sexta-feira, fevereiro 13, 2009

30 anos do Instituto Piaget

Sendo um dos cooperadores (cerca de 60) do Instituto Piaget, é com muito orgulho que participei na cerimónia de abertura do ano das comemorações do 30º aniversário da nossa querida Cooperativa para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico.
Quiseram os cooperadores fazer coincidir esta abertura com o dia do aniversário de António Oliveira Cruz, o Presidente e fundador do Instituto Piaget. O poeta A. Oliveira Cruz quis em troca brindar-nos nesse dia, com a apresentação da sua Obra Poética. Vejamos a nota de imprensa emitida:

Comemorações do 30º Aniversário do Instituto Piaget abrem com cerimónia de apresentação da Obra Poética do Dr. António Oliveira Cruz
  • 17 de Setembro de 2008, quarta-feira
  • 17H30
  • Campus Universitário de Viseu

No âmbito das comemorações do 30º aniversário do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz, fundador e presidente do Instituto, vai apresentar a Obra Poética de sua autoria na próxima quarta-feira, 17 de Setembro, às 17H30, no Campus Universitário de Viseu.

A Obra Poética, apresentada em quatro volumes, reúne 20 anos de poesia de António Oliveira Cruz que tem vindo a escrever desde os treze anos e que se prolonga até aos dias de hoje. O poeta e pedagogo direcciona toda a sua obra em torno dos valores fundamentais como o Bem, o Belo, e a Verdade.

António Oliveira Cruz é membro fundador de instituições e centros de carácter social e educativo, nomeadamente do Instituto Piaget, co-dirige o Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar (CIIERT), assim como o Departamento de Altos Estudos e Formação Avançada (DAEFA) e preside a Associação Piaget Internacional (AsPI). É também director da revista internacional Aprendizagem/ Desenvolvimento.

Ao longo da sua carreira António Oliveira Cruz publicou vários artigos científicos, pedagógicos e editoriais, os livros A Teoria de Piaget e os Mecanismos de Produção da Ideologia Pedagógica, e A Lógica da Vida e da Educação (este como co-autor). O Instituto Piaget foi constituído em 1979 e tem como principais objectivos proporcionar um ensino de qualidade, criar conhecimento e difundir valores humanos fundamentais para uma indispensável formação pessoal e intelectual de todos os seus agentes – docentes, estudantes, trabalhadores e cooperantes. Procurando privilegiar a criatividade e a inovação, o Instituto Piaget tem vindo sistematicamente a investir na melhoria e aperfeiçoamento constantes do seu projecto educativo que vão da educação à investigação, passando pela acção de cariz social e pela implementação de projectos de desenvolvimento, tanto em Portugal como em países da CPLP e ainda, pela edição de livros. Em Portugal, o Instituto Piaget é constituído por 4 Escolas Superiores de Educação Jean Piaget (Almada, Viseu, Vila Nova de Gaia e Macedo de Cavaleiros), 4 Institutos Universitários – ISEIT (Almada, Mirandela, Santo André, Viseu) e 4 Escolas Superiores de Saúde Jean Piaget (Macedo de Cavaleiros, Silves, Vila Nova de Gaia e Viseu). Em África está presente em Cabo Verde, Angola e Moçambique, disponibilizando formação universitária em áreas tão diversas como a Engenharia, o Ensino e a Medicina .

Eis a capa e contracapa do Volume I:












Podemos nela ler (lado direito da figura) uma resenha biográfica do autor. Ei-la:

BIOGRAFIA
António Oliveira Cruz

Nasceu em Bigas, concelho de Viseu, em 1945. Formou-se em Filosofia pelo Colégio Maior Redentorista, em Valladolid e obteve a licenciatura em Filosofia na Universidade de Lisboa.Membro fundador de múltiplas instituições e centros de carácter social e educativo, nomeadamente do Instituto Piaget a que preside, e onde co-dirige o Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar (CIIERT), assim como o Departamento de Altos Estudos e Formação Avançada (DAEFA). Preside igualmente a Associação Piaget Internacional (AsPI). Director da revista internacional Aprendizagem/Desenvolvimento. Publicou vários artigos científicos/pedagógicos e editoriais, os livros A Teoria de Piaget e os Mecanismos de Produção da Ideologia Pedagógica, e A Lógica da Vida e da Educação (este como co-autor).Coordenador da organização e realização de mais de 30 Congressos, Simpósios e Encontros de âmbito nacional e internacional, versando temáticas que vão desde a Educação, a Filosofia e a Poética às Ciências e à Epistemologia. Director da Divisão Editorial do Instituto Piaget. Em 1988, relembrando Bartolomeu Dias e Fernando Pessoa, bem como o início das comemorações das Descobertas, começou a editar a obra poética que tem vindo a fazer desde os 13 anos. Desde 1989, e no quadro do Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar, dirige a organização do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, projecto de enorme alcance social e cultural, que possibilitará uma outra compreensão da criança e da sua evolução criadora.

Na contracapa (lado direito da figura) podemos ler o testemunho de Almeida Santos, amigo de Oliveira Cruz e do Instituto Piaget:
.
“Conheci o cidadão notável que o Dr. António Oliveira Cruz é, antes de vir a conhecer o sensível poeta que também era. E, por mais estranho que pareça, dos contactos enriquecedores com o primeiro, não deduzi no imediato a existência do segundo… Pois bem: também como poeta se me revelou o mais incomum dos poetas que pessoalmente conheci.”
António Almeida Santos
Ex-Presidente da Assembleia da República


2 comentários:

Regina disse...

Senhor Reitor
Em primeiro lugar, parabens pelo blog interessante e informativo.
Sou professora aposentada da UNESP, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Conheci o Prof.Dr. Antonio Cruz na década de 80, em uma de suas viagens à França, onde eu era bolsista. Posteriormente, ele esteve no Brasil, e pude tomar conhecimento mais detalhado de seu belo trabalho, tanto do lado teórico como do lado poético. Depois, perdemos contato. Passeando,agora, pela Internet, descobri em seu blog a homenagem a ele prestada, nos 30 anos do Instituto Piaget, e gostaria de entrar em contato com ele novamente. O senhor poderia fornecer-me um e-mail através do qual possa comunicar-me com ele, se isso não for contra alguma regra de seu blog, ou de sua Universidade ? Ficaria muito grata.
Profa.Dra.Regina Prates e Silva

nett disse...

Boa tarde,
tenho a certeza absoluta que através do contacto +351 232 910 100 lhe poderão indicar a melhor maneira de entrar em contacto com o Dr. Antonio Oliveira Cruz