Mostrar mensagens com a etiqueta formação permanente. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta formação permanente. Mostrar todas as mensagens

sábado, agosto 23, 2008

"Um aluno, um portátil" é lançado na UniPiaget sob a benção da Ministra da Educação e do Ensino Superior









No início de 2008, o nosso Administrador Geral surgiu com uma excelente e brilhante ideia, que a Reitoria apoiou de imediato. Após as primeiras negociações conducentes ao produto, um memorando-proposta (subscrito pelo Administrador Geral e pelo Reitor) foi enviado ao Instituto Piaget que aceitou e apoiou a ideia com determinação.

Agora, é com muito gosto que transcrevo aqui as primeiras linhas do destaque que o Expresso das Ilhas dá ao nosso programa "Um aluno, um portátil":

"A Universidade Jean Piaget, a SOPROINF e o Banco Interatlântico (BI), assinaram na passada sexta-feira, 22 de Agosto, um contrato para a abertura de uma linha de crédito em condições especiais, aos alunos e docentes da UNIPIAGET, para aquisição de computadores portáteis em até 42, prestações de apenas 1900$00, mensais. Esta iniciativa é inédita no panorama do ensino superior cabo-verdiano e representa um passo importante na promoção da utilização das tecnologias de informação no meio académico."
[continuem a ler a notícia aqui]



.

terça-feira, julho 01, 2008

Casa África, e-marketing turístico e nós, a UniPiaget

O dia 30 de Junho 2008 constituiu mais um marco indelével na excelente cooperação havida entre a UniPiaget e as Canárias, bem como ilustrou mais uma vez a nossa capacidade de fomentar acções consentâneas e sintonizadas com o Desenvolvimento do País, numa perspectiva de funcionamento em rede no seio de uma Universidade transdisciplinar e empreendedora.

Segundo o site em português da Casa África, que abriu as suas portas em Junho de 2007, em Las Palmas de Gran Canaria:

"...tem como principal objectivo constituir-se como um foro aberto às cidadanias espanhola e africana com vista a potenciar o conhecimento recíproco e, como ambiciosa vocação, converter-se em catalisador e referente do africanismo espanhol.

A Casa África é um consórcio público que, a partir da sua localização, pretende ainda potenciar o papel natural e bem conhecido do Arquipélago Canário como plataforma para a cooperação hispano-africana e euro-africana."

O curso ora aberto, que se desenrola até 25 de Julho (26 horas lectivas com frequência gratuita) é "em linha" e destina-se a operadores turísticos seleccionados entre os candidatos que se apresentaram. A nossa universidade facilitou o contacto com a UniPiaget de Moçambique e o curso se desenrola também naquela instituição irmã (ver aqui). Mais de 70 foram os candidatos em Cabo Verde, para 26 vagas disponíveis (12 no Mindelo e 14 na Praia). Haverá em breve um novo curso em e-comércio para o Turismo.


Com muito gosto transcrevemos o resumo publicado no A Semana online, de uma notícia intitulada: " Curso de e-marketing mostra como as TICs transformam o turismo" (faça clique e leia na íntegra no referido jornal)

"Alunos de turismo da Universidade Jean Piaget, Pólo do Mindelo, e trabalhadores das áreas de hotelaria e turismo frequentam desde segunda-feira, 30 de Junho, uma formação piloto sobre o e-marketing turístico, que acontece em simultâneo em Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe e se prolonga até ao próximo dia 25 de Julho. O curso é organizado pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, em parceria com a Casa de África e a MBA Consultores, ambos da Espanha."
[In A Semana online]

quinta-feira, janeiro 31, 2008

O pulsar da Sociedade e dos trabalhadores trazido aos estudantes numa palestra sobre "O Sindicalismo em Cabo Verde"

Uma universidade que se preze é aquela que é capaz de brindar os seus estudantes com oportunidades de ouvirem especialistas nos mais diversos domínios do conhecimento e da experiência profissional, que sejam próximos do objecto central de seus respectivos planos curriculares.

Uma universidade que se preze, é aquela que é capaz de reunir no mesmo painel, sensibilidades diferentes, quiçá antagónicas, para um enriquecido debate académico e democrático à volta de assuntos da vida sócio-económica cabo-verdiana.

Uma universidade que se preze, é aquela que tem docentes interessados e competentes, capazes de promover e dinamizar estes preciosos momentos tão úteis e importantes para os seus alunos.

É pois com bastante orgulho que devemos nos regozijar de poder nos rever nas características apontadas, quando docentes como o Mestre Alfredo Pereira, trazem conhecidos dirigentes sindicalistas cabo-verdianos para apresentarem o tema citado aos alunos da universidade.

Tivemos então o ensejo de ouvir as brilhantes intervenções dos Drs. Júlio Ascenção Silva, Secretário Geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde Central Sindical e José Maria Vaz, Presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres, que suscitaram nos estudantes um vivo interesse e provocaram questões assaz pertinentes, cujas elucidativas respostas foram à altura dos interlocutores.

A UniPiaget agradece o valioso contributo destas personalidades e enaltece a iniciativa do citado docente.

sábado, dezembro 01, 2007

Os nossos seminários obrigatórios arrancam de novo em força

Como é sabido, a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde rege-se por uma filosofia de formação profundamente humanista, visando o desenvolvimento humano integral e ecológico. É assim que tem desenvolvido seminários obrigatórios para todos os alunos do primeiro ano, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de adquirir uma sensibilidade especial que lhes permita descobrir a complexidade das sociedades humanas e, concomitantemente, perceber a diversidade sempre presente na unidade, eliminando possíveis visões unilaterais e limitadas no seio da comunidade científica e/ou profissional em que se insiram. Tem como principais objectivos:
  • Desbravar o caminho para a aquisição de uma visão crítica e transdisciplinar do conhecimento, no âmbito da evolução científica, artística e cultural do Homem na sociedade contemporânea.
  • Fomentar uma abordagem transdisciplinar na resolução de problemas a cargo de equipas pluridisciplinares de trabalho
  • Fazer despertar e incentivar o espírito crítico de modo a elevar os níveis de discernimento pessoais e colectivos
Assim, disponibiliza-se aos estudantes do 1º ano, dois Seminários:
  1. Antropologia
  2. Pensamento Crítico, Ciência e Sociedade (variante Transdisciplinaridade e variante História, Cultura e Património)
Pretende-se atingir o mesmo propósito de consciencializar o estudante de que os estudos que constituem o objecto de sua formação não podem ser desgarrados do contexto social em que o mesmo estudante se insere. Os processos e as modalidades dessa ligação não poderão igualmente ser desconectados da postura e do discernimento do estudante como sujeito envolvido e envolvente da construção desse próprio conhecimento. O entrosamento do sujeito e do objecto resulta num processo construtivo do que ao longo dos tempos constitui o património de um povo/sociedade, expresso pela sua cultura e sua história.

Enquanto a 1ª temática (Antropologia) faz a abordagem da questão pelo contexto social, a temática Pensamento crítico, Ciência e Sociedade aborda a mesma questão pelo ângulo da visão crítica do sujeito ou pelo ângulo do fruto das relações sujeito/objecto havidas.

Foi decidido então criar estes seminários distintos que apresentam a temática do Pensamento crítico, Ciência e Sociedade sob os dois ângulos acima referidos. O seminário de Transdisciplinaridade (ângulo da visão crítica do sujeito) e o seminário História, Cultura e Património (ângulo do fruto das relações sujeito/objecto havidas ao longo da História).

Dado à importância que atribuímos a estes seminários, colocámos este ano à frente de cada um deles e de suas variantes, Professores Doutores com vasta experiência lectiva no Ensino Superior (mais de 20 anos) e carreira académica reconhecida nacional e internacionalmente:

  • Seminário de Antropologia: Professor Doutor MANUEL BRITO SEMEDO, Professor Auxiliar do quadro da UniPiaget.




  • Seminário de Pensamento Crítico, Ciência e Sociedade - variante Transdisciplinaridade: Professor Doutor JORGE SOUSA BRITO Professor Catedrático do quadro da UniPiaget





  • Seminário de Pensamento Crítico, Ciência e Sociedade - variante História, Cultura e Património: Professor Doutor ANTÓNIO GERMANO LIMA
Docente da Universidade (pública) de Cabo Verde, colabora connosco no quadro da nossa firme política de valorização dos académicos e investigadores cabo-verdianos e da convicção que o trabalho no seio de uma rede interna de universidades e de estabelecimentos de ensino superior, é a postura mais certa e patriótica na presente conjuntura nacional.


segunda-feira, outubro 15, 2007

Dinamizadores do Desenvolvimento Empresarial


A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde em parceria com a Mba Business School das Canárias e com o Centro Internacional de Formação da OIT, organizam e ministram de 15 a 19 de Outubro, um curso de 25 horas destinado a formar Dinamizadores do Desenvolvimento Empresarial.

Este curso conta ainda com a participação da Associação das Mulheres Empresárias de Cabo Verde, do Governo das Canárias e da Cooperação Canária.

Foi pois com muito agrado que, na qualidade de Reitor da Unipiaget, fui chamado a presidir o acto de abertura deste tão importante curso que visa nomeadamente contribuir para o estabelecimento de um sistema de dinamizadores em Desenvolvimento Empresarial, para Micro e Pequenas empresas, que responda, eficazmente às necessidades, requisitos e procura desse importante sector empresarial, no contexto dos actuais mercados nacionais e internacionais.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Curso de Direito Municipal

Mais uma vez o "liberal Online" traz a público uma notícia abonatória à Universidade Jean Piaget de Cabo Verde : "QUADROS DIRIGENTES DA CMSV FREQUENTAM CURSO DE DIREITO MUNICIPAL"
Cerca de 30 quadros da CMSV, incluindo a Presidente, os Vereadores, deputados Municipais, Directores e chefes de serviço, estão a frequentar um curso de direito municipal que está a ser ministrado pelo Dr. Mário Silva, da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Estamos certos que este curso será muito apreciado, pois nunca é demais elogiar a competência do Dr. Mário Silva de que nos orgulhamos por contar entre os nossos melhores professores. Devo lembrar que o Dr. Silva (Mestre em Direito) tem colaborado com a UniPiaget há já alguns anos, que ministra diversas disciplinas da área jurídica nesta universidade, que já orientou cursos de Direito Eleitoral, que é um dos articulistas da nossa revista científica Contacto e que é co-autor do nosso curso de Direito.

Este curso de Direito foi concebido há mais de dois anos (por Carlos Veiga, Mário Silva, José Luís Andrade e Jorge Brito) e que a nossa universidade aguarda ordeira mas firmemente que o Ministério da Educação dê o devido andamento ao seu regular registo (pedido entrado nas autoridades educativas do país em 2005 e cuja importância para a nossa juventude e para a Nação foi-lhes várias vezes lembrado).