Mostrar mensagens com a etiqueta protocolos e convénios. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta protocolos e convénios. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, maio 04, 2007

Mas que rico 4º dia da Semana de Campo !

Mais um protocolo foi assinado, desta feita com a Marka - Associação Cabo-verdiana de Profissionais e Entidades de Marketing e Publicidade. Esta associação comemora nestes dias o seu V aniversário e convidou o conhecido publicitário brasileiro Stalimir Vieira a participar nas ditas comemorações. Para marcar o acto da assinatura deste protocolo com a UniPiaget, a Marka teve a feliz iniciativa de trazer o ilustre convidado para proferir uma palestra aos nossos alunos da área.
Assim tivemos uma brilhantíssima comunicação a anteceder a assinatura. Há muito que não presenciávamos tão cativante e original comunicação. Intitulava-se "Criação: quem tem foco não tem medo" e versava sobre a imaginação do profissional da publicidade para ter sucesso em situações de manifesta falta de ... tudo! (ou quase).

A alegria estampava-se na cara de todos e após a assinatura do protocolo a natural ansia de um autógrafo desembocou numa ideia brilhante: a chamada "Fotografia de família" que vou deixar a seguir para que todos possam fazer Download.



Na parte da tarde, o momento de maior realce foi o da apresentação do livro “O Campo de Concentração do Tarrafal – 1936 a 1954: A Origem e o Quotidiano” de José Manuel Soares. Esta obra original traz testemunhos importantes para o entendimento da situação vivida. Segundo Liberal Online:
.
Para José Soares Tavares, a grande novidade da obra são as opiniões dos tarrafalenses sobre o Campo de Concentração. “Na altura da minha investigação para dissertação da tese, tive a preocupação de entrevistar os naturais do concelho do Tarrafal, quer aqueles que viveram na altura do funcionamento da prisão, quer aqueles que viveram depois do seu encerramento, para ver até que ponto as informações deixadas pelos ex -presos políticos são verídicas ou não”
[in Liberal Online]

A apresentação foi seguida de debate e as perguntas dos presentes, nomeadamente do sociólogo Jacinto Estrela, permitiram ao autor elucidar aspectos mais curiosos de sua obra.

sexta-feira, abril 20, 2007

UniPiaget de braços dados com a engenharia civil cabo-verdiana, e não só


20 de Abril de 2007 será recordado como um dia marcante para a engenharia cabo-verdiana. A Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde inaugura a sua sede no bairro de Palmarejo e a UniPiaget assina um precioso acordo com a Loid Engenharia, uma empresa jovem (desde 1999) e de jovens que tem dado cartas no panorama nacional e internacional. O empreendedorismo vibrante patente na pessoa de sua gerente e sócia fundadora, a Engª Loide Monteiro, é por demais impressionante e a UniPiaget convidou a mesma a proferir uma comunicação, no quadro das actividades promotoras do nosso Centro de Desenvolvimento Empresarial. Esta palestra intitulada Infra-estrutura e desenvolvimento de Cabo Verde: a importância do envolvimento de quadros nacionais foi essencialmente destinada aos alunos da área das engenharias e da Arquitectura mas foi extensiva a várias empresas do ramo e engenheiros civis cabo-verdianos.

Após a palestra foi assinado o protocolo de cooperação institucional, cujas cláusulas podem ser lidas nas páginas a seguir representadas:



De salientar que a Loid Engenharia, recebe neste momento, quatro de nossos estagiários em Engenharia Civil (3) e em Arquitectura (1). Foi com grande orgulho que soubemos do bom trabalho que os mesmos têm feito e do interesse que a Loid põe nos mesmos, a ponto de dois deles seguirem muito em breve para um estágio especial nos Países Baixos, custeado pela própria empresa. Isto só prova a qualidade da formação que a nossa universidade ministra, o que nos encoraja a prosseguir nesta senda.

Este encorajamento foi reforçado pelas palavras que ouvimos do bastonário da ordem dos engenheiros, que quer no seu discurso aquando da referida inauguração ao dizer contar com a colaboração das universidades cabo-verdianas, quer em conversa posterior tida nos bastidores connosco, quando vincou a vontade de trabalharmos juntos no "dossier Bolonha".

terça-feira, abril 10, 2007

Protocolo "estratégico" UniCambridge-UniPiaget ora assinado



Durante a já mencionada sessão de apresentação dos resultados das escavações arqueológicas na Cidade Velha feitas por arqueólogos da Universidade de Cambridge com a parceria da UniPiaget (docentes e alunos) foi assinado entre estas instituições um importante protocolo (clique nas folhas para aceder ao conteúdo).

O evento teve a honra da presença do Ministro da Cultura Doutor Manuel Monteiro da Veiga que proferiu algumas palavras de incentivo na cerimónia de abertura. O Reitor da Universidade de Cabo Verde esteve igualmente presente. Após a apresentação do relatório, seguiu-se a entrega de certificados de participação nas escavações a alunos da UniPiaget; poderão ver esta parte no clip a seguir que a TCV preparou:




Transcrevemos agora as boas-vindas por nós proferidas:
  • Excelentíssimo Sr. Ministro da Cultura, Doutor Manuel Veiga
  • Excelentíssimos Srs. representantes do Corpo Diplomático
  • Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde, Doutor António Correia e Silva
  • Excelentíssimo Sr. Presidente do Instituto da Investigação e do Património Culturais, Dr. Carlos Carvalho
  • Excelentíssimos colegas do Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambridge.
  • Caríssimos pró-reitores
  • Distintos convidados a este grandioso evento
É com assumida satisfação que em nome da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e em meu nome pessoal, vos dou as boas-vindas a este singelo mas significativo encontro científico que certamente ficará gravado nos anais da história do nosso país.

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde congratula-se de receber tão ilustres visitantes e de participar neste importante momento que se consagra à volta das recentes descobertas arqueológicas na Cidade Velha, descobertas estas que certamente serão um contributo de peso para o dossier de candidatura dessa cidade a património mundial da humanidade.

A vocação da UniPiaget para se envolver nestes grandiosos empreendimentos nacionais e culturais, é intrínseco à sua própria essência e vem realçado nos seus estatutos pelas palavras que, com a vossa permissão, me regozijo de ler:

“ A UniPiaget de Cabo Verde é uma estrutura social educativa destinada à criação, desenvolvimento, transmissão e difusão da Cultura, nomeadamente das artes, técnicas, ciências e demais saberes, numa perspectiva intercultural e transdisciplinar…”

“ Compete à UniPiaget promover e organizar acções de investigação, e outros tipos de acções e pesquisa, de aplicabilidade intra e extra-institucional …”


É pois com redobrado prazer que nos encontramos aqui e agora, parceiros do IIPC e da Universidade de Cambridge para junto do Governo, representado por vossa excelência, sermos testemunhas desta caminhada vangloriosa rumo ao merecido lugar que a Cidade Velha merece no seio do Património Mundial da Humanidade.

Não poderia deixar de cumprimentar o meu caro colega Reitor da UNICV que nos honra com a sua presença e com quem teremos muito em breve o ensejo de assinar um protocolo de amizade e cooperação entre as duas Universidades de Cabo Verde.

Aguardaremos então com ansiedade o desenrolar deste encontro cuja abertura será dentro de poucos minutos enriquecida pelas sempre sábias palavras de sua excelência o ministro da Cultura de Cabo Verde.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

CCS-SIDA e a UniPiaget assinam importante acordo


A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, representada pelo seu Reitor e pelo seu Administrador Geral, e o Comité de Coordenação de Combate ao SIDA, representada pelo seu Secretário Executivo, assinaram na tarde do dia 23 de Fevereiro 2007, um importante protocolo de entendimento e cooperação. Ambas as instituições estiveram representadas na cerimónia por delegações formadas pelos seus mais altos dirigentes, o que demonstra a importância que atribuem a tal protocolo. Além dos signatários pela parte da UniPiaget, estiveram presentes os Pró-reitores e o Presidente do Conselho Científico.

Este protocolo vai permitir que a nossa universidade ponha ao serviço da luta contra o SIDA toda a sua experiência em matéria de abordagem transdisciplinar de situações tão complexas como esta e disponibiliza-se a organizar cursos superiores sobre o combate ao SIDA, em parceria com outras universidades experientes nesta matéria como o Galillee College (de Israel) por exemplo

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Os nossos protocolos estão vivos e activos!

O Laboratório de Engenharia Civil de Cabo Verde e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde há muito que vêm colaborando em torno do nosso curso de Engenharia Civil. Esta colaboração foi capeada por um protocolo assinado em 2005, protocolo este que tem permitido um ambiente propício aos nossos alunos da área. De salientar os eventos de que somos conjuntamente protagonistas (Dias abertos por exemplo), as visitas de estudo efectuadas, as conferências e palestras, as aulas complementares, a aproximação com a Ordem dos Engenheiros, etc.

Ao abrigo deste protocolo (alínea g) do ponto 2 do artigo 4º), o LEC trouxe para a UniPiaget uma Conferência Sobre Mecânica dos Solos e Geotecnia. Esta conferência, dirigida pela Professora Doutora Cláudia Caldeira do Laboratório Nacional de Engenharia português, teve o patrocínio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
Tive então o privilégio de fazer a abertura desta conferência que se destinava aos engenheiros civis da Ordem dos Engenheiros e aos nossos docentes e alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitectura.

Foi um dia repleto de interessantes comunicações e de um aprimorado debate.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

A importância do protocolo assinado com a Universidade de Évora



O presente protocolo (podem "clicar" em cada página para consulta) decorre de um anterior assinado entre a Universidade de Évora e o Instituto Piaget. Como já fora dito, a UE foi a primeira universidade pública portuguesa a assinar um protocolo com aquele instituto.

Na sequência deste protocolo que a UniPiaget assinou com a UE, já começamos as primeiras conversas no sentido de trazermos, em parceria, para a nossa universidade, três mestrados: Análises Clínicas; Análises aerobiológicas; Informática.

Outras negociações tiveram igualmente o seu arranque. Elas serão retomadas aquando da minha próxima estadia em Évora onde irei igualmente ministrar uma cadeira na qualidade de Professor Convidado.



sexta-feira, outubro 27, 2006

Assinatura de um protocolo importante com a Rádio & Televisão de Cabo Verde (RTC)

Sexta-feira dia 27 de Outubro de 2006, foi para a UniPiaget mais um dia com cunho histórico: foi assinado um importante protocolo com a Rádio e Televisão de Cabo Verde (RTC) além de aproveitarmos a cerimónia para lançar oficialmente o 2º número da revista Contacto.

Pelas cláusulas seguintes poderão avaliar a importância deste protocolo:

1. Pelo presente PROTOCOLO, a Universidade Jean Piaget se disponibiliza a desenvolver e apoiar a RTC nas seguintes vertentes:
a) Selecção de pessoal a ser recrutado pela RTC;
b) Formação de recursos humanos da RTC;
c) Produção de programas de televisão, no seio da Universidade Jean Piaget;
d) Produção de programas de televisão, em parceria com a RTC, sobre o ensino superior, as novas tecnologias de informação e comunicação, a juventude, a luta contra a sida e outros, em moldes e periodicidade que forem definidos pelas partes;
e) Realização de diferentes estudos, nomeadamente de audiências, e análises sobre matérias de interesse comum relevante;
f) Produção de documentários, programas de entretenimento e outros, em moldes e periodicidade a serem definidos pelas partes;
g) Promoção da cultura e língua caboverdianas e da língua portuguesa na rádio e na televisão.
2. A RTC se compromete a desenvolver as acções necessárias, apoiar e garantir a Universidade Jean Piaget, nos moldes a serem definidos pelas partes:
a) Tratamento diferencial no acesso aos meios de comunicação social (rádio e televisão), da RTC, para a programação, promoção e publicitação dos cursos que são ministrados na Universidade Jean Piaget;
b) Possibilidade de realização anual de documentários sobre as Instituições associadas da Associação Piaget Internacional;
c) Visitas de estudos aos Departamentos da RTC, particularmente aos estúdios da rádio e da televisão, por parte dos estudantes da Unipiaget;
d) Possibilidade de realização de estágios curriculares, aulas práticas a alunos do curso de Ciências de Comunicação e eventualmente de alunos de outros cursos da Universidade Jean Piaget, na rádio e na televisão;
e) Possibilidade de produção de documentários em regime de co-producão;
f) Possibilidade de criar, em condições a definir, uma emissão de programas educativos produzidos na Universidade Jean Piaget, ficando a exploração de espaços publicitários, durante a emissão por conta da RTC.
A Universidade Jean Piaget e a RTC, mutuamente se disponibilizam a permitir e desenvolver, em proveito comum:
1. O uso recíproco de estúdios e auditórios, de equipamentos e materiais, sem custos associados, de acordo com a disponibilidade das partes e a concertação entre as Direcções das Instituições, devendo uma parte avisar a outra com antecedência razoável, justificável em cada caso, mas não nunca, em qualquer caso, inferior a 48 (quarenta e oito) horas;
2. A promoção de ambas as Instituições na utilização conjunta de logótipos em todas as actividades conjuntas que realizarem;
3. A troca de links na Web page de cada entidade;
4. A participação em eventos de carácter nacional e internacional;
5. A realização de palestras por parte de especialistas da Comunicação Social;
6. O conhecimento, de forma científica, da penetração dos diversos meios de comunicação social na opinião pública cabo-verdiana, designadamente através de pesquisas, estudos de mercado e audiências, em relação aos produtos dos média, em condições a definir pelas partes.

Voltarei a este assunto no próximo post.