quinta-feira, agosto 03, 2006

Pensamento crítico, Ciência e Sociedade

Introdução
Como pudemos ver no capítulo anterior (Capítulo do artigo “Aprender a Investigar – Seminário Complementar do 1º ano” em co-autoria com Estela Lamas e Daniel Costa – revista CONTACTO da UniPiaget), foi traçado o perfil do Seminário complementar oferecido no 1º ano de todos os cursos de graduação da UniPiaget. Para além do historial e dos fundamentos que justificam e ditam a inserção deste seminário nestes cursos, foi descrita e apresentada a sua organização (todas as suas fases e etapas, incluindo a da Avaliação) tal como o preconizado para o ano lectivo de 2005/2006.

Cabe doravante distinguir as particularidades que enformam as duas temáticas (SOC026 -Seminário de Antropologia e SOC081 - Pensamento crítico, Ciência e Sociedade) oferecidas aos alunos a partir deste ano lectivo.

Atendendo que as recomendações do Conselho Científico ditaram a criação de uma temática adicional que respondesse igualmente aos pressupostos do Seminário complementar instituído, parece-nos então pertinente olhar com mais atenção para esta temática.

Objectivos
Pensamento crítico, Ciência e Sociedade mereceu no documento apresentador do seu programa para o ano 2005/2006, o seguinte

Enquadramento e objectivos da disciplina

Este seminário é complemento de formação disponível em todos os cursos da universidade e visa, antes de mais, oferecer aos estudantes a oportunidade de adquirir uma sensibilidade especial que lhes permita descobrir a complexidade das sociedades humanas e, concomitantemente, perceber a diversidade sempre presente na unidade, eliminando possíveis visões unilaterais e limitadas no seio da comunidade científica e/ou profissional em que se insiram. Tem como principais objectivos:

§ Desbravar o caminho para a aquisição de uma visão crítica e transdisciplinar do conhecimento, no âmbito da evolução científica, artística e cultural do Homem na sociedade contemporânea.
§ Fomentar uma abordagem transdisciplinar na resolução de problemas a cargo de equipas pluridisciplinares de trabalho
§ Fazer despertar e incentivar o espírito crítico de modo a elevar os níveis de discernimento pessoais e colectivos

Fonte: Programa de Disciplina - SOC081-Pensamento crítico Ciência e Sociedade
Como se pode constatar as duas temáticas comungam do mesmo preâmbulo. Pretende-se atingir o mesmo propósito de consciencializar o estudante de que os estudos que constituem o objecto de sua formação não podem ser desgarrados do contexto social em que o mesmo estudante se insere. Os processos e as modalidades dessa ligação não poderão igualmente ser desconectados da postura e do discernimento do estudante como sujeito envolvido e envolvente da construção desse próprio conhecimento. O entrosamento do sujeito e do objecto resulta num processo construtivo do que ao longo dos tempos constitui o património de um povo/sociedade, expresso pela sua cultura e sua história.
Enquanto a 1ª temática (Antropologia) faz a abordagem da questão pelo contexto social, a temática Pensamento crítico, Ciência e Sociedade aborda a mesma questão pelo ângulo da visão crítica do sujeito ou pelo ângulo do fruto das relações sujeito/objecto havidas.
Foi decidido então criar seminários distintos que apresentassem a temática do Pensamento crítico, Ciência e Sociedade sob os dois ângulos acima referidos. O seminário de Transdisciplinaridade (ângulo da visão crítica do sujeito) e o seminário Cultura, História e Património (ângulo do fruto das relações sujeito/objecto havidas ao longo da História).
A título ilustrativo, passaremos a analisar o Seminário de Transdisciplinaridade sob o ponto de vista do seu conteúdo teórico e do seu universo envolvente.

Seminário de Transdisciplinaridade
A visão transdisciplinar é essencialmente integradora. Foi precisamente ao se fazer jus a este espírito que o presente seminário foi apresentado como uma variante da cadeira Pensamento crítico, Ciência e Sociedade.
Com efeito, o seminário de Transdisciplinaridade, nasceu da confluência dos objectivos da cadeira Pensamento crítico, Ciência e Sociedade, da filosofia da UniPiaget e dos propósitos do Núcleo de Investigação Transdisciplinar da universidade.
O pensamento transdisciplinar é consagrado nos estatutos da universidade, por intermédio do seguinte articulado: “A UniPiaget de Cabo Verde é uma estrutura social educativa destinada à criação, desenvolvimento, transmissão e difusão da Cultura, nomeadamente das artes, técnicas, ciências e demais saberes, numa perspectiva intercultural e transdisciplinar”.
Imbuído da vontade de fomentar e desenvolver esta faceta da nossa universidade, um grupo de seus docentes engajou-se na criação de um projecto de investigação sobre a Transdisciplinaridade onde um dos resultados esperados era o da criação de um “módulo transdisciplinar no seio de um seminário de graduação sobre ciência e sociedade”.
Esta confluência de interesses resultou na seguinte engenharia do Seminário de Transdisciplinaridade:
· A parte teórica seria ministrada pelos docentes que fundaram o Núcleo de Investigação Transdisciplinar da UniPiaget
· A contribuição de cada um destes docentes seria criteriosamente agendada ao longo das sessões do seminário, para que houvesse coesão e encadeamento das ideias patenteadas, em conformidade com o propósito do programa proposto.
· Para assegurar essa coesão e harmonia, o regente do seminário asseguraria as sessões que mediassem as dos demais docentes, de forma a fazer a ponte conceptual entre os assuntos abordados
· Os alunos que estariam inscritos nesse seminário proviriam, em números iguais, de cinco cursos diferentes da universidade.
· Estes alunos formariam mais tarde grupos de trabalho de campo onde, de preferência, cada elemento pertenceria a um curso diferente.
· A última sessão teórica do seminário seria sob forma de painel, onde os cinco docentes fundadores do citado Núcleo teriam uma intervenção integradora das suas diferentes contribuições. A sessão seria pública.
Eis então a sinopse da parte teórica apresentada:
Introdução ao pensamento transdisciplinar - O conceito, a origem do termo; os fundamentos da Transdisciplinaridade. O estudo da Complexidade. Análise multidimensional da Complexidade. Abordagem da complexidade na óptica de Edgar Morin. O fenómeno da Emergência. Transdisciplinaridade, Ciência e Arte. Património, herança artística e cultural. Património sócio-cultural. Formas de Transdisciplinaridade e níveis de lucidez. Os pilares da metodologia transdisciplinar. Os sistemas de informação como auxiliares da lucidez. Pensamento lateral e mapas mentais como auxiliares do pensamento transdisciplinar. Os hemisférios cerebrais e suas potencialidades. A abordagem, o pensamento e a atitude transdisciplinares

Os docentes envolvidos no seminário e fundadores do Núcleo de Investigação Transdisciplinar são:
JSB - Prof. Doutor Jorge Sousa Brito (Regente) - [Química] & [Pedologia]
IBR - Mestre Isaías Barreto Rosa - [Informática] & [Gestão]
JJE - Mestre Jacinto José Estrela - [Sociologia] & [Saúde pública]
MAC - Mestre Maria Adriana Carvalho - [História] & [Ciências da Educação]
OMB - Mestre Osvaldo Monteiro Borges - [Estatísticas] & [Economia]
Os alunos escolhidos para integrarem o seminário provieram das seguintes turmas:
Ciências da Comunicação (CCO001) - 1º Ano (2005-2006)
Ciências da Educação e Praxis Educativas (CED001) - 1º Ano (2005-2006)
Economia e Gestão (EGE001) - 1º Ano (2005-2006)
Engenharia de Sistemas e Informática (ESI001) - 1º Ano (2005-2006)
Informática de Gestão (IGE001) - 1º Ano (2005-2006).
Comparando os cursos com os domínios de especialidade dos docentes facilmente compreenderemos a razão da escolha destes alunos e o ambiente propício para o exercício da Transdisciplinaridade.

Conclusão
Pensamos que o novo figurino adoptado, quer do ponto de vista estrutural, quer pela diversidade das temáticas e abordagens utilizadas, vai trazer frutos essenciais à construção de um processo de ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade moderna e com o espírito transdisciplinar que enforma a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
De salientar que os trabalhos que sairão das mãos desses alunos irão certamente corroborar os fundamentos das decisões tomadas e muitos deles servirão de base e de exemplo para novos rumos e estudos em matérias afins.

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