sábado, dezembro 01, 2007

Os nossos seminários obrigatórios arrancam de novo em força

Como é sabido, a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde rege-se por uma filosofia de formação profundamente humanista, visando o desenvolvimento humano integral e ecológico. É assim que tem desenvolvido seminários obrigatórios para todos os alunos do primeiro ano, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de adquirir uma sensibilidade especial que lhes permita descobrir a complexidade das sociedades humanas e, concomitantemente, perceber a diversidade sempre presente na unidade, eliminando possíveis visões unilaterais e limitadas no seio da comunidade científica e/ou profissional em que se insiram. Tem como principais objectivos:
  • Desbravar o caminho para a aquisição de uma visão crítica e transdisciplinar do conhecimento, no âmbito da evolução científica, artística e cultural do Homem na sociedade contemporânea.
  • Fomentar uma abordagem transdisciplinar na resolução de problemas a cargo de equipas pluridisciplinares de trabalho
  • Fazer despertar e incentivar o espírito crítico de modo a elevar os níveis de discernimento pessoais e colectivos
Assim, disponibiliza-se aos estudantes do 1º ano, dois Seminários:
  1. Antropologia
  2. Pensamento Crítico, Ciência e Sociedade (variante Transdisciplinaridade e variante História, Cultura e Património)
Pretende-se atingir o mesmo propósito de consciencializar o estudante de que os estudos que constituem o objecto de sua formação não podem ser desgarrados do contexto social em que o mesmo estudante se insere. Os processos e as modalidades dessa ligação não poderão igualmente ser desconectados da postura e do discernimento do estudante como sujeito envolvido e envolvente da construção desse próprio conhecimento. O entrosamento do sujeito e do objecto resulta num processo construtivo do que ao longo dos tempos constitui o património de um povo/sociedade, expresso pela sua cultura e sua história.

Enquanto a 1ª temática (Antropologia) faz a abordagem da questão pelo contexto social, a temática Pensamento crítico, Ciência e Sociedade aborda a mesma questão pelo ângulo da visão crítica do sujeito ou pelo ângulo do fruto das relações sujeito/objecto havidas.

Foi decidido então criar estes seminários distintos que apresentam a temática do Pensamento crítico, Ciência e Sociedade sob os dois ângulos acima referidos. O seminário de Transdisciplinaridade (ângulo da visão crítica do sujeito) e o seminário História, Cultura e Património (ângulo do fruto das relações sujeito/objecto havidas ao longo da História).

Dado à importância que atribuímos a estes seminários, colocámos este ano à frente de cada um deles e de suas variantes, Professores Doutores com vasta experiência lectiva no Ensino Superior (mais de 20 anos) e carreira académica reconhecida nacional e internacionalmente:

  • Seminário de Antropologia: Professor Doutor MANUEL BRITO SEMEDO, Professor Auxiliar do quadro da UniPiaget.




  • Seminário de Pensamento Crítico, Ciência e Sociedade - variante Transdisciplinaridade: Professor Doutor JORGE SOUSA BRITO Professor Catedrático do quadro da UniPiaget





  • Seminário de Pensamento Crítico, Ciência e Sociedade - variante História, Cultura e Património: Professor Doutor ANTÓNIO GERMANO LIMA
Docente da Universidade (pública) de Cabo Verde, colabora connosco no quadro da nossa firme política de valorização dos académicos e investigadores cabo-verdianos e da convicção que o trabalho no seio de uma rede interna de universidades e de estabelecimentos de ensino superior, é a postura mais certa e patriótica na presente conjuntura nacional.


Sem comentários: