quinta-feira, março 13, 2008

A problemática do património em Cabo Verde

A nossa universidade esteve na manhã de 13 envolvida em várias actividades culturais de capital importância para a afirmação da identidade cultural do cabo-verdiano e para a preservação do património nacional.

Teve início no Centro Cultural Português pelas 9h, um importante ciclo de conferências promovido pela Fundação Luso Africana para a Cultura sob o tema "Fim do Império, Princípio das Nações", com um programa recheado de interessantes comunicações, proferidas por conferencistas bastante conhecidos, como por exemplo o Professor Jaime Nogueira Pinto. O Reitor e académicos da UniPiaget marcaram a sua presença no certame.

O segundo evento com notável relevância, foi a aula/conferência proferida pelo reputado Professor João Lopes Filho (do Instituto Superior de Educação) num dos nossos anfiteatros que esteve a abarrotar de alunos e docentes altamente interessados em ouvir Lopes Filho discorrer sobre a questão do Património.

A iniciativa partiu do não menos conhecido Professor Manuel Brito-Semedo, docente da UniPiaget que rege a cadeira de Etnografia e Património artístico e cultural do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) da nossa universidade. O Professor Brito-Semedo enriqueceu a cadeira que ministra com uma série de conferências pertinentes, sendo esta a primeira, tendo o imediato patrocínio da Reitoria que apoiou o alargamento da iniciativa a toda a comunidade académica.

Lopes Filho revelou-se o exímio Professor com que a audiência contava e foi alvo de um gesto de carinho pela parte dos alunos de GHT que lhe ofereceram um livro das edições Piaget e a nossa revista Contacto. O Reitor cumprimentou o académico e o amigo Lopes Filho, salientando a importância que a Universidade Jean Piaget atribui a iniciativas deste género, sobretudo quando nela participam docentes da universidade pública UNICV, como o ilustre convidado e outros colegas que o acompanharam. O nosso Administrador Geral cumprimentou igualmente o Professor e em nome do Instituto Piaget ofereceu-lhe uma Agenda poética da autoria do Dr. Oliveira Cruz, presidente do citado Instituto.



1 comentário:

dom disse...

Hello, I hope you speak/read English: I'd very much appreciate a visit from you, to leave me a Cape Verde Flag. I have 183 countries so far :) have a nice day! Thank You