sábado, setembro 29, 2007

A primeira aparição pública do nosso novo e estimado Administrador Geral

É com muito prazer que vos apresentamos a primeira entrevista pública do Mestre Luís Filipe Tavares na qualidade do novel Administrador Geral.

Poderão constatar a satisfação do mesmo em poder agora dar continuidade e fazer avançar com as medidas que desde a nossa tomada de posse na equipa reitoral preconizámos e desencadeámos à luz das linhas de força que então tínhamos anunciado em entrevista.

Com este novo Administrador Geral, o Reitor terá mais trunfos e cartas a dar, pois a sintonia é perfeita.

video

Como ouviram, lançou-se o desafio de fazer com que os estudantes se sintam donos da UniPiaget de Cabo Verde. Esta é uma ideia moderna que constitui uma das possíveis missões da universidade do século XXI. Ela foi ouvida e bastante apreciada pelo Reitor da UniPiaget aquando da sua participação na conferência internacional sobre as missões do Ensino Superior para o Século XXI, organizada pela IAU em Dublin (seguir link). Ao regressar, o Reitor teve a oportunidade de discutir o assunto com o então AG e também com a equipa reitoral. Esta achou a questão bastante pertinente e consentânea com a nossa vivência cabo-verdiana.

Sendo assim, lanço agora este tema como tópico de discussão no Grupo Hi5 da UniPiaget

quarta-feira, setembro 26, 2007

A visita do Secretário de Estado Português foi um sucesso

Jorge Brito (Reitor), António Braga (Secretário de Estado), Graça Guimarães (Embaixadora de Portugal) e Luís Filipe Tavares (Administrador Geral)

terça-feira, setembro 25, 2007

António Braga inclui visita à UniPiaget de CV na sua agenda


Nestes dias, Cabo Verde vai receber a honrosa visita do Dr. António Braga, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Na agenda da citada estadia, este membro do Governo Português, fez incluir uma visita à Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

Para nós isto reveste-se de particular importância, não só pelo seu simbolismo histórico (é a primeira vez que um governante português nos visita), mas sobretudo porque é um sinal reconfortante de como o Governo Português tem também em boa conta, a cooperação no domínio do Ensino Superior, feita a nível do sector privado. Lembro que a nossa universidade é fruto do considerável investimento feito pelo Instituto Piaget, instituição cooperativa portuguesa.

Teremos muito gosto em bem receber este governante, que, como se pode constatar no resumo de seu CV é também um homem do sector da Educação:

Natural de Gualtar, Braga. Casado, pai de dois filhos . Licenciado em Filosofia. Inspector Superior da Inspecção-Geral da Educação. Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo Eleitoral de Braga (VII, VIII, IX e X Legislaturas)
  • Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura (2002/2005)
  • Membro da Delegação Parlamentar Portuguesa à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, onde integrou a Comissão de Cultura, Educação e Ciência (2002/2005)
  • Vice-Presidente do Grupo Socialista Europeu na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa(2002/2003)
  • Membro da Comissão Executiva do Centro Norte-Sul, com estatuto de observador, em representação da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (2002/2005)
  • Membro da Delegação Parlamentar Portuguesa na União da Europa Ocidental, onde integrou a Comissão Técnica Aeroespacial e foi Vice-Presidente (2002/2005)
  • Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura (1999/2002).
  • Vice Presidente do Grupo Parlamentar do PS (1995 a 1998 e 2001/2002).
  • Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal Rússia (2002/2005).
  • Membro do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal Canadá (2002/2005).
Autarca no Município de Braga. Presidente da Fundação Cultural Bracara Augusta (1997 a 1999). Dirigente Nacional do Partido Socialista, membro da Comissão Política Nacional.

Funções governamentais exercidas:
  • Desde 2006-07-03 - Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do XVII Governo Constitucional.
  • De 2005-03-14 até 2006-07-03 - Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do XVII Governo Constitucional

sexta-feira, setembro 07, 2007

Novos ventos sopram a caravela da UniPiaget

Caríssimos,

Volvidos 13 meses após ter assumido o cargo de Reitor desta Universidade e no retorno das férias de verão, eis-me aqui para inaugurar o 2º ano do mandato que me foi confiado pelo Presidente do Instituto Piaget, Dr. Oliveira Cruz.

Conscio do dever cumprido e a cumprir, é com muito agrado e prazer que vemos agora a caravela da UniPiaget navegar com mais certezas e segurança nas desafiantes águas cabo-verdianas. Isto porque as neblinas se desfazem e a equipa timoneira se tornou exclusivamente nacional, logo mais harmoniosa, coesa e conhecedora das águas territoriais!

É pois com viva satisfação que temos a honra e o prazer de vos anunciar que o Senhor Presidente do Instituto Piaget, Dr. António Oliveira Cruz, acaba de nomear o Mestre Luís Filipe Tavares como Administrador Geral da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, com efeitos a partir desta data.

Na sequência das orientações do Dr. Cruz, aproveita-se para em suas palavras “…pedir a todos um empenhamento redobrado, no sentido de uma afirmação cada vez mais forte da Universidade Jean Piaget, pela sua qualidade intrínseca e a integração profunda na sociedade cabo-verdiana, sem perder a sua dimensão universalista”

Luís Filipe Tavares tem sido um membro dinâmico da nossa equipa reitoral, desempenhando com mestria o cargo de Pró-Reitor para as Relações Institucionais e Cultura.

Agora, como Administrador Geral da nossa Universidade, irá certamente melhor viabilizar as medidas e empreendimentos que se coadunam com os rumos conjuntamente traçados e consentâneos com a visão humanista do Instituto Piaget e com o conhecimento "da nossa raíz" que enforma todo o cabo-verdiano patriota.

A primeira farmacêutica formada em Cabo Verde

É deveras um feito histórico merecedor de uma nota especial. Pela primeira vez na nossa história foi levado a cabo até o fim um curso de ciências farmacêuticas (5 anos) no nosso país. E acabamos de ouvir defender com brilho a monografia de licenciatura intitulada: "Viabilidade do Fabrico do supositório de Paracetamol em Cabo Verde".

Para a UniPiaget, este feito é de considerável importância, pois demonstra a nossa capacidade de bem formar quadros capazes na área da saúde, sobretudo em sectores bem carentes da nossa sociedade.

A monografia é sobre a vertente industrial das ciências farmacêuticas e vem igualmente trazer um contributo valioso para a saúde nacional, pois constitui um estudo precioso para que se possa fabricar supositórios em Cabo Verde.


A primeira farmacêutica inteiramente formada em Cabo Verde, responde pelo nome de Elisete Lígia Gonçalves Mascarenhas de Oliveira Lima.



Na qualidade de seu orientador, sentimo-nos particularmente orgulhosos de ter contribuído para a valia desse precioso estudo. Elisete obteve por unanimidade do júri, a nota de Dezoito valores. Faça "clique" na nota para ver a acta do júri.