sexta-feira, outubro 05, 2007

A NIVERSA que não versa

Aquando do V aniversário da nossa universidade, devia sair o volume zero de uma nova colecção das Edições Piaget dedicada a obras e trabalhos de investigação produzidos em Cabo Verde e em particular na UniPiaget.

Eis dois extractos da nota prévia esboçada pela então reitora da UniPiaget, que apresentavam a tal colecção intitulada NIVERSA:
"A Colecção Niversa vai buscar o seu nome ao termo niversitis derivado de niversum que, na Idade Média, no mundo da Educação, foi aplicado às corporações de professores e estudantes que se constituíram nos antepassados das universidades hodiernas."
"... os órgãos directivos da Universidade Jean Piaget, no final do seu quinto ano de actividade, sentem que chegou o momento de patentear o que se tem vindo a fazer no âmbito do Ensino, da Investigação e da Extensão, as três dimensões em que a sua actuação se exerce. Importa, pois, dar a conhecer o que se faz, porque se faz, como se faz e com que propósito se faz."
Foi assim que: David Lamas, Estela Lamas e Marco Lamas, bem como Jorge Brito, Adriana Carvalho e Luís Filipe Tavares, contribuíram com artigos que iriam dar uma visão do passado e do futuro da Unipiaget pois:
"O volume 0 da Colecção Niversa reunirá diversas visões da UniPiaget – a primeira será a do Presidente da Direcção do IP e as restantes dos diversos membros dos órgãos directivos – a Administração e a Reitoria, tendo em conta a sua implicação na instituição e a sua visão do que é a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde"
Porém, por razões várias, a colecção ainda não viu o seu nº zero publicado.

Devido às recentes mudanças na UniPiaget, penso que a probabilidade de vermos esse nº zero se torna cada vez mais próxima do zero! Outro nº zero, certamente vê-lo-emos!

Além disso e na minha opinião, as águas cristalinas em que navegamos tornam alguns dos artigos propostos para o Niversa, descabidos, inoportunos e de credibilidade contestável.

Sendo assim, sinto-me com legitimidade suficiente para divulgar o artigo que escrevi para o Niversa.

Acho que é importante fazê-lo, pois o mesmo descreve o papel que tive a felicidade de desempenhar para que pudéssemos ter hoje uma universidade transdisciplinar em Cabo Verde: a UniPiaget-CV. Julgo que esse artigo é igualmente um contributo importante para a História do Ensino Superior em Cabo Verde.

O título desse artigo é :

A TRANSDISCIPLINARIDADE CABO-VERDIANA, CAUSA E SEQUÊNCIA DA UNIPIAGET CV - Como pude de uma pulga enveredar por um grandioso desígnio

Fazendo um "clique" no citado título, acharão o resumo do mesmo e um link para fazer baixar o documento completo.

Sem comentários: