sexta-feira, dezembro 21, 2007

A UniPiaget participa no II Encontro de Jovens Investigadores Cabo-verdianos

A nossa Universidade foi, como se devem ter lembrado, uma das primeiras a saudar e a apoiar a iniciativa destes jovens aquando do seu 1º encontro em Lisboa em Dezembro de 2006.

Agora, é com muita satisfação que nos vemos envolvidos na organização e desenrolar desta 2ª edição que tem lugar na Praia em parceria com a UniCV:
  • um dos nossos na comissão organizativa;
  • apoio na divulgação interna do evento;
  • participação com comunicações;
  • condução dos trabalhos de uma das mesas.
Foi com muito gosto que o Reitor da UniPiaget moderou o painel sobre "Ciência, Tecnologia e Inovação", pois os temas apresentados foram todos de áreas afins à sua formação e actuação académica: Saúde, Química e Ecologia, como se pode conferir no extracto noticioso seguinte ( Liberal Online ):
Da parte da manhã houve um painel sobre “Ciência, Tecnologia e Inovação”, moderado pelo reitor da Univ. Piaget, Jorge Sousa Brito, com intervenções de:
  • Maria do Rosário Varela (sobre Prevalência das Lesões Músculo-Esqueléticas da Região Dorso Lombar nos Enfermeiros. Mitos e Realidades),
  • Cecílio Pires (sobre Anemia num Grupo de Mulheres da Consulta de Planeamento Familiar da Praia, Cabo Verde. Estudo de Prevalência),
  • Fátima Carvalho (Modulação pelo Pepdídeo Vasoactivo Intestinal da Depressão de Longa Duração no Hipocampo de Rato: Contribuição da Actividade de Exploração e Aquisição de Novidade),
  • Rui M. Freitas (Occurence of Panulirus Argus (Latreille,1804) (Decapoda, Palinuridae) in the Northwest Islands of the Cape Verde Archipelago (Central-East Atlantic).
  • Jorge Brito Neves (Optimização e Implementação de Metodologias para Análise de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos em Águas e Sedimentos).
Vários serão os trabalhos apresentados por membros da UniPiaget neste evento como se pode constatar no programa completo deste II EJIC que poderá ser baixado em Programa do II EJIC

Este evento reveste-se de capital importância para a ciência cabo-verdiana, o que foi brilhantemente evidenciado pelo Reitor da UniCV no seu discurso de abertura. Este discurso é digno de leitura atenta e corresponde inteiramente à posição da Universidade Jean Piaget que continuará a alinhar na filosofia envolvida e se disponibiliza a constituir parceira da UniCV neste assunto.

Sem comentários: