sábado, outubro 14, 2006

Área da Saúde avança na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde


A semana acabada a 14 de Outubro foi, do ponto de vista da vida universitária, rica em eventos e momentos que me trouxeram particular satisfação e regozijo. Iniciando com a visita de uma delegação da Juventude para a Democracia (JpD) encabeçada pelo seu líder e terminando com uma sessão cultural do grupo "Papia", de Francisco Weyl, a homenagear o poeta Sebastião Alba, a semana foi semeada de defesas de monografias de licenciatura (de alguns dos nossos técnicos e potenciais docentes) tendo eu assistido a duas (tiveram notas de 18 valores). Não poderei deixar de destacar a visita do Dr. Benchimol, Administrador da Tecnicil e Presidente da Associação Académica da Praia.

Porém, o facto marcante, foi o de pela primeira vez em cinco anos, tivémos a necessidade de desdobrar as turmas do 1º ano que usam os laboratórios de química e de biologia, em dois (quiça três) subgrupos. Pela 1ª vez atingimos um somatório de quarenta alunos matriculados no primeiro ano dos nossos cursos de Saúde (Fisioterapia - 9; Análises Clínicas e Saúde Pública - 18; Ciências Farmacêuticas - 13). E continua a 3ª fase de inscrições e matrículas (até fim de Outubro), pelo que este número poderá aumentar.

A que se deve este fluxo extraordinário? Provavelmente o principal responsável foi o dinamismo dos nossos docentes gestores dos laboratórios da área da saúde, que souberam emprestar ao Dia aberto da Saúde, um brilho especial. Voltarei a falar dos "Dias Abertos" mas o clip de vídeo que a seguir se apresenta é por demais elucidativo:
.


Finalmente, gostaria de mencionar que o nosso laboratório de química já recebeu o seu almejado "stock" de reagentes e que equipamento de tecnologia farmacêutica será em breve uma realidade nos laboratórios da UniPiaget.

2 comentários:

Jacinto José Estrela disse...

Louvável a iniciativa dos dias abertos. A exposição dos alunos de ensino secundário a esta vivência universitária e, em particular, a um mundo para eles desconhecido de cursos e disciplinas dos quais apenas ouviram falar e dos quais guardam, amiúde, receios é uma forma de sensibilizá-los e de promover a imágem da UniPiaget junto da comunidade. Que continuem os dias abertos e este contributo a uma opção mais esclarecida dos jovens, quando eles tiverem que decidir por uma carreira...

Jacinto José Estrela disse...

Louváveis, esta iniciativa dos dias abertos e o acolhimento de estudantes do ensino secundário que poderão, assim, expor-se de modo informal a cursos e disciplinas dos quais, possivelmente, apenas ouviram falar e dos quais guardam, amiúde, alguns receios. É sem dúvida um bom contributo a que os alunos façam opções avisadas, quando tiverem que decidir por uma carreira. É, além disso, uma forma de demonstrar a simbiose da UniPiaget com a comunidade, ao contribuir para uma visão mais ampla do que o mundo universitário lhes oferece. Venham mais iniciativas dessas...