terça-feira, maio 04, 2010

Pedro Bicudo honra o nosso 9º aniversário

A nossa Associação Académica convidou as associações de estudantes das outras universidades presentes na ilha de Santiago, incluindo a pública, para um intercâmbio estudantil. O nosso Pró-reitor para o desenvolvimento científico e académico, Jacinto José Estrela, foi convidado a dirigir algumas palavras aos estudantes destas universidades, assim reunidos.

De salientar que este exemplo de unidade e convivência entre estudantes das referidas universidades é coisa sadia e devia servir de incentivo aos dirigentes dessas universidades, para o estabelecimento de parcerias e protocolos entre as respectivas instituições.

A nossa universidade tem se mostrado sempre aberta a este tipo de aproximação, apesar do pouco interesse que julgamos perceber por parte da nossa mais visível congénere.

As ciências da comunicação têm sido para nós uma das áreas mais importantes da nossa acção. Sendo assim, o dia de hoje é dedicado a esta área. Temos no cardápio uma importante palestra sobre a "Informação em TV regional" proferida pelo Director da RTP Açores, Dr. Pedro Bicudo:

Pedro Albergaria Bicudo, conhecido jornalista da RTP, nasceu nos Açores e vive em Washington. Tem um Mestrado em Jornalismo (Northeastern University, Boston), Licenciatura em Geografia (Universidade de Coimbra) e Bacharelato em Geografia-Ciências Sociais, (Universidade dos Açores). Foi nomeado Correspondente da RTP em Washington em Agosto de 2000. Entre 1996 e 2000 foi Chefe de Delegação da RTP Internacional nos EUA, altura em que desenvolveu e implementou o projecto de parceria entre a RTP e a Universidade de Massachusetts. Bicudo iniciou-se na RTP em 1993, ao serviço da RTP Açores. Trabalhou também para a RDP Açores. Embora tivesse colaborado com a imprensa desde os bancos do liceu, foi como editor do semanário luso-americano "O Jornal", de Fall River; que enveredou pelo jornalismo. Antes tinha sido professor do ensino secundário em P. Delgada, Coimbra e Lisboa. Nos EUA foi também professor de Português e intérprete. É filho da articulista etnográfica "Maria de Água d'Alto" e do falecido Prof. Edmundo Bicudo. Tem publicado e proferido palestras em Portugal e nos EUA, concentrando-se na análise dos Media Étnicos. Como correspondente da RTP em Washington fez a cobertura noticiosa de grandes eventos. Cobriu as Eleições Presidenciais Americanas de 2000 e 2004; Ataques do 11 de Setembro ao Pentágono e NY; Guerra do Iraque (Washington); Cimeiras Mundiais da ONU, 2000 a 2004; Cimeira da OPEP 2001-Caracas.
[in: Jornal Portal Brasil - 14.5.2005]

Este jornalista veio a Cabo Verde a convite da Embaixada americana e esteve no jornal da noite da TCV de 3.5.2010 a falar sobre a liberdade de imprensa (clique aqui para ver a peça da TCV)

Sem comentários: