terça-feira, abril 10, 2007

Protocolo "estratégico" UniCambridge-UniPiaget ora assinado



Durante a já mencionada sessão de apresentação dos resultados das escavações arqueológicas na Cidade Velha feitas por arqueólogos da Universidade de Cambridge com a parceria da UniPiaget (docentes e alunos) foi assinado entre estas instituições um importante protocolo (clique nas folhas para aceder ao conteúdo).

O evento teve a honra da presença do Ministro da Cultura Doutor Manuel Monteiro da Veiga que proferiu algumas palavras de incentivo na cerimónia de abertura. O Reitor da Universidade de Cabo Verde esteve igualmente presente. Após a apresentação do relatório, seguiu-se a entrega de certificados de participação nas escavações a alunos da UniPiaget; poderão ver esta parte no clip a seguir que a TCV preparou:




Transcrevemos agora as boas-vindas por nós proferidas:
  • Excelentíssimo Sr. Ministro da Cultura, Doutor Manuel Veiga
  • Excelentíssimos Srs. representantes do Corpo Diplomático
  • Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde, Doutor António Correia e Silva
  • Excelentíssimo Sr. Presidente do Instituto da Investigação e do Património Culturais, Dr. Carlos Carvalho
  • Excelentíssimos colegas do Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambridge.
  • Caríssimos pró-reitores
  • Distintos convidados a este grandioso evento
É com assumida satisfação que em nome da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e em meu nome pessoal, vos dou as boas-vindas a este singelo mas significativo encontro científico que certamente ficará gravado nos anais da história do nosso país.

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde congratula-se de receber tão ilustres visitantes e de participar neste importante momento que se consagra à volta das recentes descobertas arqueológicas na Cidade Velha, descobertas estas que certamente serão um contributo de peso para o dossier de candidatura dessa cidade a património mundial da humanidade.

A vocação da UniPiaget para se envolver nestes grandiosos empreendimentos nacionais e culturais, é intrínseco à sua própria essência e vem realçado nos seus estatutos pelas palavras que, com a vossa permissão, me regozijo de ler:

“ A UniPiaget de Cabo Verde é uma estrutura social educativa destinada à criação, desenvolvimento, transmissão e difusão da Cultura, nomeadamente das artes, técnicas, ciências e demais saberes, numa perspectiva intercultural e transdisciplinar…”

“ Compete à UniPiaget promover e organizar acções de investigação, e outros tipos de acções e pesquisa, de aplicabilidade intra e extra-institucional …”


É pois com redobrado prazer que nos encontramos aqui e agora, parceiros do IIPC e da Universidade de Cambridge para junto do Governo, representado por vossa excelência, sermos testemunhas desta caminhada vangloriosa rumo ao merecido lugar que a Cidade Velha merece no seio do Património Mundial da Humanidade.

Não poderia deixar de cumprimentar o meu caro colega Reitor da UNICV que nos honra com a sua presença e com quem teremos muito em breve o ensejo de assinar um protocolo de amizade e cooperação entre as duas Universidades de Cabo Verde.

Aguardaremos então com ansiedade o desenrolar deste encontro cuja abertura será dentro de poucos minutos enriquecida pelas sempre sábias palavras de sua excelência o ministro da Cultura de Cabo Verde.

Sem comentários: