segunda-feira, dezembro 10, 2007

Semana no Mindelo com marcada presença da UniPiaget nos eventos académicos havidos

1ª Marca - O novo Adjunto da Reitoria, o Professor Doutor Paulino Lima Fortes

Enquadrado nas comemorações do seu 2º aniversário estava a apresentação do Professor Paulino Fortes como Adjunto da Reitoria da UniPiaget para o Pólo Universitário do Mindelo.

Começamos no dia 4 de Dezembro por uma visita de cortesia à Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, onde Paulino Fortes foi apresentado pelo Reitor à Dr.ª Isaura Gomes que nos recebeu com a sua simpatia e amizade de sempre, tendo-se manifestado visivelmente satisfeita pelo facto e desejado as melhores venturas ao novo Adjunto da Reitoria.

No dia 5 de Dezembro, Paulino Fortes teve a sua devida apresentação pública, no acto central comemorativo do 2º aniversário do Pólo, acto este que contou para além de estudantes e docentes com várias individualidades mindelenses entre as quais a Presidente da Edilidade, Dr.ª Isaura Gomes.

O Professor Paulino Fortes é um docente/investigador bastante conhecido nos meios académicos cabo-verdianos e eborenses pelas suas qualidades de exímio professor de matemática e dinamizador do espírito académico no seio do Ensino Superior cabo-verdiano. Há mais de 20 anos nas lides da investigação e do Ensino Superior, Paulino Fortes tem desempenhado cargos de relevo no mundo académico, como por exemplo o de Presidente do Instituto Superior de Educação onde durante muitos anos foi docente e elemento de referência. Paulino Fortes doutourou-se em Matemática pela Universidade de Évora onde igualmente exerceu a docência. É com muito orgulho que Cabo Verde poderá continuar a contar com a sabedoria deste Homem, agora quadro da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, onde encontrará certamente o ambiente académico de qualidade que tanto aprecia e para o qual em Cabo Verde tem lutado.

Marca - A presença do Administrador Geral e do Reitor nas conferências de Mário Soares e Adriano Moreira

O Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça (IESIG) teve uma fantástica iniciativa em promover duas conferências de alto nível e pertinência indiscutível, com os notáveis e ilustres personalidades que são os Professores Mário Soares e Adriano Moreira. As conferências tiveram lugar em dias diferentes, sendo a de Mário Soares no dia 4 de Dezembro, com a ilustre presença de Pedro Pires, cuja intervenção final galvanizou as atenções e mereceu quase que uma ovação. A de Adriano Moreira foi no dia seguinte e ... não deixou dúvidas para quem as tinha, que o personagem é um orador de grande gabarito.

O Reitor e o Administrador Geral marcaram presença nestes eventos e foram muito bem recebidos pelos dirigentes do IESIG que, com manifesta alegria, lhes atribuíu lugares de destaque entre seus convidados de honra.

Tivemos igualmente o ensejo de privar com estes conhecidos estadistas que momentos antes, sentados no lobby do hotel onde nos encontrávamos, nos manifestaram o seu agrado e apreço pela acção meritória que o Instituto Piaget tem desenvolvido, e pelas qualidades do seu Presidente, o Dr. Oliveira Cruz.

Marca - O novo Administrador Geral, o Mestre Luís Filipe Tavares, foi apresentado publicamente.

O acto central das comemorações abriu com a apresentação simultânea do novo Administrador Geral e do Adjunto da Reitoria. Esta apresentação foi feita pelo Reitor que traçou em linhas gerais o perfil dos colegas e enalteceu suas melhores qualidades.

O discurso do Mestre Luís Filipe Tavares foi galvanizante e mereceu a atenção dos jornalistas presentes, tendo o jornal Artiletra solicitado uma entrevista ao Sr. Administrador que aceitou de bom grado e agendou a mesma para o dia seguinte. Vale a pena ler, pois as linhas de força nelas contidas estão em perfeita sintonia com a nossa forma de conduzir a Universidade, rumo à optimização das valias cabo-verdianas na matéria.

Marca - Uma palestra sobre "a filosofia da Universidade Jean Piaget e a transição para o processo de Bolonha" foi proferida pelo Professor Doutor Jorge Sousa Brito.

O Professor Brito começou por mostrar como Jean Piaget iniciou sua carreira científica aos onze anos e como a sua paixão pela malacologia o levou a formular uma revolucionária teoria do processo de aprendizagem infantil que lhe valeu a notoriedade na matéria. Traçou o percurso académico do cientista e demonstrou como isto o levou para as lides da Transdisciplinaridade, termo criado por ele e que enforma hoje o modus faciendi da acção formadora da UniPiaget.

Marca - O terceiro concurso de ideias do Centro de Desenvolvimento Empresarial foi apresentado pelo Administrador Geral. Os alunos prestaram muita atenção e mostraram-se bastante interessados

Marca - Lançamento do livro premiado de Maria Adriana Carvalho A Memória Educativa Recuperada no Cabo Verde Boletim” no Centro Cultural Português do Mindelo.

O evento, promovido pelo Centro, foi enquadrado nas nossas cerimónias comemorativas por ser a premiada uma estudante de um Doutoramento na UniPiaget e por ela também ser docente desta nossa universidade. A apresentação esteve a cargo do Doutor Leão Lopes.

O Reitor foi convidado a fazer parte da mesa do evento, uma vez que se tratava de um trabalho académico fruto da dinâmica da nossa Universidade.De realçar que o prémio deste ano, foi igualmente atribuído a outra docente da UniPiaget que frequenta o mesmo Doutoramento.

Sem comentários: