Este Blog serviu (até 31.3.2014) para estabelecer um laço de conivência e cumplicidade entre o Reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, a respectiva comunidade académica e o cidadão interessado. Conjunto de informações, pontos de vista e sensibilidades próprias do Reitor que somente o responsabilizam e não deverão ser considerados como posturas ou posições institucionais, embora devam em geral coincidir com as mesmas.
No início de 2008, o nosso Administrador Geral surgiu com uma excelente e brilhante ideia, que a Reitoria apoiou de imediato. Após as primeiras negociações conducentes ao produto, um memorando-proposta (subscrito pelo Administrador Geral e pelo Reitor) foi enviado ao Instituto Piaget que aceitou e apoiou a ideia com determinação.
Agora, é com muito gosto que transcrevo aqui as primeiras linhas do destaque que o Expresso das Ilhas dá ao nosso programa "Um aluno, um portátil":
"A Universidade Jean Piaget, a SOPROINF e o Banco Interatlântico (BI), assinaram na passada sexta-feira, 22 de Agosto, um contrato para a abertura de uma linha de crédito em condições especiais, aos alunos e docentes da UNIPIAGET, para aquisição de computadores portáteis em até 42, prestações de apenas 1900$00, mensais. Esta iniciativa é inédita no panorama do ensino superior cabo-verdiano e representa um passo importante na promoção da utilização das tecnologias de informação no meio académico."
Este ano eram 214 a festejar com amigos e familiares o fim da fase curricular de suas licenciaturas.
O dia comemorativo foi organizado por estes finalistas e teve no programa a entoação do hino nacional pela banda da Câmara Municipal da Praia.
Seguiram-se os discursos da representante dos finalistas, do Dr. Ulisses Correia e Silva (padrinho dos finalistas e Presidente do município da Praia), da Dr.ª Vera Duarte (Ministra da Educação e do Ensino Superior) e do Magnífico Reitor. Finalmente a cerimónia de imposição de fitas e o cocktail comemorativo.
Este sorridente jovem Doutor, é um valoroso investigador e cientista, que acaba de ver seu trabalho reconhecido num artigo do jornal Público, intitulado:
" Uma equipa de investigadores de Portugal, Alemanha e Estados Unidos da América descobriu uma nova classe de bactérias no Mar Vermelho, totalmente desconhecida, anunciou hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
A nova classe de microrganismos foi encontrada no fundo das fossas salgadas do Mar Vermelho, a 1447 metros de profundidade, onde não há luz nem oxigénio.
Surge na sequência de uma investigação iniciada em 2004 com uma expedição ao Mar Vermelho, organizada por investigadores alemães e na qual participou André Antunes."
. É pois com enorme satisfação que a nossa universidade acolhe esta notícia, pois André Antunes é actualmente um dos nossos melhores Professores, dinâmico, empreendedor e estimado pelos colegas e pelos seus alunos. Pessoa simples e de fino trato, fez questão de aprender o crioulo e tem-se tornado uma peça-chave na consolidação da imagem de marca UniPiaget-CV.
Parabéns Antunes, parabéns Universidade de Coimbra, parabéns UniPiaget.
O dia 30 de Junho 2008 constituiu mais um marco indelével na excelente cooperação havida entre a UniPiaget e as Canárias, bem como ilustrou mais uma vez a nossa capacidade de fomentar acções consentâneas e sintonizadas com o Desenvolvimento do País, numa perspectiva de funcionamento em rede no seio de uma Universidade transdisciplinar e empreendedora.
Segundo o site em português da Casa África, que abriu as suas portas em Junho de 2007, em Las Palmas de Gran Canaria:
"...tem como principal objectivo constituir-se como um foro aberto às cidadanias espanhola e africana com vista a potenciar o conhecimento recíproco e, como ambiciosa vocação, converter-se em catalisador e referente do africanismo espanhol.
A Casa África é um consórcio público que, a partir da sua localização, pretende ainda potenciar o papel natural e bem conhecido do Arquipélago Canário como plataforma para a cooperação hispano-africana e euro-africana."
O curso ora aberto, que se desenrola até 25 de Julho (26 horas lectivas com frequência gratuita) é "em linha" e destina-se a operadores turísticos seleccionados entre os candidatos que se apresentaram. A nossa universidade facilitou o contacto com a UniPiaget de Moçambique e o curso se desenrola também naquela instituição irmã (ver aqui). Mais de 70 foram os candidatos em Cabo Verde, para 26 vagas disponíveis (12 no Mindelo e 14 na Praia). Haverá em breve um novo curso em e-comércio para o Turismo.
"Alunos de turismo da Universidade Jean Piaget, Pólo do Mindelo, e trabalhadores das áreas de hotelaria e turismo frequentam desde segunda-feira, 30 de Junho, uma formação piloto sobre o e-marketing turístico, que acontece em simultâneo em Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe e se prolonga até ao próximo dia 25 de Julho. O curso é organizado pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, em parceria com a Casa de África e a MBA Consultores, ambos da Espanha."
Um mês após comemorarmos o nosso 7º aniversário, no dia 7 de Maio, eis que a 7 de Junho comemoramos o 71º aniversário do nascimento de João Manuel Varela, aquele que pode ser considerado a mais brilhante mente cabo-verdiana do século XX. (veja currículo aqui)
Este cientista do cérebro e das biomédicas, é também um exímio e multifacetado escritor, poeta, contista e ensaísta. Usava para cada uma de suas brilhantes facetas, um heterónimo original mas pleno de simbolismo.
A nossa universidade quis homenagear este vulto da cultura e da ciência cabo-verdiana pelas seguintes sete razões:
Varela foi o primeiro a fazer um projecto de uma universidade para Cabo Verde. Em 1977 apresentou-o às autoridades políticas de então. Ora, a UniPiaget é a todos os títulos, a 1ª universidade cabo-verdiana e em certa medida se pode dizer que realizou o sonho de Varela.
A UniPiaget, pauta pela valorização dos homens de Ciência e de Cultura cabo-verdianos e não poderia deixar despercebido o primeiro aniversário de nascimento após a morte do ilustre personagem.
As áreas de investigação e de excelência de João Varela, são desenvolvidas na UniPiaget, através das ciências biomédicas e da saúde (cinco cursos) e as das línguas, literatura e ciências da comunicação (três cursos e o Instituto Superior de Língua Portuguesa).
A UniPiaget segue uma política de estímulo à juventude para a investigação e para o gosto ao saber e à cultura. João Varela é um exemplo paradigmático a seguir.
A nossa universidade pretende também desenvolver linhas de investigação consentâneas com as de João Varela e é bom que a comunidade académica conheça melhor a vida e a obra deste cientista e escritor.
O Instituto Piaget e a nossa Universidade, seguem uma visão transdisciplinar e Varela é um exemplo de personalidade transdisciplinar, como o foram Leonardo da Vinci e Pico della Mirandola (com as devidas proporções, épocas e contextos salvaguardados)
Um dos nossos mais conceituados Professores é um grande estudioso de João Vário e por ocasião da sua entrada na UniPiaget, tropeçou em alguns constrangimentos que o tolheram de dar uma aula magna (para a qual tinha sido convidado) sobre a obra de Varela. Este Professor, Manuel Brito Semedo, sentiu-se em dívida com Varela e teve logo todo o apoio desta universidade para levar avante a sua pertinente ideia de homenagem.
Agora, tenham a bondade de ver a reportagem que a TCV fez deste evento, que fora igualmente anunciado pelo jornal A Semana on-line :
A Sessão Solene foi presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr Victor Borges que nos fez uma excelente comunicação sobre a graduação de Cabo Verde a país de desenvolvimento médio.
A Dr.ª Graça Guimarães, Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, nos brindou com uma alocução sobre a Parceria Especial de Cabo Verde com a união europeia.
Vejam a reportagem da TVRecord Cabo Verde sobre o evento:
Como é da praxe, o Reitor dirigiu algumas palavras aos convidados, aos funcionários e aos corpos discente e docente presentes. Ei-las:
Excelentíssimo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Excelência
Excelentíssima Senhora Embaixadora de Portugal em Cabo Verde · Excelentíssimos Senhores membros do Corpo Diplomático
Excelentíssimo Senhor Administrador Geral da UniPiaget
Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde
Prezado Pró-reitor desta universidade
Digníssimos Directores Gerais e dirigentes de instituições amigas
Senhores Directores da UniPiaget e demais dirigentes
Estimados docentes e caros estudantes
Prezados finalistas, seus amigos e familiares
Convidados da UniPiaget
Caros profissionais da comunicação social
Minhas Senhoras e meus Senhores
Sete de Maio, sete anos de existência da nossa Universidade ao serviço de Cabo Verde, sete anos de crescimento e amadurecimento académico, num propósito firme de consolidar a nossa marca como referência incontornável no panorama do ensino superior cabo-verdiano, como garante de uma formação sólida que emana a tranquilidade da confiança no exercício eficiente das competências e dos saberes adquiridos.
Há um ano, na sessão comemorativa do sexto aniversário, afirmámos com convicção perante o Senhor Primeiro-ministro, que a viragem que a sociedade cabo-verdiana se preparava para dar (PMA para PDM) não se compadecia com universidades acomodadas e de exercício rotineiro. Dissemos-lhe que a nossa universidade tem prestado um serviço valioso ao cidadão e às famílias cabo-verdianas, e que éramos igualmente um aliado incontornável à acção do Governo na prossecução da sua política em matéria de Ensino Superior.
Hoje, Senhor Ministro, a viragem está em curso e podemos afirmar que as palavras comodismo e exercício rotineiro não constam da análise SWOT da nossa instituição e que já não somos aliados do Governo apenas na prossecução da sua política em matéria de Ensino Superior. Somos e queremos sê‑lo em todos os eixos estratégicos que o Governo eleger para responder aos desafios da mencionada viragem. E é por atribuirmos a este propósito um valor inequívoco, que colocamos a presente Semana de Campo sob a égide do chamado “Grande Salto”, para que houvesse na comunidade académica a oportunidade de receber contributos valiosos a esse respeito.
Queiram Senhor Ministro e Senhora Embaixadora acreditar que é para nós altamente gratificante o terem aceitado o nosso convite e nos terem dado a honra de prestigiar o Dia da Universidade com as vossas esperadas comunicações sobre os temas da Graduação de Cabo Verde e da parceria especial com a União Europeia. Estamos certos que as sábias palavras e os pertinentes comentários com que nos brindarão dentro de momentos, constituirão nas nossas mentes marcos indeléveis de referência e de reflexão, que nos norteará, seguramente, na prossecução dos nobres propósitos de melhor servir o País e o cidadão que a estas ilhas estiver ligado.
Excelências, minhas Senhoras e meus Senhores,
É com bastante orgulho, que volvidos menos de dois anos após o traçar de novos rumos para esta universidade, começamos a ver alguns resultados do nosso esforço colectivo em direcção do granjear duma maior confiança dos cabo-verdianos nesta universidade, na qualidade da formação que ela ministra e no envolvimento e entrosamento da mesma com a sociedade cabo-verdiana e seus dirigentes. Não se trata de ganhar a credibilidade da aparência, mas sim a credibilidade da essência. Esta é apreendida e conhecida não pelo palavreado dócil que bem conhecem os profissionais do marketing, mas pelos resultados visíveis e palpáveis da nossa acção. E um dos resultados é sem dúvida o da competência dos diplomados da UniPiaget.
É agora, após dois anos da obtenção dos seus diplomas que os bacharéis e licenciados pela UniPiaget começam a ser nos seus postos de trabalho apreciados e referenciados como bons quadros; que começam a ver seus negócios florescer, que começam a ter melhores ofertas de trabalho. É notório e reconfortante:
Ver uma espécie de competição entre instituições para que lhes forneçamos estagiários
Saber da colocação dos nossos diplomados em lugares de chefia e de responsabilidade
Ter os nossos diplomados nos primeiros lugares de concursos para empregos importantes
Saber que candidatos a vagas para mestrados, com diplomas da UniPiaget, ficam apurados
Ouvir da Ministra da Educação palavras estimulantes e de incentivo, contando connosco para os grandes momentos de reflexão sobre o Ensino Superior em Cabo Verde
Ver autores de livros e publicações ostentarem nos resumos de seus curricula, que foram ou são docentes da UniPiaget
Saber que o nível de nossas intervenções académicas em diversos fora é bastante apreciado
Estar no seio de discussões académicas enriquecidas pelos contributos dos nossos cada vez mais numerosos Doutores e doutorandos
Enfim, ouvir que nenhum dos mais de 500 diplomados da UniPiaget está no desemprego
Poderia alongar-me na descrição das conquistas recentemente alcançadas pela UniPiaget, mas apenas irei singularizar alguns pontos e acontecimentos havidos após a cerimónia do ano passado:
Designação de um novo Administrador Geral que veio reforçar a dinâmica de cariz nacional imprimida à universidade
Colocação de um Professor Doutor à frente do nosso pólo do Mindelo
Abertura dos cursos de Direito e de Administração Pública e Autárquica
Abertura no Mindelo do curso de Arquitectura com um notável número de estudantes
Crescimento reconfortante do nº de matrículas
Conversão de todos os nossos cursos em cursos monoetápicos
Reforço do pessoal docente com novos Doutores em áreas diversificadas
Assinatura de diversos protocolos estratégicos
Visitas de altas individualidades nacionais e estrangeiras, Professores, delegações empresariais, Investigadores, Deputados, estudantes internacionais, etc
Consolidação das relações com as representações diplomáticas no país.
Caros estudantes,
Por tudo isso, é com redobrado prazer que iremos hoje mais uma vez entregar diplomas aos nossos licenciados e bacharéis. Sabemos que ostentarão estes diplomas com a segurança e consciência do seu prestígio cada vez mais sólido e crescente.
Senhor Ministro, Meu caro colega Reitor da UNICV,
No ano passado prometemos ao Senhor Primeiro-ministro que continuaríamos a trabalhar para o engrandecimento da Nação cabo-verdiana e para que todos pudessem ao falar do Ensino Superior de Cabo Verde mencionar automaticamente, com orgulho e sem hesitações “AS NOSSAS UNIVERSIDADES CABO-VERDIANAS, a UNICV e a UNIPIAGET…” Hoje, temos a certeza que já não há hesitações e que assim como o país saiu de PMA para entrar nos PDM nós também saímos de UMA para entrar nas UDM, ou seja, de Universidade Menos Avançada para Universidade de Desenvolvimento Médio.
O segundo dia pautou-se pelo sucesso do Fórum sobre o Empreendedorismo, organizado pelo Ministério da Qualificação e Emprego. Este Fórum foi realizado em parceria com a nossa universidade e foi aberto pela Ministra Adjunta do Primeiro Ministro e da Qualificação e Emprego, Dra. Sara Maria Duarte Lopes
O Fórum contou com a presença de uma delegação de jovens empresários brasileiros, que apresentaram suas histórias de sucesso. Igualmente tivemos o ensejo de ouvir outras histórias de sucesso, desta feita por dois jovens cabo-verdianos. Tivemos igualmente outros brilhantes oradores, como o Dr. Eugénio Inocêncio. O fórum foi encerrado pelo Magnífico Reitor, Prof. Jorge Sousa Brito.
Ouçamos agora uma das entrevistas do Reitor a respeito da Semana de Campo e da importância este ano atribuída ao Dia da Universidade:
Todos os anos, a semana onde cai o 7 de Maio, o Dia da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, é a Semana de Campo da UniPiaget.
Nesta Semana, toda a Universidade se congrega à volta do chamado espírito académico, sendo os estudantes os principais protagonistas das actividades. É assim que os alunos do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) organizaram o seu III Workshop, tendo convidado vários conferencistas e personalidades ligados ao Sector Hoteleiro e do Turismo.
As actividades tiveram um notório sucesso e diversos órgãos de comunicação social estiveram presentes.
Passamos a apresentar um excerto do noticiário da TCV
No quadro de um programa de visitas a estabelecimentos de ensino, a Ministra da Educação e do Ensino Superior, Drª Filomena Martins, deu-nos a subida honra, de a recebermos mais uma vez na nossa Universidade e teve connosco uma agradável reunião de trabalho, onde quis saber do desenrolar do ano lectivo e das nossas perspectivas vindouras.
Foi com muito agrado que ouvimos a Ministra falar do desenvolvimento do Ensino Superior, no qual conta com a nossa participação e colaboração. Considera que temos todas as condições para requerer o reconhecimento oficial definitivo, à luz da nova lei e incita-nos a fazê-lo.
Em pleno "Dias Abertos", convidámo-la a dirigir algumas palavras aos alunos do secundário que assistiam a uma palestra sobre Economia, no auditório da UniPiaget. Foi bom ouvir a Ministra incentivar os alunos a estudar em Cabo Verde em instituições do ensino superior com qualidade como a que tem a UniPiaget.
A Ministra ainda visitou os laboratórios de Arquitectura e de Fisioterapia. Neste decorria a campanha de doação de sangue, que a UniPiaget tem organizado por ocasião dos Dias Abertos.
À semelhança dos anos anteriores, organizámos os chamados "Dias Abertos" da UniPiaget.
Nesta 3ª edição, fizemos uma melhor distribuição dos eventos ao longo dos dias e houve uma melhor organização no tocante à comunicação com as escolas secundárias. Tivemos neste primeiro dia a casa cheia de alunos liceais que muito interessados escutaram as palestras sobre as saídas profissionais da Fisioterapia e sobre a investigação numa universidade. Puderam igualmente assistir a experiências de química nos laboratórios, bem como observar máquinas de fabrico de medicamentos, exposição organizada pela Inpharma.
A televisão esteve presente e fez uma reportagem sobre este primeiro dia:
Eis mais uma interessante palestra, desta feita sobre o património subaquático de Cabo Verde. Esta conferência, proferida pelo Mestre Emanuel Charles D' Oliveira, foi proporcionada pela Reitoria em sintonia com o Professor Brito-Semedo, docente da UniPiaget que rege a cadeira de Etnografia e Património artístico e cultural do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) da nossa universidade. Como já o tínhamos anunciado, o Professor Brito-Semedo enriqueceu a cadeira que ministra com uma série de palestras pertinentes, sendo esta a segunda.
Mestre Emanuel Charles D'Oliveira foi fiscal do Governo no projecto de pesquisa arqueológica “Arqueonautas”, e é considerado hoje um especialista em matéria do património subaquático de Cabo Verde. Emanuel D'Oliveira escreveu um belíssimo e precioso livro, cujo título é CABO VERDE NA ROTA DOS NAUFRÁGIOS
Este livro é repleto de ilustrações dos tesouros encontrados nos nossos mares e tem informações preciosas sobre este assunto. Vem igualmente munido de um DVD que retrata a actividade subaquática.
A aula/palestra teve uma importante audiência constituída por alunos dos cursos de GHT e das Ciências da Comunicação, bem como de vários Profesores da Universidade. O evento foi noticiado pelo "A Semana online" e pelo "Liberal Online"
Vejamos em seguida alguns momentos desta palestra:
Após um interregno necessário de alguns meses , eis que ressurge no seio da nossa comunidade académica o Newsletter da UniPiaget, órgão de divulgação de eventos e da vida académica desta universidade. Faremos tudo para que esta nova série tenha maior popularidade, melhor divulgação e uma participação mais democrática de todos. O novo Newsletter é agora tutelado pela Reitoria e tem à frente uma equipa em que o Reitor confia plenamente, com reconhecido perfil de seriedade e idoneidade e com uma vontade férrea de bem servir aos interesses da nossa comunidade.
É com orgulho que vos apresentamos o primeiro número desta 2ª série (clique nas imagens para as ver ampliadas): 1ª imagem 2ª imagem
Este é o título, e a seguir as primeiras palavras, com que a Inforpress nos brinda no seu artigo sobre a matéria:
Praia, 25 Mar. (Inforpress) – O embaixador da República Popular da China , acreditado na cidade da Praia, Wu Yuan Shan, efectuou na manhã desta terça-feira uma visita guiada à Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, durante a qual prometeu reforçar a cooperação na área de educação entre o seu país e esta instituição privada de ensino superior.
A visita do diplomata chinês iniciou com um encontro com todo o corpo directivo desta universidade, ocasião aproveitada pelo reitor Jorge Sousa Brito para apresentar um retrato falado desta universidade de foro cooperativo virada para a “formação do homem cabo-verdiano”.
Com efeito, esta visita enquadra-se perfeitamente no nosso firme propósito de laborar para a melhor e completa inserção do cidadão que formamos, no mundo contemporâneo e na sociedade em que vivemos. Esta sociedade não pode de modo algum descurar a importância e o impacto da contribuição chinesa na construção do Cabo Verde desenvolvido que todos almejamos.
Assim, a UniPiaget, sempre em sintonia com o palpitar da sociedade e com os desígnios traçados pelos Governantes cabo-verdianos, sente que a oportunidade de se poder aliar às sinergias Sino-Caboverdianas é no mínimo, incontornável .
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, tem tido um cordial relacionamento com a Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde e recentemente o Reitor e o Bastonário tiveram a oportunidade de trocar várias informações e pontos de vista sobre a arquitectura cabo-verdiana e sobre o alegado desentendimento entre os nossos diplomados e a Ordem no que tange às suas inscrições na mesma. Prometemos servir de mediador nesta questão com repercussão negativa em ambas as instituições (OAC e UniPiaget) e na sequência deste entendimento ficou assente que a UniPiaget iria convidar o Bastonário para visitar a Universidade acompanhado de uma delegação e que se aproveitaria essa oportunidade para uma reunião de trabalho visando o estreitamento das já boas relações.
Foi assim, que a 18 de Março de 2008 pelas 15h30, teve início a primeira reunião de trabalho entre a Ordem e a UniPiaget. Após a apresentação dos pontos de vista das partes sobre alguns assuntos candentes e carentes de sintonia entre elas, procedeu-se à argumentação e aos esclarecimentos devidos. Chegamos a conclusões bastante positivas e a ideia de protocolo apresentada pela UniPiaget foi bem aceite, tendo a representação da Ordem se mostrado satisfeita com a nossa proposta, prometendo ir analisá-la no seio da mesma e enriquecer o protocolo com outras áreas e ideias.
A subsequente visita foi bastante apreciada pelos nossos convidados que se despediram com visível satisfação.
Como prometido, a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (de Portugal) e a nossa Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, deram-nos a honra de sua visita, através de uma delegação chefiada pelos
Engº António Eduardo Lousada, Vice-Presidente da ANET
Engº Orlando José Barbosa, Presidente da Secção Regional Sul da ANET
Engº António Nascimento, Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde
Eis então a seguir um diaporama a ilustrar alguns momentos da reunião de boa-vindas:
Após as boas-vindas e a troca de informações, procedeu-se a uma visita guiada pela Universidade. Os visitantes ficaram satisfeitos com o que viram e ouviram e reafirmaram a sua disponibilidade em colaborar connosco em projectos atinentes à formação e à investigação no âmbito da engenharia. Para a UniPiaget a visita revestiu-se de um significado singular, tanto mais que nos encontramos num processo de consolidação dos cursos que formam cidadãos aptos ao desempenho de profissões liberais, bem como no do estreitamento de relações com as Ordens Profissionais.
A Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos de Portugal - ANET, organizou em conjunção com a Comissão Instaladora da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, uma interessante conferência sobre temas ligados ao exercício da profissão de Engenheiro Técnico e às obras de construção civil.
Tivemos o privilégio de sermos convidados a este encontro, o que foi muito interessante uma vez que a nossa universidade ministra cursos mono e bietápicos da área da engenharia. Isto nos proporcionou momentos de diálogo com os representantes das associações presentes, tendo-nos sido apresentado a oportunidade de convidar os principais representantes da Ordem e a delegação portuguesa da ANET a visitar a Universidade Jean Piaget. O convite foi simpaticamente aceite, ficando agendado o momento para a 2ª-feira dia 17 de Março.
A nossa universidade esteve na manhã de 13 envolvida em várias actividades culturais de capital importância para a afirmação da identidade cultural do cabo-verdiano e para a preservação do património nacional.
Teve início no Centro Cultural Português pelas 9h, um importante ciclo de conferências promovido pela Fundação Luso Africana para a Cultura sob o tema "Fim do Império, Princípio das Nações", com um programa recheado de interessantes comunicações, proferidas por conferencistas bastante conhecidos, como por exemplo o Professor Jaime Nogueira Pinto. O Reitor e académicos da UniPiaget marcaram a sua presença no certame.
O segundo evento com notável relevância, foi a aula/conferência proferida pelo reputado Professor João Lopes Filho (do Instituto Superior de Educação) num dos nossos anfiteatros que esteve a abarrotar de alunos e docentes altamente interessados em ouvir Lopes Filho discorrer sobre a questão do Património.
A iniciativa partiu do não menos conhecido Professor Manuel Brito-Semedo, docente da UniPiaget que rege a cadeira de Etnografia e Património artístico e cultural do curso de Gestão de Hotelaria e Turismo (GHT) da nossa universidade. O Professor Brito-Semedo enriqueceu a cadeira que ministra com uma série de conferências pertinentes, sendo esta a primeira, tendo o imediato patrocínio da Reitoria que apoiou o alargamento da iniciativa a toda a comunidade académica.
Lopes Filho revelou-se o exímio Professor com que a audiência contava e foi alvo de um gesto de carinho pela parte dos alunos de GHT que lhe ofereceram um livro das edições Piaget e a nossa revista Contacto. O Reitor cumprimentou o académico e o amigo Lopes Filho, salientando a importância que a Universidade Jean Piaget atribui a iniciativas deste género, sobretudo quando nela participam docentes da universidade pública UNICV, como o ilustre convidado e outros colegas que o acompanharam. O nosso Administrador Geral cumprimentou igualmente o Professor e em nome do Instituto Piaget ofereceu-lhe uma Agenda poética da autoria do Dr. Oliveira Cruz, presidente do citado Instituto.
Como é bom ver a Associação Académica da Praia associada a uma Universidade! E melhor ainda quando esta associação é feita com a Primeira universidade do país, a UniPiaget!
A assinatura deste protocolo é de tamanha importância não só para a UniPiaget como para o Desporto nacional. Isto foi sobejamente realçado pelos diferentes interlocutores e teve o eco devido e necessário na imprensa escrita (Inforpress, Liberal-Online, etc), falada e visual (do país e internacional).
Esta assinatura nos deixa bastante agradados e encorajados pois este projecto, cuja ideia nasceu há já alguns anos (das mentes do então presidente da AAP, Júlio Fortes e do então vice-reitor Jorge Brito) e que não tendo recebido na altura a devida atenção, se vê agora concretizado no presente protocolo.
A seguir vai o artigo publicado no Expresso das ilhas a respeito do evento. Clique na imagem para tê-la ampliada e poder ler o artigo:
Como se pode aperceber neste recorte de jornal, o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol nos honrou com a sua presença e esteve visivelmente satisfeito com o que presenciou, ficando até apalavrado a necessidade de um acordo de parceria e amizade entre a UniPiaget e a citada federação.
As "fotos de família" ilustram bem a importância atribuída por todos ao acto da assinatura deste protocolo:
Em virtude da presença de altos dirigentes do Desporto cabo-verdiano, bem como da comunicação social, o Reitor achou que seria interessante fazer-se uma visita às mencionadas facilidades da UniPiaget, passíveis de prestar serviço em matéria de saúde desportiva e dar apoio ao sector. Aliás, a saúde desportiva é um dos pratos fortes do Instituto Piaget, que promove e desenvolve cursos de Motricidade Humana, tendo como seu principal mentor e perito mundial nesta matéria, o Professor Manuel Sérgio, membro do corpo directivo do Piaget de Almada. O Professor Manuel Sérgio, diga-se de passagem, é considerado por José Mourinho (que foi seu aluno) uma das pessoas que mais o tinham marcado. Manuel Sérgio é um admirador da Académica de Coimbra: "É notório o fascínio que a Briosa desperta no Professor" diz uma nota a uma entrevista feita em tempos ao Professor.
Vejamos agora fotos da visita guiada feita ao centro de Fisioterapia da UniPiaget, a convite do Reitor:
Volvidos poucos meses eis que recebemos uma mensagem de correio electrónico que nos deixou mais convictos das afirmações em tempo proferidas e que nos encoraja a aperfeiçoar cada vez mais a nossa acção em prol da construção de um cidadão consciente, informado e capaz de dar as respostas necessárias aos desafios da sociedade contemporânea.
É com bastante satisfação que reproduzimos a missiva recebida:
Date: Mon, 25 Feb 2008 10:18:26 -0800 From: luisarobinson Subject: Ola Dr. Jorge To: jorsoubrito
Prezado Dr. Jorge Brito,
Primeiro gostaria de fazer uma pequena introdução para poder ver quem sou. O meu nome é Luisa Helena Teixeira Veiga (Robinson) do meu marido.
Trabalhei para a Embaixada dos EUA em Cabo Verde durante 20 anos e em Dezembro passado mudei para os EUA, mais precisamente em Maryland. Fui aluna de Piaget logo nos primeiros anos da vida de universidade, de 2001-2003 e em Maio de 2005, defendi a minha tese de licenciatura em Economia e Gestão Area de Projectos de Desenvolvimento e Cooperação.
Várias vezes participei em actividades organizadas pela Embaixada Americana,e penso ter-se lembrado da primeira visita efectuada pelo actual Embaixador Roger D. Pierce, na qual estive presente juntamente com a Dra. Maria Brito e a Ex-Responsável das Relações Publicas , Antónia Cassarino.Estive á frente da organização da conferencia proferida pelo professor Americano Sheldon Austin no anfiteatro da Universidade e conduzi todo o protocolo do pessoal da embaixada presente na conferencia.
Depois desta introdução, apraz-me informar-lhe, que antes da minha vinda para os EUA, enviei a minha transcrição de Licenciatura para uma das credíveis instituições Americana de avaliação e tradução de transcrições o "American Evaluation and Translation Service, INC" em Florida na qual foi avaliada, traduzida e equiparada a uma licenciatura feita em qualquer colégio ou universidade Americana, e aproveito para transcrever a decisão da equipa de avalição:
Educational Equivalency:
It is the judgment of American Evaluation and Translation Service, INC (AETS) that Luisa Helena Teixeira Veiga's education in Cape Verde is the equivalent of the U.S. Degree of Bachelor of Science in Economics and Management awarded by a regionally accredited college or university in the United States.
Dr. Jorge, neste momento estou no processo de iniciação para o meu mestrado. Para mim é uma grande honra e satisfação saber que a universidade que me formou tem crédito num país como EUA. Penso que esta informação merece ser destacada no site da Universidade.
Muito obrigada, termino enviando cumprimentos ao staff da universidade em especial a sua Sra Garda, a Dra. Manuela Monteiro e ao Dr. Luis Filipe Tavares.
Professor Catedrático e Reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (entre 2006 e 2014) . Doutor (Ph.D.) pela Universidade do Arizona - EUA.
Investigação em Transdisciplinaridade e em Didactica da Química em meio sócio cultural cabo-verdiano./////////// Chair Professor and Rector (2006-2014) at University Jean Piaget of Cape Verde. Ph.D. by the University of Arizona - USA. Research in Transdisciplinarity and Didactic of Chemistry in a cape-verdian socio-cultural environment