quarta-feira, outubro 18, 2006

Afinal, o que foram os "Dias Abertos da UniPiaget" em Maio de 2006 ?



Enquadramento

A UniPiaget tem como um dos seus princípios incontornáveis, a aproximação à comunidade. Aliás o seu próprio conselho consultivo é disso uma evidência. A sintonia com a sociedade pressupõe também que ela esteja ao corrente do que se passa na nossa universidade e que, mais que um simples acompanhar dos acontecimentos, ela possa participar neles. Sendo uma das nossas principais missões a da formação de nossos jovens, é por e com eles que devemos começar este entrosamento Universidade & Sociedade. Assim, torna-se uma necessidade promover os chamados “Dias abertos”, que constituem uma oportunidade ímpar de dar a conhecer aos nossos jovens, nomeadamente aos que terminam o secundário, as oportunidades que se lhes oferecem e sobretudo aquelas que a UniPiaget tem para lhes oferecer.

Objectivos
  • Propiciar aos potenciais utentes da UniPiaget uma visão concreta das oportunidades de estudo oferecidas
  • Incentivar os alunos do secundário a tirar um curso superior próximo de suas aspirações e/ou aptidões
  • Estabelecer contactos entre os aspirantes a cursos superiores e as profissões a que esses cursos dão acesso
  • Aumentar a visibilidade da UniPiaget e da sua obra em prol da juventude
  • Divulgar e promover os cursos da UniPiaget
  • Dinamizar e consolidar o espírito de corpo no interior das unidades estruturais
Resumo do projecto

Durante cinco dias da semana transforma-se a UniPiaget numa espécie de “feira internacional / parque das nações” onde os alunos dos últimos anos liceais, seus encarregados de educação e público em geral, poderão não só visitar as instalações mas também interagir e participar numa série de eventos, demonstrações e exposições propositadamente preparados para o efeito. Cada um dos quatro dias abertos ficará sob a égide de uma área departamental, a qual desenvolverá suas actividades interactivas ao longo do dia e com momentos repetidos e calendarizados em sistema de “sessão contínua”. Tipos de actividades possíveis: sessões de cinema, visitas guiadas, demonstrações em laboratório, leituras comentadas, palestras sobre temas relacionados com as áreas profissionais em questão nesse dia, exposições diversas e de trabalhos, entrevistas e momentos de diálogo com profissionais das áreas dos cursos disponíveis, exposição-venda de livros dessas áreas, pesquisa guiada na internet e pelos documentos da mediateca, etc.

Resultados esperados
  • Número notoriamente superior de interessados em frequentar a UniPiaget do que em 2005/2006
  • Documentação e material de promoção dos cursos e das suas respectivas utilidades sociais e empregabilidade
  • Processos organizados e compilados à volta de produção de eventos promotores da actividade de cada unidade estrutural criada.
  • Artigos, entrevistas, reportagens e notícias na comunicação social abonatórias da imagem da UniPiaget
Eis então uma montagem vídeo do evento (sem a parte da Saúde já apresentada)
.

1 comentário:

micaelabarbosa disse...

desculpe invadir o seu espaço, mas quero divulgar o meu blog de critica teatral de Cabo Verde (www.cenakritika.blogspot.com). Um abraço, aguardo visita.