sexta-feira, maio 07, 2010

Chegou o grande dia !

Este foi mais um grande dia na história da nossa universidade. Sob a égide da área das ciências económicas (Economia, Gestão, Administração, Comércio, Contabilidade, Finanças e Fiscalidade), assinaram-se importantes protocolos, ouviram-se importantes alocuções (com destaque pela do Sr. Presidente do Conselho directivo do Instituto Piaget) e fomos todos presenteados por uma magnífica oração de sapiência proferida pela Drª Cristina Duarte, Ministra das Finanças.

Quanto ao Reitor, coube-lhe o ensejo de proferir algumas palavras alusivas ao momento comemorativo, como poderemos ler a seguir:

As minhas primeiras palavras são de saudação e de regozijo pelo significado de que se reveste este grandioso dia que é o da nossa universidade, dia este em que comemoramos os nove anos de nossa existência como tal e em que, acabámos de assinar estes tão importantes protocolos.

Porém, gostaria de realçar uma curiosa particularidade que se desenha sob nossos olhares atentos. O facto deste dia, o dia 7 de Maio, parecer querer se inscrever de forma indelével na história do Ensino Superior cabo-verdiano. Senão vejamos:

• A 7 de Maio de 2001, a primeira aula da primeira turma de uma universidade cabo-verdiana era proferida
• A 7 de Maio desse mesmo ano, era publicado no Boletim Oficial, os Decretos-Lei que autorizavam o Instituto Piaget a exercer actividade em Cabo Verde e que definiam os princípios de actuação da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
• Sucessivos 7 de Maio foram doravante festejados na nossa universidade, trazendo à comunidade momentos de alegria, de realização e de reflexão sobre temas candentes com que os nossos convidados de elite nos têm brindado.
• A 7 de Maio de 2006, era anunciado publicamente a mudança da direcção desta universidade para as mãos de um Reitor cabo-verdiano
• A 7 de Maio de 2007 o Senhor Primeiro Ministro, José Maria Neves discursava nesta sala e reiterava o seu voto de confiança nesta instituição, declarando que esta universidade era a primeira universidade em Cabo Verde e que de sua pena saíra a assinatura que autorizava a abertura.
• A 7 de Maio de 2007, saía no BO o Decreto-Lei que aprovava o Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo em Cabo Verde.
• E, neste preciso 7 de Maio, encontra-se reunida a Conferência Internacional sobre o Ensino Superior em Cabo Verde.


Senhora ministra,
Caros signatários dos protocolos, ora assinados

É nesta onda do 7 de Maio que os actos que neste momento praticamos e vivenciamos, serão mais uma vez gravados, nas cada vez mais gloriosas páginas da história do Ensino Superior em Cabo Verde.

Esta comemoração, como já tivemos a ocasião de realçar, surge num momento especial em que a nossa universidade tem passado por gratificantes experiências de cooperação, amizade e solidariedade, e se vê envolvida em projectos na área do empreendedorismo e no da Gestão. Por esta razão, e pelo facto de um terço da nossa população estudantil se concentrar nas áreas da Economia e Gestão, consideramos que seria apropriado dedicar as comemorações do 9º aniversário, às áreas de Economia, Gestão, Administração e Finanças, pelo que erigimos como lema desta semana de campo: “A UniPiaget em sintonia com as práticas da boa governação”.

A nossa universidade, como universidade transdisciplinar e como universidade empreendedora, termos técnicos patentes em diversos trabalhos de autores de renome mundial em matéria de ensino Superior, pauta-se por difundir no seio da sua massa estudantil, o gosto pelo saber, o espírito crítico e o cultivo de uma cidadania activa.

Sintonizamo-nos com os mais candentes problemas da actualidade, como os da crise económica e financeira actual, os problemas ambientais, o da segurança alimentar, o da violência baseada no género, o da luta contra o vírus do Sida, a questão das energias renováveis, etc.

Em todas estas matérias, temos acções em curso, quer sob forma de projectos de investigação, quer sob forma de introdução de conteúdos, de elaboração de novos planos curriculares, de assinatura de protocolos com instituições que laboram nestas áreas, de promoção e realização de conferências internacionais e de palestras alusivas a estes temas.

A nossa sintonia é total com tudo o que tange e afecta a nossa sociedade e o mundo em geral. É por isso que temos em grande conta, as linhas estratégicas traçadas pelo Governo de Cabo Verde para o desenvolvimento do País:
• O Turismo
• A Praça Financeira
• O Hub de apoio à Pesca
• As Comunicações e Telecomunicações

Para melhor acompanhar estas linhas e as acções inerentes aos respectivos Clusters escolhidos pelo Governo, a UniPiaget já inseriu no seu Plano Estratégico, vários projectos em sintonia, dos quais destacamos a criação do Centro de Investigação para o Desenvolvimento.

Não me vou alongar nesta minha alocução, pois não é meu intento transformar esta intervenção em discurso, tanto mais que aguardamos avidamente o discurso do Presidente do Instituto Piaget, Professor Luís Cardoso e a oração de sapiência tradicional nesta cerimónia, este ano proferida por sua excelência a Drª Cristina Duarte, Ministra das Finanças de Cabo Verde, a quem desde já manifestamos o nosso profundo agradecimento por ter aceitado o convite em partilhar connosco estes momentos e em abrilhantar a cerimónia solene com, certamente, mui importantes conteúdos atinentes ao mundo das Finanças e ao da Reforma do Estado dos quais todos nós reconhecemos a sua expertise e apreciamos a sua exímia prestação.

Termino, declarando que já entramos no nosso décimo ano de existência e que saberemos comemorá-lo à altura. Já equacionei a equipa de trabalho que apresentará incessantemente a proposta de programa comemorativo deste 10º aniversário.

Senhora Ministra,
Minhas Senhoras e Meus Senhores

Os nossos melhores agradecimentos e os nossos melhores votos de sucesso a todos, nomeadamente aos nossos estudantes que são a razão e o objecto da nossa existência

Tenho dito

quinta-feira, maio 06, 2010

Um pouco mais de História

Na senda das comemorações do 550 anos do descobrimento das ilhas e no dos 35 anos da independência nacional, eis que uma palestra sobre a "Luta de Libertação Nacional" vem mesmoa propósito.

quarta-feira, maio 05, 2010

Sob o signo da Cultura História e Sociedade

















Estas actividades têm suscitado o interesse da imprensa cabo-verdiana. O jornal A Semana refere-se, embora de forma breve e lacónica, às actividades desta Semana de Campo nestes termos:

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde acolhe uma exposição de produtos dos rabelados, enquadrada no programa “Semana de campo”. Haverá ainda duas palestras, uma sobre a adesão de Cabo Verde à OMC e outra sobre “cidade velha , património da humanidade”, campanha de sensibilização sobre a problemática da droga e da sida e o lançamento da revista “ Piaget art fashion”. Segunda feira, 3, ficou marcada por uma exposição de artesanato e de livros , actuação da banda militar e da banda municipal de Sapo Domingos, projecção de filmes e início de actividades desportivas como cartas, damas, playstation, futsal e ping pong. Ontem, 4, foi o Dia Cvmovel. Aconteceu um intercâmbio entre as associações de estudantes das universidades cabo-verdianas na ilha de Santiago e uma palestra sobre “informação em tv regional”, por Pedro Bicudo, e o lançamento do livro “Tambor”, do jornalista Daniel Medina. A "Semana de campo" termina na sexta-feira, 7.
.

terça-feira, maio 04, 2010

Pedro Bicudo honra o nosso 9º aniversário

A nossa Associação Académica convidou as associações de estudantes das outras universidades presentes na ilha de Santiago, incluindo a pública, para um intercâmbio estudantil. O nosso Pró-reitor para o desenvolvimento científico e académico, Jacinto José Estrela, foi convidado a dirigir algumas palavras aos estudantes destas universidades, assim reunidos.

De salientar que este exemplo de unidade e convivência entre estudantes das referidas universidades é coisa sadia e devia servir de incentivo aos dirigentes dessas universidades, para o estabelecimento de parcerias e protocolos entre as respectivas instituições.

A nossa universidade tem se mostrado sempre aberta a este tipo de aproximação, apesar do pouco interesse que julgamos perceber por parte da nossa mais visível congénere.

As ciências da comunicação têm sido para nós uma das áreas mais importantes da nossa acção. Sendo assim, o dia de hoje é dedicado a esta área. Temos no cardápio uma importante palestra sobre a "Informação em TV regional" proferida pelo Director da RTP Açores, Dr. Pedro Bicudo:

Pedro Albergaria Bicudo, conhecido jornalista da RTP, nasceu nos Açores e vive em Washington. Tem um Mestrado em Jornalismo (Northeastern University, Boston), Licenciatura em Geografia (Universidade de Coimbra) e Bacharelato em Geografia-Ciências Sociais, (Universidade dos Açores). Foi nomeado Correspondente da RTP em Washington em Agosto de 2000. Entre 1996 e 2000 foi Chefe de Delegação da RTP Internacional nos EUA, altura em que desenvolveu e implementou o projecto de parceria entre a RTP e a Universidade de Massachusetts. Bicudo iniciou-se na RTP em 1993, ao serviço da RTP Açores. Trabalhou também para a RDP Açores. Embora tivesse colaborado com a imprensa desde os bancos do liceu, foi como editor do semanário luso-americano "O Jornal", de Fall River; que enveredou pelo jornalismo. Antes tinha sido professor do ensino secundário em P. Delgada, Coimbra e Lisboa. Nos EUA foi também professor de Português e intérprete. É filho da articulista etnográfica "Maria de Água d'Alto" e do falecido Prof. Edmundo Bicudo. Tem publicado e proferido palestras em Portugal e nos EUA, concentrando-se na análise dos Media Étnicos. Como correspondente da RTP em Washington fez a cobertura noticiosa de grandes eventos. Cobriu as Eleições Presidenciais Americanas de 2000 e 2004; Ataques do 11 de Setembro ao Pentágono e NY; Guerra do Iraque (Washington); Cimeiras Mundiais da ONU, 2000 a 2004; Cimeira da OPEP 2001-Caracas.
[in: Jornal Portal Brasil - 14.5.2005]

Este jornalista veio a Cabo Verde a convite da Embaixada americana e esteve no jornal da noite da TCV de 3.5.2010 a falar sobre a liberdade de imprensa (clique aqui para ver a peça da TCV)

segunda-feira, maio 03, 2010

O nono aniversário com júbilo

Vamos iniciar o nosso décimo ano de existência a servir Cabo Verde. O décimo ano de existência de universidades em Cabo Verde !

Esta universidade (a primeira!) foi a semente que deu a Cabo Verde a confiança no ensino superior. Hoje o país tem 5 universidades e 4 instituições de ensino superior que caminham para vir a ser universidades. O nosso espírito inovador e a nossa prática rigorosa e organizada, tem servido de exemplo e de escola a muitas das novas instituições que nos observam e adoptam várias das nossas práticas. Estas instituições, têm procurado contratar e persuadir muitos de nossos diplomados e docentes (a quem propiciamos novas experiências e oportunidades de enriquecerem seus CVs) a trabalhar com elas e a fazer parte de seus quadros. Esta é uma das mais valias de que nos orgulhamos! e estamos a trabalhar para que continuemos a ser uma, senão A referência no panorama do Ensino Superior Cabo-verdiano.

É assim que damos início às comemorações do nosso nono aniversário com a Semana de Campo, organizada em prol dos nossos valorosos estudantes e com maioria das iniciativas provindas da Associação Académica da UniPiaget. Iremos então paulatinamente apresentar os cartazes indicadores das actividades desta semana, que se prolonga até ao dia 8 de Maio.


Hoje, fez-se a abertura com da habitual exposição de artesanato e o pontapé de saída foi com a Banda Militar, que nos brindou com fantásticas peças e mexeu com a chama da juventude de nossos briosos estudantes. O dia termina com a projecção de um excelente filme, vencedor de óscar e de globo de ouro: "O Fiel Jardineiro"

Vejamos agora o ambiente propiciado pela banda militar:

..
.