terça-feira, outubro 16, 2007

Mesa-redonda dos Reitores "das" Universidades da Macaronésia

A Universidade (Pública) de Cabo Verde inaugura as suas actividades lectivas neste ano de 2007/2008. Para tal, põe de pé um notável programa de actividades bastante interessante, rico de eventos, aulas-magnas, mesas redondas, assinatura de protocolos, discursos de eminentes personalidades, etc. Muitos foram os convidados a participar nesses actos.

Nós fomos convidados a assistir a alguns deles e é assim que tive o ensejo de estar presente no Acto central de Abertura do Ano Lectivo, que se desenrolou no dia 15 de Outubro no auditório da reitoria da UniCV.

Embora sejamos também uma universidade da Macaronésia, apenas recebemos um convite para assistir à "Abertura da Mesa-Redonda dos Reitores das Universidades da Macaronésia". Naturalmente a nossa participação não estava no intuito dos organizadores da tal mesa-redonda, pois o meu homólogo António Leão, Reitor da UniCV, prudentemente me chamou à parte antes do início da "mesa-redonda", para elucidar que a sessão era em dois tempos: um público e outro a portas fechadas, devendo eu me retirar aquando da saída da Ministra.

Tranquilizei-o, pois eu estava consciente que o convite era para a "Abertura" e não para a mesa-redonda que erradamente foi anunciada como sendo "das" universidades da Macaronésia e não "de" universidades da Macaronésia. Realmente a tal "mesa-redonda" era, como me esclareceu o Reitor, uma sessão de trabalhos para a redacção de um comunicado conjunto.

Sem comentários: