
João Manuel Varela, João Vário, G.T. Didial ou Timóteo Tio Tiofe, tinha uma obsessão pelo nº sete, tendo falecido aos 70 anos no dia 7 de Agosto de 2007. Esta particularidade é devidamente salientada na EPÍSTOLA PÓSTUMA AO MEU IRMÃO JOÃO, publicada por António Neves no A Semana on-line.
Este cientista do cérebro e das biomédicas, é também um exímio e multifacetado escritor, poeta, contista e ensaísta. Usava para cada uma de suas brilhantes facetas, um heterónimo original mas pleno de simbolismo.
A nossa universidade quis homenagear este vulto da cultura e da ciência cabo-verdiana pelas seguintes sete razões:
- Varela foi o primeiro a fazer um projecto de uma universidade para Cabo Verde. Em 1977 apresentou-o às autoridades políticas de então. Ora, a UniPiaget é a todos os títulos, a 1ª universidade cabo-verdiana e em certa medida se pode dizer que realizou o sonho de Varela.
- A UniPiaget, pauta pela valorização dos homens de Ciência e de Cultura cabo-verdianos e não poderia deixar despercebido o primeiro aniversário de nascimento após a morte do ilustre personagem.
- As áreas de investigação e de excelência de João Varela, são desenvolvidas na UniPiaget, através das ciências biomédicas e da saúde (cinco cursos) e as das línguas, literatura e ciências da comunicação (três cursos e o Instituto Superior de Língua Portuguesa).
- A UniPiaget segue uma política de estímulo à juventude para a investigação e para o gosto ao saber e à cultura. João Varela é um exemplo paradigmático a seguir.
- A nossa universidade pretende também desenvolver linhas de investigação consentâneas com as de João Varela e é bom que a comunidade académica conheça melhor a vida e a obra deste cientista e escritor.
- O Instituto Piaget e a nossa Universidade, seguem uma visão transdisciplinar e Varela é um exemplo de personalidade transdisciplinar, como o foram Leonardo da Vinci e Pico della Mirandola (com as devidas proporções, épocas e contextos salvaguardados)
- Um dos nossos mais conceituados Professores é um grande estudioso de João Vário e por ocasião da sua entrada na UniPiaget, tropeçou em alguns constrangimentos que o tolheram de dar uma aula magna (para a qual tinha sido convidado) sobre a obra de Varela. Este Professor, Manuel Brito Semedo, sentiu-se em dívida com Varela e teve logo todo o apoio desta universidade para levar avante a sua pertinente ideia de homenagem.