aliás já tivemos a ocasião de publicar um artigo a este respeito, intitulado "Ciência & Cidadania - por um cidadão cabo-verdiano universal e transdisciplinar"

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Será o telemóvel, nocivo à saúde ?

Ficaremos elucidados quando ouvirmos a palestra do Professor Catedrático da Universidade de Coimbra Prof. Doutor Carlos Fernando Ramos Lemos Antunes, organizada pela nossa universidade e intitulada:

Campos Electromagnéticos, Saúde e Ambiente - Um novo paradigma de Saúde Ambiental

O Professor Lemos Antunes "tem mais de 150 publicações científicas em Revistas, Conferências Internacionais e Nacionais bem como em Conferências Proferidas a Convite de acordo com as suas Áreas de Investigação", como poderemos ler na página pessoal do eminente Professor. Do seu resumo biográfico (em português) podemos ainda ler que este cientista:

"... é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (U.C.), Portugal, desde 1992, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCTUC. É o responsável pela regência das Cadeiras de Compatibilidade Electromagnética, Electrotecnia Aplicada e Técnicas de Alta Tensão e Protecções.Tem cerca de 30 anos de experiência de vida Universitária e foi responsável pela regência de cerca de 20 Cadeiras diferentes da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica da FCTUC".

O Professor Antunes é ainda fundador e presidente da A.P.D.E.E. - Associação Portuguesa para a Promoção e Desenvolvimento da Engenharia Electrotécnica

Poderemos agora consultar o resumo actualizado de sua biografia (em Inglês) seguindo este link

sexta-feira, dezembro 21, 2007

A UniPiaget participa no II Encontro de Jovens Investigadores Cabo-verdianos

A nossa Universidade foi, como se devem ter lembrado, uma das primeiras a saudar e a apoiar a iniciativa destes jovens aquando do seu 1º encontro em Lisboa em Dezembro de 2006.

Agora, é com muita satisfação que nos vemos envolvidos na organização e desenrolar desta 2ª edição que tem lugar na Praia em parceria com a UniCV:
  • um dos nossos na comissão organizativa;
  • apoio na divulgação interna do evento;
  • participação com comunicações;
  • condução dos trabalhos de uma das mesas.
Foi com muito gosto que o Reitor da UniPiaget moderou o painel sobre "Ciência, Tecnologia e Inovação", pois os temas apresentados foram todos de áreas afins à sua formação e actuação académica: Saúde, Química e Ecologia, como se pode conferir no extracto noticioso seguinte ( Liberal Online ):
Da parte da manhã houve um painel sobre “Ciência, Tecnologia e Inovação”, moderado pelo reitor da Univ. Piaget, Jorge Sousa Brito, com intervenções de:
  • Maria do Rosário Varela (sobre Prevalência das Lesões Músculo-Esqueléticas da Região Dorso Lombar nos Enfermeiros. Mitos e Realidades),
  • Cecílio Pires (sobre Anemia num Grupo de Mulheres da Consulta de Planeamento Familiar da Praia, Cabo Verde. Estudo de Prevalência),
  • Fátima Carvalho (Modulação pelo Pepdídeo Vasoactivo Intestinal da Depressão de Longa Duração no Hipocampo de Rato: Contribuição da Actividade de Exploração e Aquisição de Novidade),
  • Rui M. Freitas (Occurence of Panulirus Argus (Latreille,1804) (Decapoda, Palinuridae) in the Northwest Islands of the Cape Verde Archipelago (Central-East Atlantic).
  • Jorge Brito Neves (Optimização e Implementação de Metodologias para Análise de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos em Águas e Sedimentos).
Vários serão os trabalhos apresentados por membros da UniPiaget neste evento como se pode constatar no programa completo deste II EJIC que poderá ser baixado em Programa do II EJIC

Este evento reveste-se de capital importância para a ciência cabo-verdiana, o que foi brilhantemente evidenciado pelo Reitor da UniCV no seu discurso de abertura. Este discurso é digno de leitura atenta e corresponde inteiramente à posição da Universidade Jean Piaget que continuará a alinhar na filosofia envolvida e se disponibiliza a constituir parceira da UniCV neste assunto.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Semana no Mindelo com marcada presença da UniPiaget nos eventos académicos havidos

1ª Marca - O novo Adjunto da Reitoria, o Professor Doutor Paulino Lima Fortes

Enquadrado nas comemorações do seu 2º aniversário estava a apresentação do Professor Paulino Fortes como Adjunto da Reitoria da UniPiaget para o Pólo Universitário do Mindelo.

Começamos no dia 4 de Dezembro por uma visita de cortesia à Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, onde Paulino Fortes foi apresentado pelo Reitor à Dr.ª Isaura Gomes que nos recebeu com a sua simpatia e amizade de sempre, tendo-se manifestado visivelmente satisfeita pelo facto e desejado as melhores venturas ao novo Adjunto da Reitoria.

No dia 5 de Dezembro, Paulino Fortes teve a sua devida apresentação pública, no acto central comemorativo do 2º aniversário do Pólo, acto este que contou para além de estudantes e docentes com várias individualidades mindelenses entre as quais a Presidente da Edilidade, Dr.ª Isaura Gomes.

O Professor Paulino Fortes é um docente/investigador bastante conhecido nos meios académicos cabo-verdianos e eborenses pelas suas qualidades de exímio professor de matemática e dinamizador do espírito académico no seio do Ensino Superior cabo-verdiano. Há mais de 20 anos nas lides da investigação e do Ensino Superior, Paulino Fortes tem desempenhado cargos de relevo no mundo académico, como por exemplo o de Presidente do Instituto Superior de Educação onde durante muitos anos foi docente e elemento de referência. Paulino Fortes doutourou-se em Matemática pela Universidade de Évora onde igualmente exerceu a docência. É com muito orgulho que Cabo Verde poderá continuar a contar com a sabedoria deste Homem, agora quadro da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, onde encontrará certamente o ambiente académico de qualidade que tanto aprecia e para o qual em Cabo Verde tem lutado.

Marca - A presença do Administrador Geral e do Reitor nas conferências de Mário Soares e Adriano Moreira

O Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça (IESIG) teve uma fantástica iniciativa em promover duas conferências de alto nível e pertinência indiscutível, com os notáveis e ilustres personalidades que são os Professores Mário Soares e Adriano Moreira. As conferências tiveram lugar em dias diferentes, sendo a de Mário Soares no dia 4 de Dezembro, com a ilustre presença de Pedro Pires, cuja intervenção final galvanizou as atenções e mereceu quase que uma ovação. A de Adriano Moreira foi no dia seguinte e ... não deixou dúvidas para quem as tinha, que o personagem é um orador de grande gabarito.

O Reitor e o Administrador Geral marcaram presença nestes eventos e foram muito bem recebidos pelos dirigentes do IESIG que, com manifesta alegria, lhes atribuíu lugares de destaque entre seus convidados de honra.

Tivemos igualmente o ensejo de privar com estes conhecidos estadistas que momentos antes, sentados no lobby do hotel onde nos encontrávamos, nos manifestaram o seu agrado e apreço pela acção meritória que o Instituto Piaget tem desenvolvido, e pelas qualidades do seu Presidente, o Dr. Oliveira Cruz.

Marca - O novo Administrador Geral, o Mestre Luís Filipe Tavares, foi apresentado publicamente.

O acto central das comemorações abriu com a apresentação simultânea do novo Administrador Geral e do Adjunto da Reitoria. Esta apresentação foi feita pelo Reitor que traçou em linhas gerais o perfil dos colegas e enalteceu suas melhores qualidades.

O discurso do Mestre Luís Filipe Tavares foi galvanizante e mereceu a atenção dos jornalistas presentes, tendo o jornal Artiletra solicitado uma entrevista ao Sr. Administrador que aceitou de bom grado e agendou a mesma para o dia seguinte. Vale a pena ler, pois as linhas de força nelas contidas estão em perfeita sintonia com a nossa forma de conduzir a Universidade, rumo à optimização das valias cabo-verdianas na matéria.

Marca - Uma palestra sobre "a filosofia da Universidade Jean Piaget e a transição para o processo de Bolonha" foi proferida pelo Professor Doutor Jorge Sousa Brito.

O Professor Brito começou por mostrar como Jean Piaget iniciou sua carreira científica aos onze anos e como a sua paixão pela malacologia o levou a formular uma revolucionária teoria do processo de aprendizagem infantil que lhe valeu a notoriedade na matéria. Traçou o percurso académico do cientista e demonstrou como isto o levou para as lides da Transdisciplinaridade, termo criado por ele e que enforma hoje o modus faciendi da acção formadora da UniPiaget.

Marca - O terceiro concurso de ideias do Centro de Desenvolvimento Empresarial foi apresentado pelo Administrador Geral. Os alunos prestaram muita atenção e mostraram-se bastante interessados

Marca - Lançamento do livro premiado de Maria Adriana Carvalho A Memória Educativa Recuperada no Cabo Verde Boletim” no Centro Cultural Português do Mindelo.

O evento, promovido pelo Centro, foi enquadrado nas nossas cerimónias comemorativas por ser a premiada uma estudante de um Doutoramento na UniPiaget e por ela também ser docente desta nossa universidade. A apresentação esteve a cargo do Doutor Leão Lopes.

O Reitor foi convidado a fazer parte da mesa do evento, uma vez que se tratava de um trabalho académico fruto da dinâmica da nossa Universidade.De realçar que o prémio deste ano, foi igualmente atribuído a outra docente da UniPiaget que frequenta o mesmo Doutoramento.

quarta-feira, novembro 14, 2007

A problemática do emprego discutida em fórum na UniPiaget

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e o Gabinete da Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro e da Qualificação e Emprego, levaram a cabo das 9:00 às 17:00 horas do dia 14 de Novembro no Auditório desta Universidade, o fórum “Economia e Mercado de Emprego”.

Três painéis foram constituídos para a apresentação e o desenvolvimento de comunicações em torno de grandes temas:
  • 1.º Painel - O Terceiro Sector da economia e o emprego;
  • 2.º Painel - A cultura de trabalho e o empreendedorismo;
  • 3.º Painel - A economia, as finanças e o emprego.
Para cada um dos painéis foram convidados especialistas e personalidades ligados às temáticas acima referidas, que trouxeram um fórum de grande qualidade sobre um tema de permanente actualidade.

O acto de abertura foi presidido pela Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro e da Qualificação e Emprego, Drª Sara Lopes, que à semelhança do que fizera aquando das jornadas sobre o empreendedorismo, captou a atenção da juventude presente.

O jornal electrónico VozDiPovo-Online, evidenciou algumas importantes considerações do Reitor:

"O Reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Jorge Brito, considerou, hoje, que os recém formados dessa instituição de ensino superior estão a ter uma boa «aceitação no mercado de trabalho. De acordo com Jorge Brito, que falava à imprensa à margem do fórum sobre a «Economia e Mercado de Emprego», a prova disso é que as empresas têm solicitado muitos alunos da universidade para os estágios do final do curso.

Aquele académico considerou, no entanto, que a universidade tem trabalhado para que os jovens entrem no mercado bem preparados, «de modo a terem a qualidade e a eficácia, para que o trabalho que realizam seja notado e notório».

Em relação à realização do fórum, uma iniciativa conjunta com o Gabinete da Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro e da Qualificação e Emprego, Jorge Brito disse que este tipo de actividade está enquadrada dentro dos estatutos da Universidade Jean Piaget e executada pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial no âmbito da politica de preparar os jovens para o empreendedorismo."

Como se pode constatar no vídeo inserido neste artigo, o assunto da Economia e do Emprego, é um dos grandes desafios do País e do Governo e este fórum veio ao encontro da política sensibilizadora perseguida pela UniPiaget e pelo Governo.

O Fórum esteve apinhado de gente e contou com brilhantes intervenções dos oradores convidados. O manancial de pertinentes informações havidas, fez com que todos saíssem com um sorriso de satisfação estampado nas suas jovens faces. O encerramento foi presidido pelo Reitor da UniPiaget.


segunda-feira, novembro 12, 2007

A UniPiaget marcou presença no certamem sobre a cooperação académica África-Europa

Como tivémos o ensejo de anunciar, eis que se desenrolaram em Lisboa dois importantes eventos para o Ensino Superior cabo-verdiano:
  • Workshop Internacional sobre a Cooperação Académica entre África e Europa para a Sociedade do Conhecimento
  • Cooperação Académica entre África e Europa - O Caso de Cabo Verde
O Workshop teve lugar no Instituto Goethe de Portugal e reuniu bastantes especialistas no domínio da cooperação académica entre a Europa e a África. Instituições como o IPAD, a AULP, a CPLP, o CODESRIA, o Comissariado da UE para a Educação, etc., bem como nomes sonantes da esfera do Ensino Superior, emprestaram o brilho que teve o evento. Embora o workshop dissesse respeito à cooperação com África, nomeadamente lusófona, a maior parte dos exemplos e das referências foi sobre o Ensino Superior cabo-verdiano.

Porém, este Ensino Superior cabo-verdiano, com acento tónico sobre a Universidade de Cabo Verde, foi objecto específico da 2ª conferência que teve lugar no dia seguinte no Hotel Zurique, amplamente divulgada entre a comunidade emigrante e cabo-verdiana. Esta conferência foi pública e a ela afluíu um grande número de interessados. Podemos pelo clip de vídeo seguinte, ter uma ideia da sala a dez minutos da abertura:


Os diferentes oradores deste encontro focalizaram suas intervenções na questão da universidade pública de Cabo Verde. Várias interrogações se levantaram e a audiência não poupou em críticas e em comentários.

A UniPiaget esteve bastante activa, pois presidiu a um painel (Prof. Paulino Fortes), interpelou os palestrantes sobre a questão dos estímulos ao pessoal docente-investigador com grau de Doutor (Prof. Brito Semedo), prestou esclarecimentos elucidando alguns erros de percepção (Prof. Jorge Sousa Brito) e acabou por preencher o vazio deixado pela Universidade de Cabo Verde (esta, nas palavras dos organizadores, declinou o convite a ela dirigido) tendo sido na sequência, entrevistados pela televisão presente (tivemos a oportunidade de fazer uma apreciação positiva à iniciativa).

Teve-se com este encontro a oportunidade de reencontrar velhos "companheiros de luta" destas lides da afirmação do ensino superior em cabo verde, como por exemplo a Dr.ª Maria Luísa Ferro Ribeiro (à esquerda na foto com Jorge Brito e Inês (Nesy) Brito do lado direito da foto), que fez um brilhante historial sobre a matéria e se interrogou (sem poder obter resposta) sobre as características da UNICV.


terça-feira, novembro 06, 2007

Professores Doutores da UniPiaget são convidados a reflectir o Ensino Superior cabo-verdiano em forum internacional

Terá lugar em Portugal um pertinente certamem sobre a cooperação académica África-Europa em matéria de Ensino Superior. Os organizadores enviaram a vários intelectuais que acharam poder contribuir para a reflexão sobre o tema, a seguinte carta de convite:
"A Fundação Friedrich Ebert e o Secretariado Executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) vão realizar, em colaboração com outras instituições, um Workshop Internacional sobre a Cooperação Académica entre África e Europa para a Sociedade do Conhecimento. O Workshop terá lugar no dia 9 de Novembro de 2007, no Auditório do Goethe Institut , situado no Campo dos Mártires da Pátria, 37, em Lisboa. Participarão 40 a 50 especialistas de África, Europa e América. O debate começa com um painel sobre a Cooperação Académica entre África e Europa e continua com duas sessões temáticas sobre “Modelos de organização e financiamento sustentáveis” e “Redes de conhecimento e criação de centros de excelência”. Espera-se que os dois últimos painéis discutam em particular o caso da Universidade de Cabo Verde. Por outro lado, tomando em consideração o grande interesse da Diáspora africana em Portugal nos assuntos relacionados com os países de origem, no dia 10 de Novembro haverá uma Conferência aberta ao público sobre Cooperação Académica entre África e Europa: O caso de Cabo-Verde. Vimos, por este meio, convidar V.Ex.ª para participar no Workshop, cujo programa anexamos. Temos a ambição de apresentar no final dos debates algumas conclusões e recomendações que reflictam o estado da arte nas áreas propostas e possam ser úteis aos países interessados..."
Como se pode constatar, os convidados foram-no pelos seus méritos e valia próprios e não pela pertença a esta ou aquela instituição.

Acontece que três dos convidados são Professores Doutores da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (representam menos de 30% do total de Doutores residentes, do nosso quadro), tendo dois deles obtido este estatuto no presente ano lectivo (tivemos um aumento razoável do número de Doutores). Isto nos enche de satisfação, pois demonstra que a escolha baseada no mérito destes indivíduos traz a claro que a UniPiaget possui no seu elenco docente, membros altamente prestigiados.

De facto, é política da nossa Universidade atrair para o seu seio, Doutores cujo currículo é notoriamente relevante, pois entendemos ser assim que construiremos o Cabo Verde moderno e competitivo que o nosso Governo se esforça por incentivar. Note-se que pelo facto destes Doutores terem saído do ISE (ver artigo polémico publicado recentemente) não significa que Cabo Verde perdeu o benefício da sabedoria destes docentes. Eles continuam a bem servir o cidadão e a Sociedade cabo-verdianos. Aliás, a UniPiaget continuará a insistir para que haja um acordo de cooperação e amizade entre a UNICV e a UniPiaget, acordo este que potenciará Cabo Verde e seu Ensino Superior para novos patamares de eficácia, em vista dos destinos por todos nós almejados.

segunda-feira, novembro 05, 2007

E o seminário TIC Ceará-Cabo Verde aconteceu na UniPiaget



Com a casa cheia (empresários, alunos e docentes) tivemos bastantes momentos de satisfação com os oradores que nos fizeram conhecer a experiência do Ceará nestas matérias e a de Cabo Verde na Governação electrónica.

Momentos como estes são importantes para os nossos estudantes, pois assim eles criam uma visão alargada das situações reais que enformam o mundo de hoje. Deste modo estamos a contribuir para que haja uma melhor capacitação dos nossos formandos com vista a um desempenho eficaz no contexto profissional.

A TCV esteve interessada na notícia da visita da delegação cearence a Cabo Verde e aproveitou o momento deste importante seminário para fazer uma pequena reportagem sobre os objectivos da citada missão. Eis pois o clip vídeo apresentado no jornal das 20h:

sexta-feira, novembro 02, 2007

UniPiaget e Embaixada do Brasil promovem seminário

Como já tínhamos prometido, aqui estamos nós com mais pormenores sobre o seminário a respeito das TIC e oportunidades de negócio com o Brasil. Este seminário intitula-se "educação e negócios em tecnologias da informação e comunicação" e surge como uma iniciativa conjunta da Embaixada do Brasil e da UniPiaget.

Será o pontapé de saída de uma estadia de empresários brasileiros do Estado do Ceará no nosso país. Conduzida pelo Presidente do Centro Empresarial do Ceará, Dr. Francisco Baltazar Neto, conta com o apoio do Assessor Especial do Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, o Professor Hélio Guedes de Campos Barros.

Ilustres palestrantes do Brasil e de Cabo Verde farão uma resenha do estado da arte das questões relacionadas com o tema nos respectivos países.

Após o seminário, haverá uma sessão restrita (mesa redonda) de trabalho entre os empresários brasileiros e um grupo de empresários cabo-verdianos e de representantes de instituições ligadas a esta esfera de negócios.

sexta-feira, outubro 26, 2007

Empreendedorismo brasileiro de mãos dadas com o CDE



Tivemos o prazer de ter entre nós a gerente da Incubadora Afro Brasileira, a Dr.ª Ariléa Duarte ( na foto, a contar da esquerda ) e a gerente da Incubadora de Empreendimentos Populares, Drª Márcia Ferreira (na foto, a contar da direita), para apresentarem comunicações sobre o tema em apreço.

Esta iniciativa foi do nosso Centro de Desenvolvimento Empresarial. A Incubadora Afro Brasileira é uma incubadora de negócios focada no desenvolvimento de iniciativas de profissionais e empreendedores afro-brasileiros. Recentemente o modelo por eles adoptado, chamou a atenção de outros países, entre os quais Cabo Verde. É assim que foram estabelecidos contactos e as relações vão muito avançadas com o nosso Governo e com vários parceiros nacionais, públicos e privados (como a UniPiaget). A IAB lançou recentemente a revista "bons negócios" tendo seu primeiro número eleito Cabo Verde como temática principal.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Cativante palestra a do Professor Nilton Rocha



Como se tinha previsto, foi extraordinária a palestra do Professor Nilton Rocha. Para os estudantes do nosso curso de Ciências da Comunicação foi de veras uma experiência inesquecível. A audiência não se cansou de fazer pertinentes perguntas, tendo obtido respostas galvanizadoras de novas intervenções. Era notória a satisfação dos presentes que após duas horas do início da palestra ainda queriam saber mais sobre a matéria.

Devemos saudar a Rádio Comunitária Voz de Santa Cruz, por querer partilhar connosco a experiência deste Professor, em missão de expertise no nosso país. No dia 20 de Outubro esta rádio terá as suas emissões ouvidas em todo o Mundo via Web.

Não podemos deixar de igualmente salientar o empenho colocado pelo nosso Pró-reitor para o Desenvolvimento Científico e Académico, bem como pelo Presidente do Conselho Científico, para que este evento pudesse ter lugar com o brilho que teve.