sexta-feira, janeiro 18, 2008

O Professor Antunes "mexeu" com a opinião pública cabo-verdiana

A conferência sobre "Campos electromagnéticos, Saúde e Ambiente" do Catedrático de Coimbra, teve uma audiência bastante interessada, que dirigiu ao mesmo cerca de vinte perguntas (im)pertinentes, a que o perito soube diplomática mas rigorosamente responder.

Porém, o mais marcante foi o interesse da televisão nacional TCV em recolher antes da conferência, o depoimento do investigador, pois, por coincidência, teria havido neste dia uma telespectadora que se queixara da montagem desenfreada e desrespeitosa de antenas emissoras de sinal telemóvel, nas redondezas de sua habitação. Deste modo, a TCV aproveitou-se do citado depoimento para enriquecer a "matéria" a ser difundida no Jornal da Noite, que preparou sobre a questão.

N.B.: Embora a TCV tivesse, no seu Jornal, omitido a menção da palestra proferida pelo Professor Carlos Antunes, foi importante para a Universidade o facto de termos contribuído através do nosso ilustre convidado, para a construção de uma mais esclarecida opinião pública a respeito de questões tão pertinentes como esta das radiações electromagnéticas.



No entanto, nunca é demais afirmar o nosso firme propósito de contribuir para a educação científica do cidadão. Aliás já tivemos a ocasião de publicar um artigo a este respeito, intitulado "Ciência & Cidadania - por um cidadão cabo-verdiano universal e transdisciplinar"

Sem comentários: