sexta-feira, março 30, 2007

A UniPiaget quer contribuir para que a Cidade Velha seja reconhecida como património da Humanidade

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde quer que a Cidade Velha, de verdadeiro nome Cidade de Santiago de Cabo Verde, seja reconhecida pela Unesco como património da Humanidade.

Por isso, desde 2003 tem estado a colaborar com o Instituto da Investigação e do Património Culturais (IIPC) neste sentido e associou-se ao Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambrige e ao British Museum para levar a cabo um projecto de escavações arqueológicas nessa cidade. A primeira parte destas escavações iniciou em Abril de 2006 e encontra-se de novo em Cabo Verde a equipa destas instituições que iniciará com o IIPC e a Unipiaget a 2ª fase das escavações. Esta notícia já está a circular nos jornais electrónicos do "A Semana" e do "Expresso das Ilhas". Estão ainda previstas uma conferência de imprensa e uma apresentação pública do relatório científico sobre o que se encontrou até agora.

O Reitor da UniPiaget há muito que acredita no valor da Cidade Velha como património da Humanidade, tendo porém, uma leitura peculiar sobre esta questão. Esta opinião foi enunciada no programa "Nha terra, nha crêtcheu" e objecto de um artigo ("História, Cultura e Património = Cidade Velha") no blog TransdisciplinarCV. Eis no entanto o clip de vídeo inserto nesse artigo:



Sem comentários: