quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Os ingredientes da credibilidade

Como já o disse muitas vezes, a confiança segura nos empreendimentos, nas iniciativas e nas pessoas, reside na credibilidade da essência e não na credibilidade da aparência!

Não é que seja contra a publicidade, ou contra o "gargantismo", mas acho que o melhor cartão de visita é sempre aquele que é divulgado pelos indivíduos que vivenciaram e constataram por si próprios, as características e as acções dos citados empreendimentos, iniciativas e/ou pessoas.

Assim, pauto e pautarei preponderantemente pelo engrandecimento contínuo e consolidado do cerne das instituições, dos fundamentos das iniciativas e do âmago dos indivíduos.

A nossa Universidade já entrou no seu oitavo ano de existência. O prestígio e a credibilidade que ela vai paulatinamente grangeando, prende-se sobretudo com a acção continuada dos investimentos feitos na consolidação de sua essência.

  • É a essência que lhe confere a crescente procura dos cursos que ministramos pelos cidadãos.
  • É a essência que lhe confere a admiração dos visitantes que constatam em loco a nobreza e a qualidade da nossa acção.
  • É a essência que lhe confere a procura de outras instituições nacionais e estrangeiras, para em parceria realizar empreendimentos comuns.
  • É a essência que lhe confere a sua posição de referência para outras instituições do ensino superior, que nela bebem e absorvem as boas iniciativas e as ideias que emana.
E se a nossa ambição é continuarmos sempre a ser "A melhor opção do Ensino Superior Cabo-verdiano", devemo-la ao nosso investimento na essência.

Este investimento se cristaliza na solidez de pelo menos, três ingredientes:

  • Uma filosofia de acção centrada no "Desenvolvimento humano, integral e ecológico" à luz da obra transdisciplinar de Jean Piaget
  • Um investimento constante na modernização dos recursos materiais postos à disposiçãodos nossos estudantes: amplos, limpos e arejados espaços, equipamentos de alto valor tecnológico, acessos facilitados a tecnologias da comunicação, etc
  • Uma escolha equilibrada dos recursos humanos ao dispor dos nossos utentes: docentes experientes, docentes científicamente bem preparados, dirigentes com idoneidade e credibilidade assegurada na sociedade cabo-verdiana e nas esferas internacionais.
É deste modo que nos enche de orgulho a notícia que acaba de ser publicada num dos semanários do nosso país:

"Presidente Francês condecora administrador geral da UniPiaget"

(Clique na figura e leia)

Como se demonstra, a escolha feita pelo Instituto Piaget para os dirigentes da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, monstra a preocupação e o cuidado postos no ideal de bem servir o cidadão.

Sem comentários: