sexta-feira, novembro 27, 2009

Prémios de mérito a melhores alunos, uma das novidades de 2009/2010

Resolvemos regressar ao vosso convívio precisa e propositadamente neste momento em que a nossa universidade realiza a cerimónia solene de abertura do ano lectivo. Esta cerimónia reveste-se de um significado bastante diferente das habituais "aberturas de anos lectivos" que geralmente são de boas-vindas aos novos alunos e de indicações académicas de como se vai desenrolar o ano lectivo em questão.

As cerimónias de abertura da UniPiaget, visam realçar o nosso firme propósito educativo no sentido da formação do "homem desenvolvido de forma integral e com consciência ecológica". Nestas ocasiões, incentivamos os estudantes e os professores a procurar melhores patamares de qualidade e maior apetência e gosto pela investigação e pelos estudos.

Foi assim que introduzimos neste programa, os seguintes momentos em sintonia com esses desideratos:

* Discurso do Reitor, onde este apresenta os fundamentos e propósitos atrás da cerimónia.

* Intervenção da Ministra da Educação, onde esta realça a política educativa deste sector onde nos inserimos.

* Assinatura de protocolo catalisador das acções de investigação e de formação avançada.

* Atribuição de prémio estimulador ao melhor aluno de um curso.

* Comunicação sobre um tema pertinente, proferido por uma personalidade com notoriedade e reconhecimento na respectiva área científica.

Esta cerimónia foi anunciada por vários órgãos escritos (exemplo aqui) e de radiodifusão, e obteve uma boa cobertura televisiva, quer da RTC quer da TiVer:


O ponto de maior destaque (ver aqui) foi o do prémio de melhor aluno finalista do curso de Economia e Gestão, oferecido pela Agência de Regulação Económica (ver aqui o anúncio da própria ARE) em conformidade com o protocolo entre nós assinado (ver aqui a notícia de então).

Criámos estes prémios e estamos a contactar instituições e entidades para os patrocinar. Há também prémios para melhores trabalhos de investigação. Uma das instituições que nessa sessão de abertura se disponibilizou para patrocinar este tipo de prémios aplicados às ciências farmacêuticas, foi a Inpharma-Laboratórios farmacêuticos, com quem assinámos um valioso protocolo de cooperação:



Para terminar, apresentamos o essencial do discurso introdutório do Magnífico Reitor:

É com muito orgulho e entusiasmo que em meu nome pessoal, no do Sr. Administrador Geral e no da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, partilhamos convosco os sublimes momentos que se seguirão, inseridos nesta que é a Cerimónia Solene da Abertura do Ano Lectivo 2009/2010.

Que filosofia impregna a abertura de um ano lectivo nesta universidade? Porque será ela tradicionalmente realizada depois da sétima semana de aulas? São estas as questões que possam eventualmente surgir e cujas respostas serão seguramente encontradas no decorrer desta cerimónia.

Uma filosofia comemorativa quiçá de feitos e conquistas alcançadas é deixada para o Dia da Universidade, a 7 de Maio. Porém, nesta cerimónia de abertura, visamos essencialmente motivar e incentivar os discentes, (os nossos mais de 500 novos alunos e os outros estudantes) a aumentar e a aprimorar o seu gosto pelos estudos, pela investigação e pela construção constante de sua consciência cívica, ambiental, social e científica. Por outras palavras e em síntese, é nosso propósito transformar o aluno (discípulo) em estudante (o ávido do saber), visando o cidadão integral e ecológico (imbuído de sabedoria).

Para atingir este fim, a UniPiaget elegeu entre vários, dois eixos catalizadores que serão doravante realçados nas cerimónias de abertura dos anos lectivos:

1. O estímulo à qualidade do trabalho de investigação e de estudo
2. O estímulo à consciência cívica e à cidadania ambiental

Senhora Ministra,

Nunca será demais realçar o quão estimamos o modo como Vossa Excelência se relaciona com a nossa universidade e a sua amabilidade em prontamente aceitar os nossos convites. E por sabermos o valor que dá a estes mencionados eixos, é com redobrado prazer que passo a enunciar as seguintes medidas e resoluções tomadas em harmonia com o 1º dos eixos catalizadores:
  • Preconizado no nosso Plano Estratégico, arrancaremos em breve com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento, que associado a outras medidas, dará um impulso substancial à vertente Investigação de uma universidade tal como a nossa.
  • Acabam de ser institucionalizados os prémios de Melhor Aluno Finalista de um Curso e o de Melhor Monografia em Área Escolhida. Estes prestigiados prémios, serão patrocinados por instituições ou entidades que se manifestarem interessadas em se verem associadas a eles. O prémio que vai hoje ser atribuído ao melhor aluno finalista do curso de Economia e Gestão, é patrocinado pela Agência de Regulação Económica. Aproveito para cumprimentar e saudar o Presidente do Conselho de Administração da ARE, Dr. João Renato Lima, aqui presente.
No que tange ao 2º eixo catalizador, é já tradicional submeter esta cerimónia a um “tema central”, apresentado por um orador de prestígio e notoriedade conhecidos. Dado à pertinência e à gravidade da situação que o país se viu envolvido nos últimos dois meses, achamos que a questão do comportamento do cidadão face a problemas de Saúde Pública, seria uma escolha acertada.

Estes temas centrais, são uma chamada de atenção para os nossos estudantes e docentes reflectirem sobre eles e quiçá, orientarem seus interesses de estudo e de investigação para essas temáticas.

Todos os nossos alunos do 1º ano têm um seminário obrigatório logo no 1º semestre, que além de lhes abrir as portas à prática da investigação, os lança nesta linha conducente ao incremento da consciência cívica e no da consciência ambiental. São os seminários de Pensamento crítico, Ciência e Sociedade e o de Antropologia. Estes seminários iniciam-se na 6ª semana do 1º semestre, pelo que o “tema central”, apresentado nesta cerimónia de abertura do ano lectivo, lhes é de grande utilidade.

Excelências, convidados, caros colegas, minhas senhoras e meus senhores,

Para selar e solidificar o tema por nós escolhido, achamos igualmente simbólico, associar a este evento a assinatura de um importante protocolo no domínio da Saúde. Assim o faremos com a Inpharma, conhecida empresa farmacêutica, que desde as nossas primeiras horas tem estado ao nosso lado nesta árdua mas empolgante caminhada, rumo a um futuro brilhante no domínio da saúde e da investigação científica nestas áreas. Saúdo igualmente o Engº Paulo Lima a quem exprimo o nosso regozijo por mais esse momento histórico.

Não querendo mais me alongar, deixo aqui os nossos agradecimentos a todos quantos nos honram com a sua presença e um especial obrigado à Srª Ministra por ter aceite estar entre nós neste singelo mas sublime momento que é o de uma abertura solene.

Obrigado a todos pela atenção