quarta-feira, agosto 09, 2006

Há 110 anos nascia Jean Piaget, o 1º Presidente honorário do Instituto Piaget

9 de Agosto, é um dia revestido de significado para a nossa Universidade. Comemora-se os cento e dez anos do nascimento de Jean Piaget. A nossa Universidade tem este nome porque pertencemos a uma família mais vasta que honra o nome deste grande pensador do século XX. Esta família é a do Instituto Piaget

A UniPiaget e o Intituto Piaget inspiram-se nos princípios e nos ensinamentos deste psicólogo suíço que foi o primeiro Presidente de Honra do Instituto Piaget. Poderemos ler o seguinte, no extracto do jornal on-line "Liberal" publicado às 17:46h de 9 deAgosto :

Nasceu há 110 anos em Neuchâtel um homem que revolucionou o ensino e a teoria do conhecimento: Jean Piaget. Psicólogo, doutorou-se em Biologia na Universidade daquela cidade suiça. Em 1919, ano seguinte ao seu doutoramento, começou a trabalhar em instituições de pesquisa psicológica em Zurique e Paris. São da sua lavra importantes estudos sobre psicologia infantil, a partir dos quais formulou a teoria da inteligência sensorial e motriz e do densenvolvimento espontâneo da inteligência prática. Para Piaget, os princípios da lógica começam a desenvolver-se antes da linguagem e resultam da acção sensorial e motriz do bébé na sua intreacção com o meio. Com base nas ideias de Piaget, avançou-se para um Instituto de ensino universitário que tem extensão em Cabo Verde, cidade da Praia. Jean Piaget faleceu em Genebra em 1980.
A tal "extensão" de que fala "Liberal on line" é a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e não se trata de uma extensão do Instituto Piaget, mas sim de uma Universidade do Direito Cabo-verdiano cuja instituição criadora é o referido instituto.

Deve-se igualmente a Jean Piaget o termo "Transdisciplinaridade" por ele criado em 1970 num congresso em Nice. A Transdisciplinaridade vem consagrada nos estatutos da nossa universidade. Disso falarei mais tarde (pode ilustrar-se porém lendo o artigo: "Cultivar a atitude transdisciplinar e saber pensar desta forma"

Jean Piaget foi um menino prodígio. Aos 11 anos tinha já escrito seu primeiro trabalho sobre a observação de um pardal albino. Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica.


Sem comentários: