segunda-feira, outubro 30, 2006

Como foi a cerimónia de assinatura do protocolo com a RTC

Eis então parte da "peça" televisiva que a TCV apresentou sobre a assinatura do protocolo institucional e sobre a visita do Dr. Marcos Fortunato Oliveira (presidente do Conselho de Administração da RTC) à Universidade:



Como nesta peça não foram reproduzidas as palavras que vinham a seguir ao que seleccionaram do meu discurso, e como as mesmas eram cruciais ao entendimento do que queria dizer, transcrevo a seguir na íntegra a curta alocução que fiz:
  • Excelentíssimo Sr. Administrador da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Mestre Marco Lamas
  • Excelentíssimo Sr. Presidente do Conselho de Administração da Rádio Televisão de Cabo Verde, Dr. Marcos Oliveira
  • Excelentíssima Sr.ª Directora científica da nossa revista CONTACTO, Professora Doutora Estela Lamas
  • Caríssimos pró-reitores
  • Distintos convidados a este grandioso evento
É com notável regozijo que tomamos parte deste singular mas não singelo evento, pois, a dimensão e a abrangência do acto que acabamos de selar com as nossas rubricas ultrapassa de longe o significado directo dos pontos “elencados” aquando de sua leitura.

Na sequência das sábias palavras e da importância atribuída ao protocolo ora assinado, pelo Excelentíssimo Presidente do Conselho de Administração da RTC, devo pois realçar que o mesmo se reveste de uma acutilância minuciosa para os propósitos visados pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, no que tange ao seu entrosamento com a sociedade cabo-verdiana, objecto de um dos dois eixos estratégicos de actuação que nos próximos anos enformam este reitorado.

Que melhor interface não poderia haver, do que a rádio e a televisão, meios privilegiados da comunicação social, para comunicarmos eficazmente com a sociedade cabo-verdiana? E esta comunicação, biunívoca obviamente, deve e irá certamente para além da mera propaganda de cursos ou actividades. É da RTC e da UniPiaget, obrigação moral, patriótica e estatutária, prestar um serviço público de alta qualidade à sociedade e ao país! E estão imbuídos neste protocolo, a essência e os instrumentos para potenciar ao máximo este tão belo desígnio.

Façamos deste instrumento um veículo de eleição, na luta pela elevação da consciência colectiva em matérias de proficiência linguística, de exercício da cidadania e da valorização da identidade cultural.

Façamos deste instrumento um veículo de eleição para a educação popular em matéria de ciência e tecnologia, com vista a uma elevação da cultura científica individual e colectiva.

Porém, não poderia deixar de salientar que outra interface importante para o entrosamento UniPiaget - Sociedade é a da divulgação de artigos científicos através de revistas apropriadas. É assim que quisemos associar a este evento, o lançamento do 2º número da revista Contacto, a revista científica da Universidade que espelha a actividade do seu corpo académico em domínios vários, consentâneos com a política de utilidade científica, tecnológica, ecológica e humanista levada a cabo pela mesma, gozando de todo o apoio e do envolvimento transdisciplinar da reitoria e que, a partir de hoje, verá também na RTC um aliado de peso.

Gostaria de terminar esta alocução, juntando (se me permitem o abuso) uma tónica pessoal, que a solenidade do acto deveria liminarmente proibir. Sinto-me bastante gratificado com este protocolo, por quatro razões pessoais:
  1. Cresci a conviver com a rádio e a televisão, pois o meu progenitor é o Sr. Hilário Brito, pioneiro dos rádio-amadores cabo-verdianos e da televisão em Cabo Verde
  2. Tive o privilégio de pertencer ao conselho de programação da RTC e há alguns anos que sou membro do Conselho da Comunicação Social
  3. Nutro um acalentado sonho de poder desenvolver um programa televisivo de promoção da cultura científica.
  4. Este é o primeiro protocolo que assino em nome da UniPiaget
Por estas razões tão íntimas e pessoais, garanto-lhe Senhor Presidente do Conselho de Administração, que para além das minhas obrigações reitorais, embrenhar-me-ei e empenhar-me-ei pessoalmente no garantir do sucesso deste protocolo.

Muito obrigado e bem-haja!

Sem comentários: