sexta-feira, agosto 04, 2006

O Turismo e o Equilíbrio ambiental de Cabo Verde

É com satisfação que vejo o Turismo cabo-verdiano crescer. Porém, isto me deixa preocupado quando correlaciono com o perigo ambiental que este crescimento pode trazer.
Como é do conhecimento público, a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde tem como entidade instituidora o Instituto Piaget cujo lema é: "O desenvolvimento humano integral e ecológico". A nossa Universidade preocupa-se sobremaneira com o equilíbrio ambiental. Basta ver como tratamos a questão da utilização da água, da sua reciclagem, da criação de um microclima no nosso campus através de um jardim com as espécies vegetais criteriosa e meticulosamente escolhidas. Mas a nossa preocupação vai mais longe do que o do prróprio campus universitário. Ela estende-se ao país. Foi assim que criámos o curso Ecologia e Desenvolvimento que infelizmente não tem tido um número suficiente de interessados para que seja efectivamente aberto. Este ano voltamos a disponibilizá-lo e faço apelo a toda a comunidade académica para divulgá-lo e procurar sensibilizar as camadas mais jovens para a importância que este curso tem no contexto cabo-verdiano cujas saídas profissionais são bastante apelativas. Um dos importantes contributos deste curso é a visão e o enfoque que ele dá aos problemas do Desenvolvimento em termos ambientais. E é ali que entra a questão do Turismo! Como gerir o crescimento do Turismo de modo sustentado? Esta pergunta tem preocupado a Agência Cabo-verdiana de Promoção do Investimento que organizou hoje , dia 4 de Agosto, na cidade da Praia, uma importante conferência intitulada "O desenvolvimento sustentado do turismo e o equilíbrio ambiental" proferida pelo Professor Rober Kasisi da Escola de Arquitectura da Paisagem da Universidade de Montréal. A pergunta também preocupa a nossa UniPiaget e foi por isso que acrescentamos mais uma variante ao nosso curso de Gestão de Hotelaria e Turismo que se chama "Planeamento em Turismo". A palestra do Professor Kasisi (para a qual fomos convidados) reveste-se de uma capital importância e pertinência para Cabo Verde. Este perito apresentou Cabo Verde como um estudo de caso no interior de sua conferência.

2 comentários:

Miguel Gomes disse...

Bom Dia

Antes de mais as minhas desculpas por utilizar o seu Blog para poder iniciar um contacto que pretendo duradouro, mas foi a unica forma que encontrei para o fazer.
A possibilidade concreta de realizar servi�os fora de Portugal e o facto de reconhecer as potencialidade tur�sticas de Cabo Verde, criou em n�s a vontade de solicitar a divulga�o dos nossos servi�os na vossa rede de contactos. A ArtFalco � uma empresa que estreita os la�os entre a cidade e o mundo Selvagem.
Possibilitamos o conv�vio com animais selvagens (treinados e sociabilizados), c�es (obedi�ncia, guarda e defesa, pistagem, utilidade) aves de presa (exposi�o demonstra�o de voo livre) entre outros.
Do Tigre ao ratinho encaramos a variedade como um novo desafio.


Pode conhecer um pouco de n�s em:
www.art-falco.com
www.artfalco.blogspot.com

tel. 00351 936540122

ArtFalco
Miguel Gomes

Lucianna disse...

Boa tarde Dr Jorge.
Eu acabei de ler seu artigo no blog e achei bastante interessante, gostaria de saber mais sobre os projetos ambientais desenvolvidos no campus, e se, de alguma maneira eu puder ajudar ficaria lisonjeada.
Sou Engenheira Ambiental, brasileira e admiro Cabo Verde, tenho sonho de morar neste país maravilhoso, sei que existe cursos na minha área nesta universidade, queria fazer intercambio.
Desde já agradeço pela atenção.
Paz em 2009!
Lucianna