sexta-feira, novembro 16, 2007

A nossa Escola está a fazer escola

Por dois anos consecutivos o Prémio Sena Barcelos promovido pela Associação dos Escritores Cabo-verdianos, foi ganho por docentes da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde que são igualmente estudantes do Doutoramento em Educação e Desenvolvimento Humano promovido pela UniPiaget em parceria e em dupla certificação com a prestigiada Universidade de Santiago de Compostela.

No ano de 2006, este prémio foi atribuído a Maria Adriana Carvalho, docente de grande valia para a nossa instituição, investigadora nata que goza de bastante prestígio no nosso seio e cujo currículo faz jus ao nosso propósito de ter a fina-flor dos docentes de Ensino Superior em Cabo Verde. Ver a menção que fizéramos ao facto em: "o brilho continua - Pró-reitora nossa ganha prémio Sena Barcelos"

A obra então premiada (A Memória Educativa Recuperada no Cabo Verde Boletim”), deu agora à estampa e foi apresentada ao público da cidade da Praia na noite de 15 de Novembro, pelo Centro Cultural Português. Ver notícia do jornal electrónico Liberal Online.

Na mesma cerimónia, foi anunciado o prémio Sena Barcelos deste ano 2007. Elvira Gomes dos Reis Freitas foi a contemplada pelo trabalho transdisciplinar intitulado “O Bilinguismo Como Factor de Desenvolvimento Humano: Aproximação às Metáforas Enquanto Expressão do Imaginário Crioulo”.

O jornal A Semana online, traz um artigo sobre a matéria, mas omite o facto de que o doutoramento em que Elvira está inscrito é iniciativa da UniPiaget em parceria e ao abrigo de um protocolo com a Universidade de Santiago de Compostela. Esse Doutoramento desenrola-se no campus da Praia da UniPiaget e conta com a participação activa de prestigiados Professores Doutores da nossa Universidade como por exemplo, o Professor Wlodzimierz Jozef Szymaniak que orientou a memória de mestrado de Elvira convertida na obra agora premiada.

Nesse Doutoramento, leccionámos um seminário de 10h em Transdisciplinaridade e pudemos constatar o particular interesse de Elvira por esta abordagem, sobretudo pelo uso das metáforas bem patentes na Transnsdisciplinaridade. Pelos vistos o interesse dela resultou no prémio agora atribuído.

Sem comentários: