quinta-feira, janeiro 31, 2008

O pulsar da Sociedade e dos trabalhadores trazido aos estudantes numa palestra sobre "O Sindicalismo em Cabo Verde"

Uma universidade que se preze é aquela que é capaz de brindar os seus estudantes com oportunidades de ouvirem especialistas nos mais diversos domínios do conhecimento e da experiência profissional, que sejam próximos do objecto central de seus respectivos planos curriculares.

Uma universidade que se preze, é aquela que é capaz de reunir no mesmo painel, sensibilidades diferentes, quiçá antagónicas, para um enriquecido debate académico e democrático à volta de assuntos da vida sócio-económica cabo-verdiana.

Uma universidade que se preze, é aquela que tem docentes interessados e competentes, capazes de promover e dinamizar estes preciosos momentos tão úteis e importantes para os seus alunos.

É pois com bastante orgulho que devemos nos regozijar de poder nos rever nas características apontadas, quando docentes como o Mestre Alfredo Pereira, trazem conhecidos dirigentes sindicalistas cabo-verdianos para apresentarem o tema citado aos alunos da universidade.

Tivemos então o ensejo de ouvir as brilhantes intervenções dos Drs. Júlio Ascenção Silva, Secretário Geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde Central Sindical e José Maria Vaz, Presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres, que suscitaram nos estudantes um vivo interesse e provocaram questões assaz pertinentes, cujas elucidativas respostas foram à altura dos interlocutores.

A UniPiaget agradece o valioso contributo destas personalidades e enaltece a iniciativa do citado docente.

Sem comentários: