terça-feira, novembro 06, 2007

Professores Doutores da UniPiaget são convidados a reflectir o Ensino Superior cabo-verdiano em forum internacional

Terá lugar em Portugal um pertinente certamem sobre a cooperação académica África-Europa em matéria de Ensino Superior. Os organizadores enviaram a vários intelectuais que acharam poder contribuir para a reflexão sobre o tema, a seguinte carta de convite:
"A Fundação Friedrich Ebert e o Secretariado Executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) vão realizar, em colaboração com outras instituições, um Workshop Internacional sobre a Cooperação Académica entre África e Europa para a Sociedade do Conhecimento. O Workshop terá lugar no dia 9 de Novembro de 2007, no Auditório do Goethe Institut , situado no Campo dos Mártires da Pátria, 37, em Lisboa. Participarão 40 a 50 especialistas de África, Europa e América. O debate começa com um painel sobre a Cooperação Académica entre África e Europa e continua com duas sessões temáticas sobre “Modelos de organização e financiamento sustentáveis” e “Redes de conhecimento e criação de centros de excelência”. Espera-se que os dois últimos painéis discutam em particular o caso da Universidade de Cabo Verde. Por outro lado, tomando em consideração o grande interesse da Diáspora africana em Portugal nos assuntos relacionados com os países de origem, no dia 10 de Novembro haverá uma Conferência aberta ao público sobre Cooperação Académica entre África e Europa: O caso de Cabo-Verde. Vimos, por este meio, convidar V.Ex.ª para participar no Workshop, cujo programa anexamos. Temos a ambição de apresentar no final dos debates algumas conclusões e recomendações que reflictam o estado da arte nas áreas propostas e possam ser úteis aos países interessados..."
Como se pode constatar, os convidados foram-no pelos seus méritos e valia próprios e não pela pertença a esta ou aquela instituição.

Acontece que três dos convidados são Professores Doutores da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (representam menos de 30% do total de Doutores residentes, do nosso quadro), tendo dois deles obtido este estatuto no presente ano lectivo (tivemos um aumento razoável do número de Doutores). Isto nos enche de satisfação, pois demonstra que a escolha baseada no mérito destes indivíduos traz a claro que a UniPiaget possui no seu elenco docente, membros altamente prestigiados.

De facto, é política da nossa Universidade atrair para o seu seio, Doutores cujo currículo é notoriamente relevante, pois entendemos ser assim que construiremos o Cabo Verde moderno e competitivo que o nosso Governo se esforça por incentivar. Note-se que pelo facto destes Doutores terem saído do ISE (ver artigo polémico publicado recentemente) não significa que Cabo Verde perdeu o benefício da sabedoria destes docentes. Eles continuam a bem servir o cidadão e a Sociedade cabo-verdianos. Aliás, a UniPiaget continuará a insistir para que haja um acordo de cooperação e amizade entre a UNICV e a UniPiaget, acordo este que potenciará Cabo Verde e seu Ensino Superior para novos patamares de eficácia, em vista dos destinos por todos nós almejados.

Sem comentários: