terça-feira, dezembro 12, 2006

1º aniversário do polo do Mindelo e visita oficial do Reitor a São Vicente

Da agenda do Reitor constava uma visita oficial a São Vicente para que pudesse se apresentar nesta qualidade às forças vivas e às instituições congéneres. Decidimos então fazer coincidir com o 1º aniversário do Polo do Mindelo o que ainda teria a vantagem de ser após a tomada de posse e em momento útil para ministrar o primeiro módulo de Transdisciplinaridade no Seminário de Pensamento Crítico, Ciência e Sociedade.

Assim, fiz questão de começar a visita por apresentar os cumprimentos calorosos e confiantes da Universidade Jean Piaget à Senhora Presidente da Câmara de São Vicente, Drª Isaura Gomes. Aproveitámos a ocasião para lhe oferecer os primeiros números da nossa revista científica Contacto.

O Polo do Mindelo decidiu assinalar o dia 5 de Dezembro com "uma aula aberta proferida pelo Magnífico Reitor ... sobre a Transdisciplinaridade, no Hotel Porto Grande" . Alunos, docentes e convidados estiveram presentes e pelas pertinentes questões colocadas se pode concluir que o interesse no tema foi grande.

Nos dias subsequentes (6 e 7), fiz visitas de cortesia e de trabalho à Delegada do Ministério da Educação, ao ISCEE, ao ISECMAR e ao IESIG. Fui acompanhado da Adjunta da Reitoria, Professora Doutora Isabel Martins.


Tive no dia 6, um encontro muito agradável e elucidativo com o corpo docente do pólo. Questões pertinentes foram levantadas e de um modo geral os docentes se encontram satisfeitos e confiantes no futuro da UniPiaget e de seu Polo do Mindelo.


Para além de uma entrevista à TCV, participámos no dia 7, numa apresentação pública do veleiro-escola "Barconauta" que contou com a presença de ilustres convidados ligados ao mundo da navegação.

A estadia terminou a 8 de Dexembro, com o lançamento oficial da revista Contacto (nº1 e nº2) em Mindelo. A apresentação da revista esteve a cargo da Dr.ª Ana Cordeiro e da Doutora Ângela Coutinho. A sala estava cheia e era agradável ver os olhos brilhantes dos participantes ao longo das intervenções havidas.