quinta-feira, agosto 31, 2006

Um membro da nossa Universidade brilha na cena internacional

Foi com enorme satisfação que ao abrir o correio electrónico deparei com a seguinte mensagem:

Olá Jorge
Não deveriamos divulgar?

E logo a seguir um texto que começava assim:
"O Chapéu do Metafísico", um filme de Zenito Weyl, foi o vencedor do Concurso Internacional de Cinema Super8mm, sendo distinguido pelo Júri Internacional do Festival com o Grande Prémio ..."

Óbviamente ! pensei eu. Weyl é docente da nossa Universidade e é sempre bom que qualquer membro integrante desta nossa casa brilhe na sociedade global.

Isto vem ao encontro de um princípio que advogo e que devo incentivar: todos os membros da UniPiaget (alunos, docentes e funcionários) constituem a essência da instituição e como tal devem ter um desempenho em abono do que poderemos chamar de "orgulho piagetano" ou seja o "espírito de corpo" e o "sentimento de pertença". Fazendo jus ao lema do Instituto Piaget: "Desenvolvimento humano integral e ecológico", não poderemos dissociar as realizações do ser humano que não sejam as do exercício das suas funções na universidade, das demais realizações, atitudes e emoções que lhe sejam inerentes.
Penso que todos nós nos devemos orgulhar quando um membro da comunidade piagetana é protagonista de um feito notório e edificante. Ao mesmo título devemos também ser solidários com qualquer elemento que esteja a passar por momentos menos bons. É isso o espírito associativo e cooperativo.

Como Weyl é também colaborador do jornal "Liberal Online", naturalmente a notícia deveria nele figurar. E figura. Eis as primeiras linhas:
Praia, 30 Agosto - Zenito (Francisco) Weyl, premiado no Douro Filme Festival (Concurso Internacional de Cinema Super8mm): cidadão amazónico-brasileiro, residente na cidade da Praia, onde lecciona na Universidade Jean Piaget, Francisco Weyl, 42 anos, é “Carpinteiro de Poesia e de Cinema”, colunista de Liberal. Rodou filmes em Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, Bélgica, Marrocos e Cabo Verde.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá> Meu nome é Sidnei Rosa da Silva, tenho 37 anos, sou brasileiro de São Paulo. Fiquei muito curioso como o blog e gostaria de ver o filme "O Chapéu do metafísico". Aqui no Brasil publiquei em 2002, um livro de poesias o qual denominei POESOFIA, também oriundo do neologismo poesia com filosofia. meu email sidssilva@yahoo.com.br

Anónimo disse...

sidssilva@yahoo.com.br tenho um livro chamado POeosofia no Brasil