quarta-feira, novembro 14, 2007

A problemática do emprego discutida em fórum na UniPiaget

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e o Gabinete da Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro e da Qualificação e Emprego, levaram a cabo das 9:00 às 17:00 horas do dia 14 de Novembro no Auditório desta Universidade, o fórum “Economia e Mercado de Emprego”.

Três painéis foram constituídos para a apresentação e o desenvolvimento de comunicações em torno de grandes temas:
  • 1.º Painel - O Terceiro Sector da economia e o emprego;
  • 2.º Painel - A cultura de trabalho e o empreendedorismo;
  • 3.º Painel - A economia, as finanças e o emprego.
Para cada um dos painéis foram convidados especialistas e personalidades ligados às temáticas acima referidas, que trouxeram um fórum de grande qualidade sobre um tema de permanente actualidade.

O acto de abertura foi presidido pela Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro e da Qualificação e Emprego, Drª Sara Lopes, que à semelhança do que fizera aquando das jornadas sobre o empreendedorismo, captou a atenção da juventude presente.

O jornal electrónico VozDiPovo-Online, evidenciou algumas importantes considerações do Reitor:

"O Reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Jorge Brito, considerou, hoje, que os recém formados dessa instituição de ensino superior estão a ter uma boa «aceitação no mercado de trabalho. De acordo com Jorge Brito, que falava à imprensa à margem do fórum sobre a «Economia e Mercado de Emprego», a prova disso é que as empresas têm solicitado muitos alunos da universidade para os estágios do final do curso.

Aquele académico considerou, no entanto, que a universidade tem trabalhado para que os jovens entrem no mercado bem preparados, «de modo a terem a qualidade e a eficácia, para que o trabalho que realizam seja notado e notório».

Em relação à realização do fórum, uma iniciativa conjunta com o Gabinete da Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro e da Qualificação e Emprego, Jorge Brito disse que este tipo de actividade está enquadrada dentro dos estatutos da Universidade Jean Piaget e executada pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial no âmbito da politica de preparar os jovens para o empreendedorismo."

Como se pode constatar no vídeo inserido neste artigo, o assunto da Economia e do Emprego, é um dos grandes desafios do País e do Governo e este fórum veio ao encontro da política sensibilizadora perseguida pela UniPiaget e pelo Governo.

O Fórum esteve apinhado de gente e contou com brilhantes intervenções dos oradores convidados. O manancial de pertinentes informações havidas, fez com que todos saíssem com um sorriso de satisfação estampado nas suas jovens faces. O encerramento foi presidido pelo Reitor da UniPiaget.


Sem comentários: