terça-feira, julho 22, 2008

Nosso Professor André Antunes e a descoberta de um micróbio de outro mundo

Este sorridente jovem Doutor, é um valoroso investigador e cientista, que acaba de ver seu trabalho reconhecido num artigo do jornal Público, intitulado:


Investigadores de Coimbra participam em descoberta de nova classe de bactérias no Mar Vermelho

O artigo do Público inicia assim:

" Uma equipa de investigadores de Portugal, Alemanha e Estados Unidos da América descobriu uma nova classe de bactérias no Mar Vermelho, totalmente desconhecida, anunciou hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A nova classe de microrganismos foi encontrada no fundo das fossas salgadas do Mar Vermelho, a 1447 metros de profundidade, onde não há luz nem oxigénio.

..........................................................................

A descoberta foi publicada em Junho no "Journal of Bacteriology" - jornal de referência da Microbiologia, e, segundo a nota da FCTUC, "está a agitar a comunidade científica mundial.

Surge na sequência de uma investigação iniciada em 2004 com uma expedição ao Mar Vermelho, organizada por investigadores alemães e na qual participou André Antunes."

André Antunes, na sequência de um projecto de investigação ("Ecologia e diversidade microbiana em ambientes abissais hipersalinos do Mar Vermelho") com fundos FCT , levou a cabo um estudo que conduziu ao seu brilhante doutoramento na Universidade de Coimbra em 2006.

.
É pois com enorme satisfação que a nossa universidade acolhe esta notícia, pois André Antunes é actualmente um dos nossos melhores Professores, dinâmico, empreendedor e estimado pelos colegas e pelos seus alunos. Pessoa simples e de fino trato, fez questão de aprender o crioulo e tem-se tornado uma peça-chave na consolidação da imagem de marca UniPiaget-CV.

Parabéns Antunes, parabéns Universidade de Coimbra, parabéns UniPiaget.

1 comentário:

Unknown disse...

Uma coisa é certa, o nosso professor,amigo Andre Antunes é um soa melhores professores que a universidade ja tive por causa da sua simplicidade com as pessoas e com a sua capacidade.Desejo-te toda a felicidade do mundo e uma boa pesquisa. Parabéns