sábado, maio 05, 2007

A melhor comemoração até agora do Dia da Universidade

Não podia ter sido melhor a "finale" da Semana de Campo. Efectivamente o acto central que é o Dia da Universidade (antecipado de 7 para 5 este ano) foi presidido pelo Dr. José Maria Neves, Primeiro-ministro de Cabo Verde que nos concedeu esta grande honra. O facto foi noticiado no A Semana online. Igualmente tivemos mais uma vez entre nós, a simpática presença da Sr.ª Ministra da Educação, Drª Filomena Martins

A cerimónia que se enquadra nas comemorações do sexto aniversário da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde teve vários momentos importantes de entre os quais singularizamos os seguintes:
Era bonito de se ver, o contentamento, o orgulho e o júbilo que se estampavam nas fisionomias dos diplomados, trajados a rigor como manda a praxe académica.

Depois da cerimónia de graduação teve lugar um momento cultural com poesia e dança contemporânea com os Raiz di Polon e o grupo cultural de Porto Mosquito. [in A Semana online]

A Televisão de Cabo Verde (TCV) fez a cobertura do evento e apresentou a seguinte peça no jornal da noite:




Agora temos o prazer de vos apresentar o discurso proferido pelo Reitor da UniPiaget:

Excelentíssimo Senhor Primeiro-ministro de Cabo Verde, Excelência
Excelentíssima Senhora Ministra da Educação e do Ensino Superior
Excelentíssimo Senhor Representante do Instituto Piaget e Digníssimo Administrador Geral desta universidade
Prezados Pró-reitores desta universidade
Digníssimo Pró-reitor da Universidade de Cabo Verde
Digníssimos Dirigentes de instituições amigas
Senhores Directores da UniPiaget e demais dirigentes
Estimados docentes e caros estudantes
Prezados finalistas, seus amigos e familiares
Convidados da UniPiaget
Caros profissionais da comunicação social
Minhas Senhoras e meus Senhores

Comemoramos hoje, os seis anos de existência desta nossa querida universidade e é com imensa satisfação que faço uso da palavra, para avivar o orgulho que sentem todos aqueles que de uma maneira ou de outra contribuíram para fazer com que a UniPiaget seja uma instituição cabo-verdiana conhecida e reconhecida pelo seu papel cada vez mais presente e útil na sociedade em que vivemos.

Com efeito, a nossa universidade tem prestado um serviço valioso ao cidadão e às famílias cabo-verdianas, sendo igualmente um aliado incontornável à acção do Governo na prossecução da sua política em matéria de Ensino Superior.

Senhor Primeiro Ministro,

Lembramos com satisfação do dia em que se inaugurou o edifício em que nos encontramos. Nesse dia todos os órgãos de soberania da Nação estiveram presentes aos seus mais altos níveis. Isso demonstrou o grau de confiança expectante depositado na UniPiaget. Esta confiança teve como seu maior veículo a relação estabelecida com o Ministério da Educação. É nesta senda que respondendo aos apelos do então Ministro foram identificados os primeiros dez cursos a oferecer e foram modificadas as respectivas estruturas curriculares para cursos bi-etápicos pois era uma preocupação do governante equilibrar a balança de quadros com mais detentores do grau de bacharel e permitir aos bacharéis mais antigos aceder a complementos de licenciatura.

Sempre em sintonia e em concertação com o Governo, fomos disponibilizando cursos pertinentes e adequados às necessidades do País (independentemente de serem para nós mais consumidores de recursos) e deixando para depois aqueles cuja necessidade não era então prioritária (mesmo os menos dispendiosos e de maior procura)

Esta fase mais intensa de cooperação com o Governo, onde pudemos dar resposta às suas preocupações nesta matéria, prolongou-se nos anos seguintes de forma menos intensa pois já não havia necessidades prementes a que pudéssemos eventualmente dar resposta.

Este atenuar dos desafios possíveis e passíveis de nossa intervenção, permitiu que nos últimos anos do primeiro lustro de nossa existência, pudéssemos sedimentar os ganhos e as medidas tomadas, consolidando e lubrificando a máquina montada.

Volvidos cinco anos tornou-se mister partir para um novo lustro mais lustroso (perdoem-me o jogo de palavras) pois a viragem que a sociedade cabo-verdiana se prepara para dar (PMA para PDM) não se compadece com universidades acomodadas e de exercício rotineiro.

Por uma universidade mais empreendedora e mais próxima do evoluir e do sentir da sociedade cabo-verdiana, a direcção da entidade tutelar da UniPiaget decidiu anunciar (há precisamente um ano) através da ilustre figura de seu Presidente (o nosso estimado e clarividente Dr. Oliveira Cruz) as mudanças que se manifestavam adequadas à situação vigente.

É deste modo que se traçaram novas linhas de rumo e a universidade arrancou para um processo de maior dinamismo e maior sintonia com o palpitar dos corações cabo-verdianos.

É pois com muito orgulho, mas também com muita esperança, que podemos todos constatar que o ambiente está a mudar, que o brilho de nossos olhos se substitui ao cenho franzido e que estamos todos envolvidos e galvanizados na consolidação e na afirmação da marca UniPiaget.

  • Que bom ver o Centro de Desenvolvimento Empresarial contribuir activamente para a dinamização do espírito empreendedor no seio dos nossos estudantes e no da sociedade.
  • Que bom saber que modestamente estamos a contribuir para que o berço da nossa nacionalidade seja reconhecido como património mundial, através da cooperação em escavações arqueológicas com a prestigiada universidade de Cambridge, sob a égide do Instituto de Investigação e Promoção Cultural
  • Que bom constatar a vivacidade do Instituto Superior de Língua Portuguesa na promoção da cultura e da língua de Camões a partir de aqui, aqui e através do mundo lusófono
  • Que bom sentir que os esforços do Laboratório de Ambientes Virtuais, antigo Laboratório de Educação Digital, estão a ser reconhecidos aqui e além fronteiras, pelo seu dinamismo e seus projectos no domínio das bibliotecas virtuais, no dos ambientes virtuais de aprendizagem e no do museu pedagógico virtual de Cabo Verde
  • Que bom saber que o curso de Informática de Gestão para o ensino, no quadro do programa de formação de professores desta disciplina para o ensino técnico, encomendado pelo Ministério da Educação e financiado pela cooperação luxemburguesa foi um retumbante sucesso
  • Que bom saber que temos sido chamados a participar activamente em vários assuntos de interesse estratégico e prioritário para a Nação (SIDA, Descentralização e administração autárquica, protecção das zonas costeiras, ambiente, educação à distância, etc).

Esta dinâmica e visibilidade da nossa acção tem-se traduzido por um multiplicar de contactos interinstitucionais que já se consubstanciaram em assinaturas de importantes protocolos (RTC, CCS-Sida, Universidade de Évora, Loid engenharias, Universidade de Cambridge, Associação Marka).

As questões de extensão universitária têm igualmente sido objecto da nossa atenção. É mais uma vez com orgulho que a nossa comunidade académica participou activamente na semana dos Dias Abertos que permitiu aos estudantes do liceu e à população conhecer mais de perto a UniPiaget e ao Hospital Agostinho Neto fazer uma de suas maiores recolhas de sangue: 60 litros! Estão de parabéns os nossos estudantes, docentes e pessoal administrativo pela tão generosa dádiva. Vamos duplicar esta quantidade nos próximos Dias Abertos que se avizinham?

Não poderia deixar de mencionar o lançamento das Bolsas Oliveira Cruz que em conjunção com as autarquias do país pode proporcionar a vinte jovens a oportunidade de estudar gratuitamente na UniPiaget (isenção de propina, refeição diária, etc.). Isto representa da nossa parte uma contribuição que se pode estimar a mais de seis milhões de escudos cabo-verdianos no ano lectivo que decorre.

A publicação da revista científica Contacto é mais uma manifestação da acção que se desenvolve no sentido da divulgação e da promoção da pesquisa científica atinente à realidade cabo-verdiana.

Caros estudantes,

Cientes das preocupações e dos anseios que tendes manifestado a respeito de várias situações ligadas à melhoria do vosso ambiente de ensino-aprendizagem, a UniPiaget inscreveu na sua agenda de prioridades para o corrente ano de 2007 seis acções achadas pertinentes e cuja execução está em franco andamento, podendo produzir os primeiros resultados muito em breve:

  1. Acções conducentes à melhoria da qualidade dos serviços prestados, nomeadamente da qualidade do processo de ensino-aprendizagem (instrumentos de avaliação do desempenho didáctico e científico de nossos docentes)
  2. Balanço do primeiro ano de actividade da estruturação da universidade em unidades de ensino e investigação
  3. Implantação de um sistema de matrículas por disciplinas ou por pacotes delas
  4. Transformação dos cursos bietápicos em cursos monoetápicos
  5. Abertura do leque de oportunidades de cursos de pós-graduação
  6. Envolvência dos estudantes em programas de investigação

Toda a acção da nossa universidade tem um propósito fundamental: o da formação de um cidadão em sintonia com um desenvolvimento humano integral e ecológico. Pensamos que estamos a cumprir o nosso desiderato, pois é reconfortante quando:

  • Ouvimos elogios ao bom desempenho dos nossos estagiários (não me esqueço daqueles que a Senhora Ministra me confidenciara em tempos a respeito das alunas de fisioterapia).
  • Sabemos terem sido contratados ainda em fase de estágio pelas entidades que os receberam
  • Que foram promovidos e tidos em boa conta
  • Seguiram para formação complementar em outras paragens … e regressaram com excelentes classificações (já me passaram pelas mãos excelentes teses de Mestrado de indivíduos com licenciaturas feitas nesta universidade)

Por tudo isso, é com redobrado prazer que iremos hoje mais uma vez entregar diplomas aos nossos licenciados e bacharéis. Sabemos que ostentarão estes diplomas com a segurança e consciência do seu prestígio cada vez mais sólido e crescente.

Senhor Primeiro-ministro

A honra que nos dá com a sua presença nesta cerimónia e com as vibrantes e elucidativas palavras que certamente nos brindará na sua iminente e eminente alocução, é para nós um incentivo incomensurável e um sinal inequívoco de como se sente em sua casa e de como conta com a nossa universidade no panorama traçado por si e pela equipa que sabiamente dirige.

É com imensa satisfação que em sintonia com a Universidade de Cabo Verde, irmã no seio da Associação das Universidades de Língua Portuguesa de que somos membros titulares e que em breve terá o seu encontro anual realizado nesta cidade, continuaremos a trabalhar para o engrandecimento da Nação cabo-verdiana e para que todos possam ao falar do Ensino Superior de Cabo Verde mencionar automaticamente e sem hesitações “ AS NOSSAS UNIVERSIDADES CABO-VERDIANAS, a UNICV e a UNIPIAGET…”

No momento crucial em que o país passa de PMA para PDM nós passamos seguramente também de UMA para UDM, de Universidade Menos Avançada para Universidade de Desenvolvimento Médio.

Mas estamos certos que o Sr Primeiro-ministro e o Governo tudo farão para que as Nossas Universidades Cabo-verdianas sejam um dia Universidades Altamente Desenvolvidas

Muito Obrigado pela vossa atenção

Sem comentários: